Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Principais cuidados com o cachorro no outono

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cuidados não necessários com cachorro no outono
Um cachorro no outono precisa de cuidados especiais para se manter saudável

Você sabia que precisa tomar alguns cuidados com o cachorro no outono? Essa pode ser a sua estação do ano favorita, mas mesmo sem conhecer o seu cãozinho pessoalmente, podemos arriscar dizer que é a que ele menos gosta.

Pode parecer surpreendente, mas o outono apresenta uma série de desafios para os cachorros, em especial aqueles que têm o focinho achatado. Venha com a gente para ficar por dentro do assunto e saber como você pode proteger o seu cão.

Cuidados com o cachorro no outono

Tutores, estamos nos aproximando do outono, quando as temperaturas começam a baixar, os ventos ficam mais frios e o tempo fica mais seco, com chuvas sendo comuns nessa época do ano. 

Cada região pode apresentar o seu próprio clima. Porém, é função dos tutores estarem atentos às mudanças climáticas. Por exemplo, uma das principais preocupações com os cães no outono é a pelagem.

Isso porque o clima mais seco e frio impacta diretamente na qualidade da pele dos cães, além de pontos de atenção para a saúde e bem-estar do animal. 

Portanto, assim como nós, humanos, os cachorros também sentem essas mudanças e alguns cuidados com o pet no outono são necessários. 

Você sabe quais são os cuidados necessários com os cachorros no outono? Anote 5 dicas importantes!

1. Cuidados com o cachorro no outono: doenças parasitárias comuns na estação

Os parasitas, como os carrapatos, se reproduzem durante o outono. Isso significa que os cuidados com o cachorro no outono devem ser ainda maiores, pois o risco de o seu animal ser infectado por essas pragas é muito grande nessa estação.

A prevenção é sempre o melhor remédio, então os antiparasitários devem estar em dia para que seu cão fique protegido no caso de passeios fora de casa. 

E, por falar em passeios, você não precisa deixar seu cachorro trancado em casa durante três meses, mas é uma boa ideia evitar locais como parques, campos e outros onde haja algum tipo de mato, caso seu pet não esteja com o antipulgas em dia.

Uma dica extra: o horário mais indicado para sair com seu pet é após as 10 horas e antes das 17 horas, quando as temperaturas estão mais amenas. 

2. O cachorro fica gripado? Sim!

Você já ouviu alguma vez a expressão “tosse de cachorro”? A traqueobronquite infecciosa canina (TIC), também conhecida como tosse dos canis, é uma doença altamente contagiosa que acomete particularmente as vias aéreas superiores dos cães.

A melhor maneira de prevenir é levá-lo para vacinar contra a gripe canina quando ainda é filhote. 

Se essa medida não tiver sido tomada e você observar sinais como falta de apetite, secreção no nariz, prostração, febre e, principalmente, uma tosse seca, que se agrava ao menor esforço, não hesite em levar o animal imediatamente ao veterinário.

Só um especialista conseguirá diagnosticar se é gripe canina, pneumonia em cachorro ou outras doenças. Assim será possível definir a melhor conduta para ajudar no tratamento e recuperação do animal. 

Esse é um período em que eles podem apresentar baixa imunidade, principalmente os filhotes. Então, muita atenção com os cuidados com pet no outono.

Para as etapas de tratamento, em muitos casos, os veterinários indicam alguns remédios para gripe de cachorro, com o objetivo de combater os sintomas, como: anti-inflamatórios, antibióticos e suplementação específicas. 

Essas são soluções medicamentosas que ajudam a reforçar o sistema imunológico do bichinho.

3. Quanto mais quentinho, melhor!

Um dos cuidados com cachorro no outono é observar a frequência dos banhos, que provavelmente vai diminuir. A temperatura da água deve ser morna, nunca fria ou gelada, e o cão deve ser completamente seco depois. 

Não se esqueça do espaço entre os dedos, das orelhas e da cauda, que, se for peluda, pode reter bastante água.

Se o cachorro tiver o pelo bem baixinho, você pode colocar nele algumas roupas quentinhas para ajudar a manter a temperatura corporal adequada. Nesse caso, escolha algo do tamanho certo para o cachorro – nem grande, nem pequeno, mas que seja confortável.

Uma dica importante: não se esqueça de deixar o local onde os cachorros dormem bem limpo e seco para evitar o acúmulo de poeira e ácaros.

4. Muita atenção com animais braquicefálicos

Os tutores de cães que tem focinho achatado, chamados braquicefálicos, precisam redobrar a atenção e os cuidados com o cachorro na estação.

No outono, o ar costuma ser bastante seco, então cachorros com essa característica tendem a sofrer com problemas respiratórios – como bronquite em cachorro – e conjuntivite, já que os seus olhos também ficam mais expostos.

Mas, vale ressaltar: não são apenas os cães com focinho achatado que podem enfrentar problemas no outono. 

As mudanças bruscas de temperatura podem provocar dificuldades respiratórias, com diferentes graus de complexidade em cães de todas as raças, portes e idades.

5. Cuidado com o uso de aquecimento artificial

cachorro no outono usando blusinha
Blusinhas são essenciais para proteger cachorro no outono

Se você mora em um lugar que faz muito frio e costuma ligar o aquecedor dentro de casa, observe a temperatura do exterior antes de sair com o seu cachorro. Esse cuidado é importante pois os choques térmicos são nocivos para os cães.

Entre os principais cuidados com pet no outono estão o uso de roupinhas adequadas e de cobertores dentro de casa para mantê-lo aquecido e confortável.

6. Dicas para adaptar os exercícios físicos do seu cão às temperaturas mais baixas

As práticas esportivas ajudam a melhorar muito a qualidade de vida e o bem-estar dos pets. Estimular o cão a realizar atividades nesse período é muito importante, pois quando o cachorro sente frio, a tendência é que tenha menos disposição.

Como também não é indicado expor os cães ao frio intenso do inverno, separamos algumas dicas criativas de como você pode garantir atividades físicas e diversão para o cachorro no frio. Confira!

Brincadeiras para fazer com seu cão no outono 

  • Brinquedos interativos são ótimas alternativas para estimular o seu cachorro a ter acesso à comida e aos petiscos.
  • Aproveite o frio para por uma roupinha no seu cachorro e colocar em dia as aulas de adestramento. Seu pet já sabe fazer os truques básicos, como sentar, deitar e dar a pata?
  • Esconde-esconde com cachorro é uma ótima atividade, que além de estimular a cognição do animal, também promove um vínculo super divertido entre pet e tutor.
  • Outra brincadeira que dá para fazer em ambientes internos, é brincar de buscar. Crie um ambiente longe de obstáculos e espaçoso. Agora é só pegar o brinquedo favorito do seu pet e jogá-lo, incentivando-o a buscar.


Dica extra: não se esqueça de caprichar na ingestão de água, que deve ser tão abundante quanto no auge do verão. Ela só não deve estar gelada – opte por água em temperatura ambiente, sempre limpinha.

O conteúdo te ajudou? Caso tenha notado alguma alteração de comportamento do seu cachorro, não perca tempo e vá ao veterinário. Prevenir é sempre a melhor solução.

Se tiver dúvidas, continue a visita no Blog da Cobasi e encontre mais conteúdos sobre saúde, alimentação, dicas de cuidados e muito mais sobre cães e outros pets. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário