Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Câncer de próstata em cachorro: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com câncer de próstata
A apatia é um dos principais sintomas de câncer de próstata em cães

O câncer de próstata em cachorro é uma doença grave, que afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida dos animais.

Fique com a gente e confira o nosso guia completo sobre a doença. Saiba o que é câncer de próstata em cachorro, sintomas, tratamentos e métodos de prevenção. Acompanhe!

O que significa câncer de próstata em cachorro

O câncer de próstata em cachorro é bem semelhante à condição que afeta os humanos. Os animais possuem uma glândula sexual próstata localizada próxima à bexiga.

Essa glândula é responsável pela produção do líquido que mantém os espermatozoides do animal protegidos e os transporta durante a ejaculação.

Nesse caso, o câncer em cães se dá quando há uma reprodução desordenada e anormal nessa região do corpo. O que causa inchaço, afetando a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de pets adultos e não castrados.

Sintomas de câncer de próstata em cães

A melhor maneira de preservar a saúde do seu animal de estimação, é se atentar aos sintomas de câncer de próstata em cães. Lembre-se: quanto mais rápida a descoberta da doença, maiores são as chances de recuperação. Os principais sinais de câncer são:

  • apatia;
  • dificuldade ao defecar ou fezes em formato de fita;
  • esforço excessivo na hora de urinar;
  • espasmos musculares quando faz xixi.
  • febre;
  • gotas de sangue saindo do pênis;
  • infecções urinárias não resolvidas com tratamento;
  • urina com sangue;
  • vômito.

Ao perceber um ou mais sintomas associados a câncer de próstata em cachorro, procure urgente um médico-veterinário especialista. Quanto mais rápido forem o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances do pet superar a doença.

O diagnóstico para câncer de próstata em cachorro

O diagnóstico para câncer de próstata em cachorro é feito a partir de uma combinação de exames.

A primeira etapa consiste em palpação retal para tentar identificar se há algum corpo estranho na próstata do cão.

Em seguida, são realizados alguns exames complementares. São eles: coleta de urina, sangue, raio-X e ultrassom da região abdominal.

A importância do diagnóstico precoce da doença

O câncer de próstata em cachorro é uma condição extremamente agressiva, assim como em humanos. Um diagnóstico precoce é essencial não apenas por permitir maiores chances de recuperação, mas também para evitar o óbito dos animais.

Em virtude disso, uma boa prática é realizar visitas frequentes a um médico-veterinário. Uma vez que, ao monitorar a saúde do pet, é possível identificar o câncer em cachorro ainda nos primeiros estágios.

Tratamento para câncer de próstata em cães

cachorro fazendo cirurgia para câncer de próstata
Cirurgia e administração são os principais tratamentos para câncer de próstata em cachorro

O tratamento para câncer de próstata em cães pode variar conforme o estágio da doença e condições clínicas do animal.

Por exemplo, caso seja encontrado um tumor benigno, uma cirurgia para remoção do nódulo é bastante efetiva.

Por outro lado, se foi encontrada uma neoplasia maligna, o processo de tratamento é um pouco mais complicado. Será preciso avaliar a extensão do edema e a possibilidade de metástases afetarem outros órgãos.

Nesse caso, caberá ao médico-veterinário decidir qual tratamento será mais eficiente. Entre as opções estão: cirurgia, quimioterapia e medicamentos como antibiótico e anti-inflamatórios.

Prevenção ao câncer de próstata em cachorro

A prevenção do câncer de próstata em cachorro pode ser feita de duas maneiras: acompanhamento veterinário periódico e castração.

Visitas frequentes ao veterinário são indicadas,pois permitem que o profissional perceba qualquer mudança na saúde do pet. Para cães adultos e idosos, considerados grupos de risco, o indicado é realizar consultas a cada 6 meses.

Em relação à castração de cães, ela ajuda diminuir a incidência em animais adultos. Ainda assim, animais castrados podem desenvolver câncer de próstata por questões genéticas. Porém, as chances são muito menores.

Novembro Azul Pet: prevenção do câncer de próstata

Quando falando na prevenção do câncer de próstata em animais, a campanha Novembro Azul Pet tem um lugar especial.

Todo o ano, são realizadas ações para conscientizar tutores sobre os métodos de prevenção da doença. Castração, visitas regulares ao veterinário e uma dieta balanceada são as melhores opções de garantir a qualidade de vida do seu pet.

Gostou de saber tudo sobre câncer de próstata em cachorro? Então conte para gente: o que você tem feito pela saúde e bem-estar do seu animal de estimação?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário