Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Novembro Azul Pet: prevenção sobre o câncer de próstata

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato passando no veterinário novembro azul pet
A melhor maneira de evitar câncer de próstata em animais é evitar visitar uma médico-veterinário

Você sabia que cães e gatos também podem sofrer com câncer de próstata? Por isso, junte-se a nós no Novembro Azul Pet.

Descubra o que é, as causas, métodos de tratamento e como prevenir o câncer de próstata em animais de estimação. Confira!

O que é o câncer de próstata em cães e gatos?

O câncer de próstata em cães e gatos, assim como em seres humanos, é o crescimento desordenado e animal das células presentes na próstata do animal.

Em cães com mais de 7 anos, a incidência da doença chega a 4% dos animais. Apesar disso, a condição pode afetar cachorros em todas as fases da vida.

Em felinos, a porcentagem da população com câncer na próstata é ainda menor. Entretanto, é preciso cuidado, pois a doença pode ser fatal.

Novembro Azul Pet: causas e sintomas

Não há, até os dias de hoje, uma causa única relacionada ao câncer de próstata em animais de estimação.

Porém, estudos associam a doença a fatores genéticos e hormonais. Os principais sintomas são:

  • febre;
  • perda de apetite;
  • dor abdominal.
  • constipação;
  • micção frequente;
  • urina com sangue;
  • urina em pouca quantidade;
  • corrimento uretral;
  • coco irregular;
  • andar enrijecido.

Novembro Azul Pet: diagnóstico do câncer de próstata

Ao perceber alguns dos sintomas relacionados acima, procure um médico-veterinário de confiança. Só ele poderá oferecer um diagnóstico preciso.

Os exames necessários para determinar se um cão ou gato possui câncer de próstata são: sangue, urina, biópsia, toque retal, ultrassom, radiografia e tomografia.

A partir do resultado dos exames, o profissional vai determinar qual é o tratamento mais indicado para o seu pet, caso o câncer de próstata seja confirmado.  

Câncer de próstata: tratamento

O tratamento de câncer de próstata em cachorro e gato pode variar de acordo com o desenvolvimento da doença no organismo do animal. Os mais comuns são:

Administração de medicamentos

Um tipo de tratamento de cães e gatos com próstata é a administração de antibióticos por, no mínimo, um mês. Essa opção é usada para controlar infecções no corpo do animal.

Drenagem e castração

Se o câncer de próstata estiver em um estágio mais avançado, o tratamento pode ser feito com a combinação de drenagem e castração.

A adoção desse método acontece em situação em que é necessário remover abcessos, cistos e realizar a drenagem das feridas.

A castração é usada como maneira de prevenção, pois evita que o cão ou gato volte a desenvolver a doença.

Há também o tratamento de câncer de próstata em animais com radio ou quimioterapia. Elas ajudam na regressão dos nódulos sem a necessidade de cirurgia.

Novembro Azul Pet: a importância da prevenção

cachorro após as castração novembro azul pet
A castração é a maneira mais eficaz de prevenir câncer de próstata em animais

O Novembro Azul Pet é uma campanha que tem o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em cães e gatos.

As maneiras mais eficazes de evitar que o seu animal de estimação desenvolva a doença é realizando a castração e visitas frequentes ao médico-veterinário.

Em gatos e cães de pequeno porte, o procedimento pode ser feito assim que o pet completar um ano de vida. Em animais de médio e grande porte, o período se estende até 18 meses.

Além do procedimento cirúrgico, não se esqueça de manter uma alimentação balanceada. Por isso, invista em rações de qualidade para cachorros e gatos

Agora que você já sabe a importância do Novembro Azul Pet, conte para gente: o que você faz para manter a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Manual de convivência pet friendly
Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Manual de convivência pet friendly
Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Manual de convivência pet friendly