Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o cio da cadela acabou? Guia completo para tutores

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cadela no cio deitada no sofá
Para saber quando o cio da cadela acabou, basta olhar alguns sinais

Como saber se o cio da cadela acabou? Essa é uma dúvida frequente entre os tutores, principalmente aqueles que não desejam o aumento da família.

Por isso, nós preparamos algumas dicas que vão ajudar a saber quando a cadela não está mais no cio. Assim, será possível saber quando não há mais riscos da cachorra engravidar. Confira!

Como é o cio de uma cadela?

O cio de uma cadela é um ciclo longo, sendo composto por 4 fases. São elas: Proestro, Estro, Diestro e Anestro. Conheça melhor como funciona cada uma das etapas de uma cadela no cio.

Proestro

O Proestro é a fase inicial do cio de uma cadela. Podendo variar de 5 a 15 dias, essa etapa tem como principal característica o começo da estimulação hormonal.

Considerada a época em que a fêmea está atrativa para os cães machos, ela promove a alteração da genitália da cadela. Como, por exemplo, o inchaço da vulva e o aparecimento de secreções com sangue.

Estro

O Estro é o momento em que uma cachorra está no auge da fertilidade e tem duração estimada de 3 a 10 dias. 

Os principais sinais dessa fase do cio são: a permanência do inchaço vaginal e fim das secreções com sangue. Além disso, a cadela está mais receptiva ao contato sexual com os cães.

Diestro

O Diestro tem duração que pode variar de 56 até 90 dias. Esse período é marcado pela diminuição do sangramento e receptividade, além do aumento das mamas.

Isso acontece porque o organismo da fêmea produz hormônios que são essenciais para a gestação. Porém, isso acontece mesmo com cadelas que não tenham ficado grávidas.

Anestro

A última etapa do cio de uma cadela é o Anestro. Com uma duração que pode durar de 3 a 10 meses, o período é conhecido como o intervalo entre os cios.

Nesse período entre ciclos reprodutivos, os ovários liberam hormônios em menor quantidade para o organismo. Podemos dizer que essa é uma etapa de descanso até que o cio da cadela recomece.

Como saber se o cio da cadela acabou?

Para saber se o cio da cadela acabou, é importante que o tutor observe a alteração comportamental da fêmea.

O fim do cio é marcado, principalmente, pela diminuição do sangramento, redução do inchaço da vagina e desinteresse aos cães machos. Além disso, é possível notar uma animal menos agitado e sem lambedura excessiva nos órgãos genitais.  

Como ter certeza de que o cio da cachorra acabou?

Se mesmo com as alterações comportamentais do cio e a volta à rotina, você ainda não tem certeza de que o cio da cadela acabou, há uma alternativa.

Para ter certeza de que o cio da cachorra acabou, uma dica é visitar um médico-veterinário de confiança. O profissional irá fazer o exame de citologia vaginal e dar um diagnóstico preciso.  

O exame de citologia vaginal é feito para avaliar as células vaginais da cadela para verificar alterações das células presentes no órgão reprodutor.

De forma complementar, o veterinário poderá solicitar um exame de dosagem hormonal, que visa determinar os níveis de hormônio no sangue do pet. Com a soma desses dois exames, é possível concluir se o cio da cachorra acabou ou não.

Cuidados com a cadela no cio

cadela no cio passeando
Passeios são indicado para cadelas no cio, mas exigem atenção extra dos tutores

O cio de uma cadela é um período em que o organismo do animal fica mais sensível. Por isso, é essencial que o tutor tenha alguns cuidados para garantir o conforto e a saúde do pet.

O primeiro deles está relacionado com a higiene da cachorra. O recomendado é fazer a limpeza da vulva com sabão neutro e água morna. Assim, o tutor evita que ela possa contrair algum tipo de infecção.

Passeios com coleira

É muito importante que os passeios em parques, jardins ou pela vizinhança sejam feitos sempre com coleiras. Esse tipo de cuidado com cadela no cio permite evitar o contato com machos e gravidez indesejada.

Uso de acessórios de higiene

Adotar o uso de calcinhas e fraldas próprias para cães contribui para evitar sujeiras pela casa. Esses produtos são capazes de reter as secreções, sejam elas com sangue ou não.

Garanta uma dieta balanceada

Garantir uma dieta balanceada é essencial para promover o bem-estar da cadela no cio e em outras fases da vida. Uma recomendação é visitar um veterinário e criar uma rotina alimentar que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do pet.

Esteja próximo do pet

Oferecer atenção e carinho para um cachorro no cio são atitudes que ajudam o pet a passar por esse momento. A companhia do tutor garante conforto e ajuda a diminuir o estresse durante o cio.

Quando buscar ajuda veterinária durante o cio?

O período de cio da cadela costuma ser bastante tranquilo. Entretanto, é preciso que o tutor se atente há alguns sinais de que existe um problema de saúde com o pet. Os principais são:

  • sangramento excessivo ou prolongado;
  • secreção purulenta ou com odor fétido;
  • inchaço excessivo da vulva;
  • dor ou irritação na região genital;
  • apatia ou lambidas incessantes.

É possível evitar o cio de uma cadela?

Sim! Se você é um tutor que não quer aumentar a família e deseja evitar a gravidez indesejada do pet, o melhor jeito de evitar o cio de uma cadela é com a castração.

Além de interromper os ciclos reprodutivos da fêmea, a castração contribui para a saúde e o bem-estar da cachorra. Uma vez que evita que ela desenvolva uma série de doenças no sistema reprodutor.

Agora que você aprender como saber se o cio da cadela acabou, conte para gente: o que você tem feito para cuidar da saúde do seu animal de estimação?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário