Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro cego: saiba como garantir o bem-estar do pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro cego deitado
Um cachorro cego exige cuidados extras por parte do tutor

Ter ou adotar um cachorro cego gera uma preocupação extra. Afinal de contas, serão necessários cuidados especiais para garantir o bem-estar do animal.

Por isso, nós separamos tudo o que você precisa saber para cuidar de um cachorro cego e oferecer uma vida saudável e ativa para ele. Confira!

Cachorro cego: principais causas

Um cachorro cego pode ser a consequência de uma série de fatores, a maioria deles está relacionada à idade avançada ou problemas de saúde. Conheça as principais causas da cegueira canina.

Catarata

A catarata, assim como em seres humanos, é uma doença que pode deixar o cachorro cego. Ela torna o cristalino do olho do cão opaco, bloqueando a passagem de luz. O que faz com que o animal não consiga enxergar.

A cegueira em cães em virtude da catarata, é consequência de diabetes canina e idade avançada. A boa notícia é que a catarata pode ser tratada com cirurgia.

Uveíte canina

A uveíte canina, enfermidade causada por parasitas no sangue, também pode ser o motivo para um cão cego. Ela causa inflamação dos vasos oculares e, consequentemente, a cegueira canina.

Glaucoma

Outra doença comum em humanos que também afeta os animais é o Glaucoma. Ela atinge gradativamente o nervo óptico, causando pressão no globo ocular.

Isso, com o tempo, deixa o cachorro cego. Por se tratar de uma doença silenciosa, é preciso acompanhamento veterinário para ser identificada logo no começo.

Atrofia da córnea

A atrofia da córnea, como o próprio nome sugere, causa a deformação da retina dos animais. Sendo que raças pequenas como Cocker Spaniel e Poodle, são mais suscetíveis à enfermidade.

Úlcera na córnea

A úlcera da córnea dos cães pode ter como origem as feridas nos olhos, em consequência de pancadas. Ela também aparece em decorrência de ceratoconjuntivite e cinomose, podendo deixar o seu cachorro cego.

Acidentes no olho

A cegueira canina também pode ter como origem acidentes como, por exemplo, quedas e batidas. Além disso, as feridas causadas em brigas, no caso de cães com acesso à rua.

Sintomas de um cachorro cego

cachorro cego perto dos móveis
Um dos sintomas de cegueira canina é a apatia

O primeiro passo para cuidar de um cachorro cego é identificar que o seu pet está sofrendo dessa condição. Os sintomas mais evidentes de cegueira em cães são:

  • esbarrar em móveis e objetos da casa;
  • apatia;
  • evitar interação com tutores e outros pets;
  • dificuldade em subir em escadas, brinquedos ou móveis;
  • coçar ou esfregar a região dos olhos;
  • não reconhecer pessoas e animais de casa;
  • coloração esbranquiçada da retina;
  • alto volume de secreção nos olhos;
  • receio de explorar ambientes novos;
  • olhos avermelhados.

O que fazer quando o cachorro fica cego?

Quando um cachorro fica cego, independente do motivo, são necessários alguns cuidados especiais por parte do tutor para garantir o bem-estar do pet. Entre eles:  

Não mudar o ambiente

Apesar de estarem cegos, os cães conseguem memorizar os principais caminhos utilizados para comer, beber ou fazer suas necessidades. Por isso, não mude os móveis do lugar.

Qualquer pequena alteração no ambiente fará com que o cão perca a sua referência espacial, o que pode acarretar acidentes graves.

Evite objetos espalhados pela casa

Objetos espalhados pela casa podem obstruir a passagem do animal e causar quedas e esbarrões. Afinal de contas, sem a visão, o cão não conseguirá identificá-los e desviar.

Além disso, coloque protetores em quinas de móveis e objetos pontiagudos. Pois, o animal de estimação poderá esbarrar neles e se machucar.

Mantenha os acessórios do cão no mesmo lugar

Acessórios de uso diário do cão como, por exemplo, comedouros, bebedouros, caminhas e brinquedos devem ficar no mesmo lugar.

Lembre-se: os cães têm a capacidade de memorizar os caminhos que costumam fazer com frequência. Qualquer mudança causa desorientação.

Faça passeio com o pet

Mesmo estando cego, é muito importante continuar passeando com seu cachorro pela vizinhança.  Essas atividades, além de ajudarem a manter o pet ativo, oferecem uma série de estímulos como, por exemplo, auditivos, táteis e olfativos. Só não se esqueça da coleira!

Invista em estímulos olfativos

Você sabia que, ao perder a visão, o cachorro usa o olfato para se orientar? É isso mesmo! Por isso, uma boa maneira de garantir o bem-estar do pet, é estimular esses sentidos.

Petiscos e rações úmidas são uma boa maneira de ajudar o cão a se orientar. Entretanto, busque a orientação de um veterinário para fazer a transição alimentar da maneira correta.

Aposte em brinquedos interativos

Outro sentido que fica aguçado em um cachorro cego é a audição. Balançar o pote de ração, falar com o pet e oferecer brinquedos que emitem sons, são ótimas opções.

Além de servir para orientação, estímulos auditivos e interações com os tutores são essenciais para a saúde mental do cachorro.

Acompanhamento veterinário frequente

A cegueira em cachorro, como qualquer doença, deve ter o acompanhamento de um médico-veterinário. Assim, será possível identificar avanços na cegueira canina e agir para garantir uma vida ativa e saudável ao seu animal de estimação.

Agora que você já sabe como cuidar de um cachorro cego, conte para gente: o que você tem feito para promover a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário