Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Glaucoma em cachorro: saiba o que é e como cuidar do seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com glaucoma deitado

O glaucoma em cachorro é uma doença grave que pode levar o seu animal de estimação a desenvolver cegueira se a descoberta for tardia. 

Fique com a gente e descubra tudo sobre o glaucoma em cachorro: o que é, principais sintomas, tratamentos e como atuar na prevenção da doença. Confira!

Glaucoma em cachorro: o que é?

O glaucoma em cachorro é uma síndrome que causa a degeneração do nervo óptico, por meio da pressão intraocular. Isso acontece quando os fluidos do olho não circulam ou não são drenados corretamente, gerando pressão no olho do pet.

Tipos de glaucoma em cachorro

O glaucoma em cachorro é uma enfermidade que pode ser classificada como primária e secundária. Conheça melhor cada uma dessas variações.

Glaucoma primário em cães

Um glaucoma canino é considerado primário quando ele é uma condição associada à genética dos cães. A sua principal característica é gerar deformidades anatômicas nos olhos do animal de estimação. O que torna o seu diagnóstico mais simples.

Glaucoma secundário em cachorro

O glaucoma em cães é considerado secundário quando a sua origem é externa. Normalmente está relacionado a fatores como machucados, traumas que impedem a drenagem correta do fluido ocular.

Além disso, esse tipo de glaucoma canino pode se desenvolver em consequência de catarata em estágio avançado, tumores e inflamações e uveíte canina.

Raças de cachorro predispostas ao glaucoma

O glaucoma primário em cães é uma doença de natureza genética que afeta principalmente animais de pequeno porte. As raças mais predispostas a desenvolverem glaucoma são:

  • Basset Hound;
  • Beagle;
  • Chihuahua;
  • Chow Chow;
  • Cocker Spaniel;
  • Poodle;
  • Pug;
  • Shar Pei;
  • Shih Tzu.

Sintomas do glaucoma em cães

Por se tratar de uma doença silenciosa, os sintomas mais claros de glaucoma em cães costumam aparecer quando a doença está em um estágio avançado. Por isso, é importante que o tutor se atente aos mínimos sinais de que há algo errado com o pet.  

Uma boa dica é observar o comportamento do animal. Por exemplo, sensibilidade à luz, dores na região dos olhos e excesso de lágrimas são possíveis indicativos de glaucoma. Além disso, enjoos, vômitos, irritação e coceira nos olhos também são alguns sinais.

Quando o glaucoma está em estágio avançado, os sintomas da doença são mais fáceis de detectar. Os principais são: vermelhidão ao redor dos olhos e azulamento da córnea ou aumento do globo ocular.

Tratamento para o cachorro com glaucoma

tutor pingando colírio no olho de um cão com glaucoma
Colírios ajudam no tratamento se o glaucoma for descoberto precocemente

O tratamento para um cachorro com glaucoma pode variar de acordo com o estágio em que a doença se encontra.

Sem situações em que a descoberta é precoce, são usados analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio de dores. Além disso, o colírio para cães ajuda a equilibrar a drenagem do globo ocular.

Agora, quando a descoberta do glaucoma é tardia, o tratamento recomendado é uma cirurgia a laser. O procedimento é essencial para a realização da drenagem artificial da cavidade intraocular.

Muitas vezes, quando o glaucoma em cachorro está em estágio avançado, não é possível reverter a cegueira em cachorro. Nesse cenário, o veterinário pode até sugerir a remoção do olho para maior conforto do animal de estimação.

Prevenção de glaucoma em cachorro

A prevenção de glaucoma em cachorro é possível em casos que sejam de origem secundária. Por exemplo, manter a higiene ocular em dia e evitar que ele sofra traumas na região dos olhos.

Para glaucoma primário em cachorro não há prevenção, pois trata-se de uma doença de natureza genética.

Nessa situação, o melhor a se fazer consultas frequentes ao médico-veterinário. Assim,a doença pode ser diagnosticada de maneira precoce e um tratamento para retardar a sua evolução pode ser iniciado. 

Agora que você já sabe tudo sobre glaucoma em cachorro, conte para gente: o que você tem feito para manter a saúde, higiene e o bem-estar do pet em dia?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário