Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro doente: 9 sinais fáceis de identificar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Seja um tutor novato até os mais experientes, às vezes pode ser um desafio entender o que os nossos pets estão sentindo. Então, fica a preocupação: um cachorro doente, qual a mensagem que ela passa?

Primeiramente, saiba que perceber que o cachorro está doente nem sempre é fácil. Mas, para te ajudar, preparamos uma lista com 9 sinais de que o seu pet pode estar doente. Saiba mais!

9 sinais que o seu cachorro está doente

Você sabe qual mensagem um cachorro passa quando está doente? Os cães não conseguem se expressar com palavras, mas o seu comportamento nos dizem muito sobre como eles estão se sentindo.

É sempre importante ressaltar que muitas doenças podem não apresentar sintomas perceptíveis, o que só redobra nossa atenção em observar atentamente cada detalhe dos nossos pets.  

Então, se você já teve ou tem um cãozinho em casa, sabe como é importante ficar de olho no comportamento deles. Quando os cães não estão se sentindo bem, eles meio que “falam” conosco por meio de algumas mudanças no seu jeito de ser. 

Para nos ajudar, o médico-veterinário Marcelo Tacconi, da Educação Corporativa da Cobasi, listou alguns sinais que podem indicar que algo não está indo muito bem. Vamos dar uma olhada!

  1. Letargia

Se o seu cão está menos animado que o normal, pode ser um sinal de que algo não está certo. Brincadeiras e passeios perdem a graça para eles.

  1. Perda de apetite 

A hora de comer é sempre uma festa para a maioria dos cachorros. Então, se o seu cão não está querendo comer, é hora de prestar atenção.

  1. Mudanças nos padrões de sono
cachorrinho doente
Um cachorro doente pode ficar mais sonolento ou até apresentar quadros de insônia.

Sono demais ou insônia canina? Cães doentes podem mostrar esses extremos, indicando que algo está perturbando o sono deles.

  1. Distanciamento 

Às vezes, eles querem um cantinho só deles quando não estão se sentindo bem. Se o seu cão está escolhendo a solidão, fique atento.

  1. Mudanças no comportamento vocal 

Barulhos diferentes do habitual, como latidos estranhos ou gemidos fora de hora, podem significar que o seu amigo está com dor. É preciso investigar.

  1. Mudanças no comportamento social 

Cães que não querem saber de carinho ou de interação com tutores e outros pets, também pode ser um sinal de que algo está errado.

  1. Alterações nos hábitos de higiene

Existem doenças que podem afetar os hábitos de higiene dos cães. Eles podem deixar de lamber-se ou mostrar sinais de desconforto ao fazê-lo.

  1. Mudanças nos padrões de fazer as suas necessidades

Problemas na barriguinha podem causar bagunça no banheiro. Fique de olho em diarréias, constipação ou dificuldades para fazer xixi.

  1. Agitação ou irritabilidade 

Ninguém gosta de se sentir mal, e os cães não são exceção. Se eles estão agitados e irritados, pode ser um sinal de dor ou desconforto.

O que fazer quando o cachorro está doente?

cão doente
Ao sinal de dor e dificuldade, procure um veterinário. Prestar assistência ao pet quando ele está doente é um ato de amor e responsabilidade.

A primeira ação a se tomar quando há a suspeita de um cachorro doente, é procurar a orientação de um médico-veterinário. Além disso, há outras orientações que podem ajudar enquanto você espera pela consulta. Como nos conta o veterinário Marcelo: 

Observação

Observe os sintomas do seu cachorro, como mudanças no comportamento, apetite, sede, padrão de sono, e evacuações. Isso fornecerá informações valiosas ao médico-veterinário.

Isolamento

Se o seu cachorro estiver doente e você tem outros animais de estimação, considere isolá-lo para evitar a propagação de doenças. Mesmo que não tenha certeza da condição do pet, é melhor prevenir!

Hidratação

Certifique-se de que seu cãozinho esteja bem hidratado. Se ele não estiver bebendo água adequadamente, você pode tentar oferecer água de coco para incentivar a ingestão de líquidos.

Conforto 

Proporcione um ambiente tranquilo e confortável para o seu cachorro descansar. Mantenha-o aquecido, se necessário. Enriquecimento ambiental é tudo!

Evite automedicação

Nunca medique seu cachorro por conta própria, a menos que seja orientado pelo veterinário. Muitos medicamentos para humanos podem ser tóxicos para os animais de estimação.

Consulta veterinária

Agende uma consulta com um veterinário assim que possível. Descreva detalhadamente os sintomas e o comportamento do seu cachorro para ajudar no diagnóstico.

Não se esqueça, essas são apenas diretrizes gerais e cada caso pode ser único. A orientação de um profissional de saúde animal é crucial para garantir o tratamento adequado e a recuperação do seu cachorro.

Cachorro doente: análise comportamental

cachorro doente não quer beber água
Fique atento as mudanças de comportamento do seu cachorro, elas dizem muito sobre a sua condição.

Uma pauta importante sobre cachorro doente é a análise comportamental do animal. Por exemplo, os cães, assim como muitos animais, têm instintos naturais de se esconder quando estão doentes. 

Por que o cachorro se esconde quando está doente?

De acordo com o especialista da Cobasi: “Isso pode ser uma resposta instintiva para proteger-se de predadores. Já que na natureza, um animal doente ou fraco pode ser alvo fácil para outros membros da matilha ou predadores”, comentou.

Marcelo ressaltou: “Além disso, os cães muitas vezes se sentem vulneráveis quando estão doentes, e o instinto de se esconder pode ser uma maneira de buscar um local seguro e tranquilo para se recuperar.”

Portanto, o ato de esconder-se pode proporcionar uma sensação de segurança e conforto, permitindo que o cão descanse sem se preocupar com possíveis ameaças.

Se você perceber que seu cachorro está se escondendo quando está doente, é importante respeitar esse comportamento e fornecer um ambiente calmo e tranquilo para ele se recuperar. 

No entanto, é crucial procurar a orientação de um veterinário, tanto para entender a condição de saúde do animal, como promover o tratamento adequado. 

O que pode ser quando o cachorro só fica deitado?

Ter um amigo cãozinho que prefere o chão ao movimento, pode ser um sinal de que algo não está indo bem. 

Essa mania constante de ficar deitado pode esconder diversos sinais de desconforto ou até mesmo problemas de saúde sérios. 

cachorro doente não quer comer
Ficar muito tempo deitado e quieto são uns dos principais sinais que o cachorro dá quando está doente.

Se você notar seu peludo adotando essa posição mais do que o normal, é hora de ligar o alerta e entender o que está acontecendo.

Aqui, contamos novamente a ajuda do Marcelo Tacconi, que listou algumas possíveis razões para essa mudança de comportamento canino:

1. Dor ou Desconforto

Lesões, artrite, ou problemas nas articulações podem causar dor, fazendo com que o peludo prefira um descanso prolongado.

2. Doenças Sistêmicas

Infecções, distúrbios metabólicos ou doenças crônicas podem deixar o cão cansado e sem disposição para as atividades normais.

3. Problemas Ortopédicos

Doenças como displasia coxofemoral ou questões na coluna vertebral podem limitar a mobilidade, incentivando o repouso.

4. Problemas Gastrointestinais

Distúrbios digestivos, intoxicação alimentar ou obstrução intestinal podem causar desconforto abdominal, resultando em mais tempo deitado.

5. Problemas Cardíacos

Doenças cardíacas podem deixar o cão mais lento, preferindo descansar a se movimentar.

6. Infecções

Infecções virais, bacterianas ou parasitárias podem levar à letargia e fraqueza, fazendo com que o peludo busque mais repouso.

Se você perceber que seu peludo está muito quietinho, sem vontade de brincar e isso não é normal para ele, não hesite em buscar a ajuda de um veterinário. 

cachorro doente o que fazer

Um check-up completo e, se necessário, exames adicionais podem ser cruciais para entender a causa subjacente e começar o tratamento certo. Lembre-se que a saúde do seu cãozinho é prioridade!

Gostou do conteúdo? No Blog da Cobasi você encontra tudo sobre saúde, bem-estar, alimentação, lazer e muitos mais do mundo animal. Além de conteúdos exclusivos de casa e jardim. 

Já no pet shop online da Cobasi, você tem tudo o que é essencial para a saúde do seu cachorro. Aproveite nossas promoções!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário