Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Catarata em cachorro: saiba o que é e como diagnosticar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com catarata olhando para o tutor
Catarata é um doença séria que pode levar à cegueira em cachorro

A catarata em cachorro é uma doença que costuma afetar principalmente cães idosos, inclusive podendo levá-los à cegueira. Venha com a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre catarata em cachorro e a melhor maneira de cuidar para preservar o bem-estar do seu animal de estimação.

Catarata em cachorro: o que é?

A catarata em cachorro é uma doença que produz a opacidade da visão do animal, criando uma espécie de lente esbranquiçada nos olhos, que deveria ser cristalina. Essa lente turva impede que a luz chegue à retina do animal, o que causa deficiência na visão e, muitas vezes, a cegueira no cão.

As causas da catarata canina

A catarata canina pode se manifestar em animais de qualquer idade e pode ser causada por uma série de fatores hereditários ou comportamentais. Para ajudar você a entender melhor as causas da catarata em cachorro, listamos os principais motivos que levam o pet a desenvolver a doença. Confira!

  • problemas congênitos (o cachorro nascer com catarata);
  • traumas;
  • questões hereditárias;
  • doença pós-inflamatória;
  • problemas nutricionais;
  • diabetes;
  • uveíte canina;
  • idade avançada.

Catarata em cachorro: raças predispostas

Golden Retriever deitado em uma almofada
Golden Retriever é uma das raças de cães mais propensas a sofrer com catarata

Apesar de ser uma doença que pode afetar cães de todas as raças, idades e portes, há algumas raças mais predispostas a desenvolver a doença de maneira hereditária. São elas:  Poodle, Cocker Spaniel Americano e Inglês, Schnauzer miniatura, Golden e Labrador Retriever, West Highland White Terrier e Afghan Hound.

Como a catarata canina afeta o meu animal?

Além da perda de visão, a catarata canina pode causar outros males ao animal de estimação. Os mais conhecidos são: inflamação crônica intraocular, glaucoma secundário e desconforto ao animal de estimação. A cegueira parcial ou completa do cão vai depender do quanto a doença está avançada.

Como diagnosticar catarata em cachorro

A melhor maneira de ajudar o seu animal de estimação a enfrentar a catarata canina é realizando o diagnóstico o mais breve possível. Por isso, é muito importante o tutor se atentar aos possíveis sintomas de catarata em cachorro, que são:

  • círculos azulados na região dos olhos;
  • aumento de secreção nos olhos;
  • cão lacrimejando mais do que o normal;
  • olhos esbranquiçados e opacos;
  • sensibilidade à luz;
  • dificuldade em localizar objetos e desviar de móveis.

Ao perceber alguns desses possíveis sintomas de catarata canina em seu animal de estimação, procure um médico-veterinário com urgência. Somente um profissional especializado poderá realizar os exames necessários para diagnosticar a catarata em cachorro, definir a sua abrangência e o melhor tratamento para o pet.

Há tratamento para catarata canina?

Na maioria dos casos, o único tratamento para catarata canina é a realização de cirurgia para a remoção da lente opaca. Apesar disso, esse tratamento é paliativo, pois não há como reverter completamente a doença, apenas reduzir os efeitos da cegueira em cachorro e oferecer a melhor condição possível para o animal.

Por causa disso, quanto antes a catarata for diagnosticada, melhor para o cão. Assim, após a realização do procedimento cirúrgico, ele terá uma condição melhor de enxergar os brinquedos e se locomover pela casa.

Existe prevenção para catarata em cachorro?

Não há uma maneira infalível de prevenir o surgimento de catarata em cachorro idoso, uma vez que ela é uma doença, na maioria das vezes hereditária. Porém, investir em uma dieta adequada com ração de qualidade, passeios e estimular a prática de exercícios com brinquedos, evita que ele possa desenvolver a doença a partir da diabetes ou problemas nutricionais.

Agora que você já sabe o que é a catarata em cachorro e quais os sintomas da doença, conte para gente: o que você faz para manter a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação em dia?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário