Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os sintomas de cadela com filhote morto na barriga

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
veterinário fazendo ultrassom para verificar a gestação de cachorro

Conhecer os sintomas de cadela com filhote morto na barriga é essencial para que o tutor possa identificar qualquer problema durante a gravidez canina e preservar o bem-estar do animal. Por conta disso, nós conversamos com Lysandra Barbieri, médica-veterinária da  Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

O que causa aborto em cadelas?

O aborto espontâneo em cadelas pode ter várias causas, como conta Lysandra: “as principais causas que levam ao aborto em cadelas podem ser de origem infecciosa, acidentes de impacto ou até mesmo intrauterino, má nutrição da cadela, genética, intoxicação, uso de medicamentos impróprios durante a gestação, dentre outros.”

Entre as motivações para o abortamento, as de causas infecciosas podem ser de origem bacteriana ou outros agentes externos. Já quando se fala em causas intrauterinas, um exemplo é a torção do cordão umbilical, que pode levar a asfixia do feto.

Como saber se a cadela perdeu a cria?

Identificar se a cadela perdeu a cria ou não, não é uma das tarefas mais simples. Por exemplo, se a gestação estiver no início, o próprio corpo do animal reabsorve o feto e o tutor acaba nem percebendo. Em fases avançadas, a própria cadela pode expulsar os fetos ou retê-los. Por isso, é importante identificar os sinais de abortamento. 

Sintomas de cadela com filhote morto dentro da barriga

A melhor maneira de evitar complicações decorrentes do aborto canino, é saber os sintomas de cadela com filhote morto na barriga. De acordo a veterinária, os principais sinais de que há algo errado com a gestação são:

  • corrimento com sangue e/ou cheiro ruim;
  • mudança de comportamento;
  • febre;
  • vômito;
  • outros sintomas inespecíficos.

Ao perceber alguns desses sintomas, o indicado é procurar um médico-veterinário de confiança. Só um profissional poderá realizar o ultrassom e raio-X para confirmar ou não se os fetos estão mortos na barriga da mãe.

Como saber se a cadela já teve todos os filhotes?

O abortamento de um ou mais filhotes pode acontecer inclusive durante o parto da cadela. Em virtude disso, é essencial saber se ela já teve todos os filhotes ou se algum deles ainda está preso no útero.

“A cadela apresenta alguns sintomas durante o parto, como por exemplo desconforto, lamber a vulva e ficar mais tempo deitada. É importante observar esses comportamentos, pois se ela continuar apresentando mesmo após a expulsão do último filhote previsto, pode ser que ela ainda esteja com feto na barriga,” detalhou Lysandra.

Cadela estar com filhote morto na barriga: complicações

A importância de se atentar aos sintomas de cadela com filhote morto na barriga é evitar complicações para a saúde da mãe, conforme Lysandra: “ela pode entrar em quadro de sepse (infecção generalizada) e até mesmo levá-la à óbito.”

Como é feita a remoção dos fetos mortos?

A remoção dos fetos mortos pode acontecer de duas maneiras: expelidos naturalmente pela mãe ou por um médico-veterinário.

No primeiro cenário, assim que todos os bebês forem expulsos do organismo, o tutor deve procurar um veterinário para a realização de exames para avaliar qual será o tratamento necessário.

No segundo cenário, será necessária a intervenção cirúrgica: “caso os fetos mortos sejam removidos cirurgicamente, após o procedimento, o médico-veterinário fará a administração de medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, remédio para dor, dentre outros para prevenir infecções que possam ocorrer no pós-cirúrgico,” detalhou Lysandra.

Após um aborto, a cadela pode engravidar novamente?

Essa é uma dúvida frequente dos tutores: será que após o abortamento, minha cadela poderá engravidar novamente? A resposta é sim, a sua pet pode engravidar posteriormente e tudo vai depender da saúde clínica do animal.

Segundo a médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi: “é possível, mas dependerá do quadro de saúde do animal. Em alguns casos, é necessário fazer a castração do animal para evitar futuros problemas para a cadela, uma vez que a castração previne doenças e evita uma gravidez indesejada.”

vacinas para cachorros

Agora que você já sabe quais são os sintomas de cadela com filhote morto na barriga, ficou mais simples ajudar o seu animal de estimação em um momento delicado. Se você tem alguma dúvida sobre gravidez canina, deixe a pergunta nos comentários, para que possamos ajudar. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. SOLANGE PEREIRA NEVES disse:

    EXCELENTES CONTEÚDO.

  2. mc71165078@emai.com disse:

    Que bom remedio da pra pet esta dlrfais coco preto pastosa

    • Cobasi disse:

      Fezes pretas e pastosas podem indicar problemas de saúde. É crucial que você não tente tratar isso por conta própria com medicamentos sem a orientação de um veterinário. A melhor ação é levar seu pet ao veterinário o mais rápido possível para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. A saúde do seu pet é muito importante, e somente um profissional poderá oferecer o cuidado necessário.

Deixe o seu comentário