Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gestação de cachorro: saiba como ajudar o seu pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
veterinário fazendo ultrassom para verificar a gestação de cachorro

A gestação de cachorro é um período sensível para as cadelas prenhes, pois elas demandam um cuidado maior do tutor com relação à alimentação e a saúde. Saiba quanto tempo dura a gravidez canina e como ajudar a fêmea a ter um parto tranquilo.

Quanto tempo dura uma gestação de cachorro?

A gestação de cachorro é bastante curta, costuma durar, aproximadamente, de 58 a 68 dias. O período total que uma cadela fica grávida pode variar de acordo com a raça, o porte e as condições de saúde do animal.

Quais os sintomas da gravidez canina?

Da mesma maneira que os seres humanos, a gravidez canina oferece alguns sinais que ajudam os tutores a identificar quando começa a gestação da cachorra. Os mais visíveis estão relacionados ao comportamento e questões de ordem física como, por exemplo: 

  • falta de apetite;
  • mudanças de comportamento;
  • sonolência;
  • inchaço das mamas;
  • ganho de peso.

Se você perceber algum desses sinais na cadela, o ideal é fazer uma visita ao médico-veterinário de confiança. Só ele poderá realizar os exames necessários necessários para confirmar se a cachorra está realmente grávida ou se ela está sofrendo de gravidez psicológica.

Na clínica veterinária, o profissional irá realizar uma bateria de exames clínicos, ultrassonografia e Raios-x. Dessa maneira, ele poderá determinar há quanto tempo a cadela está grávida e ter uma quadro geral da saúde do animal. 

Principais cuidados durante a gestação de cachorro

Durante o período de gestação do cachorro o tutor deve ter alguns cuidados com a saúde e a rotina do animal. O principal é manter uma dieta saudável para a cadela, oferecendo uma ração de qualidade, rica em vitaminas, minerais e nutrientes, sempre com aprovação do veterinário. 

Manter uma dieta alimentar balanceada é essencial para garantir não apenas o bem-estar da mãe, mas também dos filhotes. Nessa fase, qualquer descuido pode gerar ganho excessivo de peso ou subnutrição do animal.  

Outro ponto que merece atenção do tutor durante o período de gravidez da cadela é em relação à prática de exercícios físicos. Apesar de serem recomendados por veterinários, os passeios devem ser mais curtos e lentos, pois a fêmea irá se cansar com muito mais facilidade. Por isso, nada de exageros. 

Uso de medicação durante a gestação de cachorro

A administração de qualquer remédio durante o período de gestação de cachorro deve ter a autorização e prescrição de um veterinário responsável. Afinal de contas, um erro na dosagem ou na escolha da medicação pode colocar a gravidez canina em risco.

Por exemplo, uma questão importante durante a gravidez é manter a cadela protegida contra a infestação de pulgas e carrapatos, inclusive para não afetar os bebês. Um produto que pode ser usado são os comprimidos e pipetas da Bravecto, pois não oferecem nenhum perigo para as cadelas prenhas e lactantes, nem apresentam efeitos colaterais. 

Importante: Antes de oferecer qualquer tipo de medicamento para cachorro para a sua cadela grávida, busque o acompanhamento de um veterinário. Em nenhuma situação faça uso de automedicação, isso pode trazer sérios problemas ao pet.

Como saber o momento certo do parto?

cachorra com filhotes

Conseguir determinar o momento exato do parto é um dos principais desafios de tutores que enfrentam a sua primeira gestação de cachorro. Por isso, nós preparamos algumas dicas que vão ajudar você a oferecer o máximo de suporte ao animal.

Faça o acompanhamento da gestação do cachorro

Uma técnica simples que ajuda a prever o momento do parto da cadela é criar um calendário para acompanhamento da gestação. Ao perceber os sinais de gravidez canina, leve o pet para uma consulta com o veterinário.

A partir da confirmação da gestação e do tempo em que a cadela está prenha, é possível estimar aproximadamente o dia em que ela dará à luz. Dessa maneira o tutor poderá deixar tudo preparado para a chegada dos cães filhotes.

Prepare o ambiente para a cadela

Conforme o momento de parir vai se aproximando, a cachorra começa a adotar alguns comportamentos bem específicos. Entre os mais comuns estão: ficar mais reservada e repousar pelos cantinhos da casa. Esses são indícios de que ela busca um local ideal para dar à luz.   

E não é só isso! Em um período que varia entre 24h e 12h horas antes do início do trabalho de parto, a fêmea passa a rejeitar a ração, perde o apetite e a sede. A partir de então, o tutor precisa ter atenção redobrada. 

Parto de cachorro: como agir?

O parto de cachorro é um procedimento similar ao que acontece em humanos, consiste em contrações que ocorrem em intervalos cada vez menores, até o rompimento da bolsa. O processo, em caso de ninhadas grandes, pode durar até 9 horas.

A melhor maneira de ajudar a cadela nesse momento é garantir que ela tenha total privacidade. Feche a janela para evitar correntes de ar e não permita a presença de outros pets e crianças no mesmo ambiente. Lembre-se de que ela precisa estar tranquila para parir os filhotes.

Além disso, ao perceber que a cadela está iniciando o trabalho de parto, deixe um médico-veterinário de sobreaviso. Ele poderá prestar orientações ao tutor e até socorrer a fêmea caso surja algum tipo de problema. 

Para finalizar, deixe panos, água fresca e comida para a nova mamãe, após o parto dos cães. Aproveite enquanto ela descansa ao lado dos filhotes e higienize o local usado para trazer os cães filhotes à vida.

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários durante a gestação de cachorro, a pergunta é: você está pronto para ajudá-la?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário