Quanto tempo dura a gestação de cachorro?

24 de março de 2021

Cachorros, Saúde e Cuidados
veterinário fazendo ultrassom para verificar a gestação de cachorro

Saber quanto tempo dura a gestação de cachorro é uma das grandes curiosidades dos tutores de fêmeas prenhes. Saber a data da chegada dos filhotinhos é uma grande alegria!

Além disso, saber sobre o período da gestação do cachorro é muito importante para fornecer os cuidados nesse período tão delicado.  Vamos lá?!

Quanto tempo dura uma gestação de cachorro?

Diferente dos humanos, que possuem o período gestacional de nove meses, a gestação de cachorro dura entre 58 e 68 dias. Tudo depende da raça, do porte e da saúde da cachorrinha.

Durante todo o período é importante realizar o acompanhamento veterinário e fornecer cuidados especiais para a futura mamãe.

Quais os sintomas da gravidez canina?

Assim como os humanos, as cadelas grávidas também dão alguns sinais. Para saber se ela está esperando filhotes, é importante prestar atenção principalmente nos hábitos do animal. Quando as fêmeas estão prenhes, elas costumam apresentar falta de apetite, mudanças de comportamento e um pouco de sonolência. Além disso, o principal sintoma físico é o inchaço nas mamas e o ganho de peso.

O ideal, ao notar esses sintomas, é procurar um veterinário. Para confirmar a gravidez alguns exames são possíveis. Além do exame clínico, o veterinário pode pedir uma ultrassonografia a partir do 25º dia de gestação ou um raio-x, para identificar quantos bebês ela espera.

Muitas cachorras no cio podem acabar desenvolvendo a gravidez psicológica. Por isso consultar o veterinário é a melhor maneira de confirmar se existe filhotes ou não. 

Quais os principais cuidados durante a gestação de cachorro?

Um dos principais cuidados com a cadela é a nutrição adequada. Por isso, é fundamental oferecer a ela ração de qualidade, rica em nutrientes, minerais e vitaminas. Alguns veterinário indicam o consumo de alimentos para filhotes, mais ricos em nutrientes.

No geral, não é aconselhado a administração de medicamentos, por isso, o acompanhamento veterinário é tão importante.

Durante a gestação, é recomendado aumentar a quantidade de ração, mas é importante se atentar ao ganho de peso da cadela, que pode acabar causando complicações, mais um motivo para estar sempre em contato com o veterinário.

Como saber o momento certo do parto?

cachorra com filhotes

Ao descobrir a gravidez canina, você pode criar um calendário de acompanhamento. Dessa forma, fica mais fácil se organizar e acompanhar o andamento da gestação.

É comum que desde o começo da gravidez a cachorra fique mais reservada e andando pelos cantinhos da casa. Isso é normal, significa que ela está procurando o local ideal para dar a luz aos filhotes. 

Ao acompanhar o calendário da gestação canina é possível entender quanto tempo dura a gestação de uma cadela e assim fica mais simples identificar o momento próximo do parto. É importante preparar um local quentinho e confortável onde a cadela se sinta segura. 

A própria cadela encontrará este local quando estiver no momento de dar a luz. O parto se inicia com contrações e é seguido pelo rompimento da bolsa. Ninhadas maiores podem ter partos de cerca de 9 horas de duração. 

Se possível acompanhe o parto, verifique se todos os filhotes, se a placenta foi retirada e se eles estão respirando perfeitamente. Caso não estejam, é importante retirar a placenta imediatamente do focinho deles. 

Após o parto, é importante higienizar o local e disponibilizar água e comida para a mamãe canina. Depois isso deixe-a descansar confortavelmente com os filhotes. 

Aproveite esse tempo para ver como os filhotinhos são fofos!

Curtiu esse conteúdo sobre a gestação de cachorro? Então leia mais dicas sobre cachorros em nosso blog: