Quanto tempo dura o cio de uma cadela: como identificar

2 de março de 2021

Cachorros, Saúde e Cuidados
quanto tempo dura o cio de uma cadela

Uma preocupação frequente entre os tutores é quanto tempo dura o cio de uma cadela. Esta fase requer cuidados com o animal que não é castrado, a fim de não acabar ganhando uma ninhada de cachorrinhos em casa.  

Mas o que é o cio canino? Bom, este é o termo dado para o ciclo reprodutivo do pet, momento que as fêmeas podem engravidar e que ocorre uma mudança no organismo, impactando no comportamento da cadela.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela

quanto tempo dura o cio de uma cadela pequena

A menstruação canina é dividida em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro e cada uma delas têm suas especificidades e tempo de duração.

Proestro

É comum ficar em dúvida sobre quanto tempo dura o cio de uma cadela na primeira fase, que é quando ocorre o inchaço da vulva seguido de sangramento vaginal. Este período pode durar de 3 a 15 dias e não ocorre fertilidade neste intervalo de tempo.

Para manter a higiene do pet e da casa, você pode fazer uso de fraldas para cachorros.

Estro

Na próxima fase, a cadela já pode ficar prenha e é o momento que vai à procura dos machos. A duração é de 3 a 12 dias. É normal acontecer mudanças de temperamento no bichinho, como aumento da carência, tristeza, agitação e estresse.

Diestro

Com a alta produção de hormônios nesta etapa, que dura mais ou menos 70 dias, a cadela costuma recusar a copulação. Se não houver fecundação, o pet pode desenvolver gravidez psicológica por conta do estímulo vaginal que aconteceu anteriormente.

Anestro

Nesta fase, cadelas prenhas dão a luz, e aquelas que não engravidaram, não demonstram nenhum sinal. A etapa é considerada neutra.

Como saber se o cio da cadela acabou

A maior preocupação dos tutores é quanto tempo dura o cio de uma cadela no período de sangramento. No entanto, o alarme principal está no período posterior, que é quando ela pode ficar prenha.

Os benefícios da castração são inúmeros. No caso dos donos de pets que não pretendem colocar a fêmea para cruzar, o sangramento vaginal é outra vantagem, já que o cio é um período com diversas alterações comportamentais no bichinho.

Quando é o período fértil da cadela?

Uma cadela pode engravidar na fase do Estro, que é quando sua ovulação está borbulhando e as chances de um cruzamento resultar em cachorrinhos é grande.

Primeiro cio de um cachorro

O primeiro cio da cadela ocorre dentro do período de 6 meses a 1 ano, porém o momento varia de raça para raça e também porte do cachorro.

Cães de porte pequeno têm o primeiro cio entre 6 meses e 1 ano; porte médio ou grande, entre 7 e 13 meses; porte gigante, entre 16 meses e 2 anos.

Depois de iniciar o ciclo, a cadela passa pelo cio 2 vezes por ano, provável que a cada 6 meses, mas novamente, isso depende do porte do animal e sua raça. Cachorros castrados não entram no cio.

Quer saber mais sobre a saúde do seu bichinho? Temos outros conteúdos interessantes para você no nosso blog: