Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo dura o cio de uma cadela? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo dura o cio de uma cadela

Quanto tempo dura o cio de uma cadela? Muitos tutores têm dúvidas sobre o ciclo reprodutivo do pet. Por isso, reunimos tudo que você precisa saber para lidar bem com esse momento. Confira!

Quando a cadela entra no cio pela primeira vez?

Uma dúvida muito comum é quando a cadela tem o primeiro cio? O período de receptividade sexual das cadelas fêmeas ocorre pela primeira vez, geralmente, entre 6 e 12 meses de vida. Animais de grande porte tendem a ter o primeiro ciclo mais tarde.

Confira a média de idade do primeiro cio de uma cadela, de acordo com o porte:

  • cadelas de porte pequeno: têm o primeiro cio entre 6 meses e 1 ano;
  • cachorras de porte médio ou grande: entre 7 e 13 meses;
  • pet de porte gigante: entre 16 meses e 2 anos.

Mesmo quando as fêmeas entram na maturidade sexual, vale ressaltar que o seu corpo ainda está em desenvolvimento. Em outras palavras, o corpo ainda não está totalmente pronto para a gravidez. Por isso, evite que o pet cruze no primeiro cio.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Após o início do primeiro ciclo, o cio de uma cadela se repete duas vezes por ano, ocorrendo normalmente a cada 6 meses, durando aproximadamente 21 dias. 

Porém, sobre a duração de quantos dias a cadela fica no cio pode apresentar irregularidade. Algumas cadelas, por exemplo, podem permanecer até quatro semanas sangrando. Assim como existem casos, em que as fêmeas sangram pouco e tem as fases do ciclo mais curtas.

Essas irregularidades costumam ser incomuns. Entretanto, para entender quanto tempo dura o cio de uma cachorra, precisamos falar sobre o ciclo estral das cadelas, que pode ser dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro.

As fases do ciclo estral das cadelas

Após saber quanto tempo dura o cio de uma cadela, saiba tudo sobre o ciclo estral, que é composto por quatro fases, que apresentam ações de diferentes hormônios, mudanças comportamentais e observação de alguns sinais.

A seguir, saiba detalhadamente quais são as fases do ciclo de cio da cadela:

Proestro

O proestro é a primeira fase do cio de uma cadela. Ele tem duração aproximada de 3 a 15 dias. Nesta etapa a fêmea ainda não está fértil, porém é possível observar um inchaço da vulva, seguido de sangramento vaginal.

Estro

quanto tempo dura o cio de uma cadela pequena

Para quem tem dúvidas sobre quanto tempo a cadela fica no cio e o seu período de fertilidade, o estro é um momento importante. 

Com uma duração que varia de 3 a 12 dias, é neste período que a cadela no cio está pronta para a reprodução. É normal que ela mude de comportamento, com o aumento de carência, tristeza, agitação e estresse.

Diestro ou metaestro

O diestro é o momento mais longo do cio da cadela. É durante esta etapa que ela atinge o ápice da produção de hormônios e costuma recusar a copulação. Se não houver fecundação, é possível que o pet desenvolva sintomas de gravidez psicológica.  

Anestro

O anestro é um período de ausência de atividade sexual e dura em média 125 dias. Nesta etapa, o útero e os ovários estão pequenos. Conhecido também como período de recuperação pós-gestação, ele é marcado pela baixa produção de hormônios.

Quais os sinais que a cadela está no cio?

Para saber se uma cadela no cio, o tutor deve prestar atenção nos seguintes sinais: 

  • aumento do volume da vulva, vermelhidão ou escurecimento da região;
  • secreção vaginal serosanguinolenta;
  • cólica abdominal;
  • receptividade ao macho;
  • mudanças comportamentais, oscilando da carência à agressividade.

Como saber se o cio da cadela está acabando?

A maior preocupação dos tutores é saber quanto tempo um cachorro fica no cio. O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas, após o início do sangramento.

A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atento ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Quando é o período fértil da cadela?

Outra dúvida bastante recorrente entre os tutores é sobre a fertilidade durante o cio de uma cadela. O período de maior fertilidade do animal acontece durante o estro, segundo estágio do ciclo menstrual da cadela, que pode durar aproximadamente duas semanas.

É possível evitar o cio de uma cadela?

Se você é um tutor que não planeja que o pet procrie e deseja evitar que ela passe pelas dores do cio, uma boa solução é fazer a castração do animal

Além de benefícios como o fim das dores e sangramentos, essa prática livra o animal de uma série de doenças como a piometra canina.

Principais cuidados durante o cio de uma cadela

quanto tempo dura o cio de uma cachorra

O período em que uma cadela fica no cio é um momento delicado na vida do pet e requer uma série de cuidados por parte do tutor. Os principais pontos de atenção estão relacionados à higiene e alimentação do animal de estimação.

Durante o cio de uma cadela, é normal que ela mude os hábitos alimentares, passando a rejeitar a ração e comer com menos frequência. Uma maneira de mantê-la saudável é oferecer petiscos e ração úmida para estimular o apetite.

No período menstrual, que acontece durante a primeira etapa do cio da cadela, a região vaginal fica inchada e ocorre o sangramento. Para evitar que a pet fique se lambendo e contraia doenças, o tutor deve apostar em produtos de higiene para cães, como fraldas e absorventes.

Pronto, agora você está por dentro sobre quanto tempo dura o cio de uma cachorra. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Aparecida Guedes dos Santos disse:

    Gostei muito de dessa informação e a primeira vez que eu cuido de uma cadela é raça indefinido e ela entrou no cio, fiquei muito feliz com as informações!

    • Lucimar disse:

      Minha cachorrinha está no 2º cio , ela tem 1 ano e 5 meses , irei castrar em breve , realmente é um grande desconforto para ela e realmente acontece tudo que está acima , no primeiro cio dela ficou exatamente 22 com sangramento tadinha usou fraldinha direto , e já está com 18 dias do 2º cio …

      Fica tão carente , tristinha … pecado
      Minha intensão nem era deixar chegar no 2º cio mas …
      Ela é nosso amorzinho , confesso que estou tensa com a castração 😌 mas sei que será melhor pra saúde dela 💕

  2. Antonio Marcos Costa Lima disse:

    Minha cachorra Pitbull tem 07 meses e entrou no cio, ja tem mais de 30 dias, o que fazer..?

  3. Leandro Oliveira de Freitas disse:

    Minha cachorra pit bull port médio não é grande tô esperando segundo cio dela ela tá com 1 ano e 1 mês

  4. Graça disse:

    Minha Bulldogue francês está no cio a mais de 30 dias, com vulva inchada, secreção rosada e tetinhas inchadas e com leite. Levei no veterinário. É cio mesmo, tem de deixar passar!

  5. Jaqueline Santos da Silva disse:

    Gostei muito de saber o cio e a minha cachorra está no cio

  6. Oi, sou Mandito em Mozambique, estou feliz pelo aprendizado. A minha cadela é pitbull e já está no cio disse:

    Estou feliz pelo aprendizado .

  7. Ana Luisa disse:

    Fiquei muito assustada quando vi minha cadela com a vagina inchada e saindo secreção, isso após 2 semanas sangrando. É assim mesmo o cio?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ana! Tudo bem?
      O cio de uma cadela é dividido em fases, e a primeira fase é o poestro. Ele tem duração aproximada de 3 a 15 dias. Nesta etapa a fêmea ainda não está fértil, porém é possível observar um inchaço da vulva, seguido de sangramento vaginal.
      Para garantir que está tudo bem, recomendamos que converse com um profissional!

  8. Cecília disse:

    Minha border collie esta com 1ano e 1 mês. Hoje dia 8/04 ela começou com um pequeno sangramento na vulva. Não quero correr o risco de ser pega pelos cachorros da redondeza da fazenda. Acredito que eu tenha feito errado prendendo ela em um cercado. Pela explicação de vcs, ela só estará reprodutiva daqui 15 dias.
    Devo soltar e prender só daqui 15 dias?

    • Cobasi disse:

      Olá, Cecília! Como vai?
      È necessário saber exatamente em que fase do cio a sua cadela está, converse com um profissional para ter certeza.

  9. Valmere Quaresma de Almeida disse:

    Boa tarde
    Como confirmo se minha cadela acasalou?

  10. Cláudia Hirle disse:

    Como acabar com corrimento na vagina da cadela

  11. Lurdes Ortiz disse:

    Amei informações pois minha pet está começou sangramento hoje agora manter higiene alimentação cuidados que ela precisa.🐶🫶obrigado pela ajuda 🫶🐶

  12. Janaína Terres disse:

    Durou 2 dias o cio da minha capelinha foi um sangue bem fraquinho

Deixe o seu comentário