Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Castração de cachorro: um guia sobre o assunto

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro no computador

Embora a castração de cachorro seja um benefício para eles, ela ainda é um tema muito polêmico. Este assunto levanta discussões de veterinários e de tutores sobre a verdadeira importância. 

É muito comum as dúvidas quanto a idade certa para castrar um animal, se a cirurgia é realmente um benefício e quais as desvantagens da castração. 

Elaboramos um guia completo sobre castração, para te ajudar a tirar dúvidas e entender melhor como é feita a castração de cachorro

Porque a castração é sempre tão recomendada?

A castração de cachorro é muito recomendada por dois fatores importantes, a medicina preventiva de doenças e o controle populacional da espécie, uma vez que já existem muitos cachorros de rua. 

Por conta dessas duas opções, a maioria dos veterinários são a favor do procedimento, e faz todo sentido, afinal, quando o assunto é saúde, queremos o nosso pet muito saudável, feliz e por muito tempo ao nosso lado. 

Quando feita ainda na idade juvenil do cachorro, a castração é responsável por prevenir uma série de doenças graves, como tumores, que estão relacionados aos hormônios sexuais do pet. 

Além disso, a castração é responsável pelo controle da espécie, evitando que mais animais fiquem espalhados pelas ruas, sem lares e abandonados. 

Isso quer dizer que todos os cachorros devem ser castrados?

Embora a castração seja muito recomendada pelos veterinários aos tutores, não quer dizer que esta opção seja obrigatória. Como dissemos anteriormente, a castração é uma das principais medidas para evitar gravidez indesejada e doenças graves

Sendo assim, é recomendado que a castração seja realizada com a finalidade de promover maior bem estar e saúde aos animais.

Para os tutores que desejam cruzar os animais, o procedimento não deve ser realizado de imediato, neste caso, é importante respeitar o primeiro cio e o cio após a gestação. 

Mas vale lembrar que o cruzamento de cães caseiro não é recomendado, sendo ideal quando praticado por veterinários e especialistas, a fim de garantir que os animais sejam cruzados de maneira correta. 
Antes de cruzar um animal, é importante realizar uma análise genética da espécie para garantir que os filhotes nasçam saudáveis e sem doenças hereditárias.

Quais os benefícios da castração de cachorro?

patas e mãos
A castração gera benefícios para o pet e ainda colabora para a redução do abandono

Castrar o cachorro promove mais qualidade de vida para ele e maior conforto para o tutor. O procedimento impede que as fêmeas entrem no cio, evitando sujeira pela casa e uma gestação indesejada. 

Já para os machos, a castração reduz a marcação de território e mantém o comportamento mais dócil e evita o abandono. 

Ao realizar a castração do animal, você aumenta o tempo de vida do seu bichinho ao seu lado, pois a expectativa de vida dele será maior. Isso está diretamente ligado ao fato da castração ajudar na prevenção de doenças, como câncer de testículos nos machos e câncer nas mamas, ovários ou útero nas fêmeas.

No âmbito comportamental, você previne que fêmeas tenham gravidez psicológica e que machos se tornem cães agressivos

Conheça alguns benefícios da castração de cachorro: 

  • Aumento na expectativa de vida
  • Evita câncer de testículos
  • Reduz a incidência de câncer de mama
  • Evita câncer de ovários e útero
  • Evita a gravidez psicológica
  • Melhora a agressividade
  • Evita a marcação de território
  • Mantém o comportamento brincalhão de filhote quando realizada antes de 1 ano
  • Evita gastos com tratamento de doenças
  • Evita a gestação indesejada
  • Reduz o abandono de animais

Além disso, castrar o cachorro possui uma função social importante, reduzindo o número de gestações indesejadas e filhotes abandonados nas ruas.

Qual a idade ideal para castração de cachorro?

A idade ideal para castrar o cachorro está entre os principais temas debatidos entre os tutores e veterinários. Sendo assim, os protocolos de castração podem variar de acordo com a recomendação do veterinário que está cuidando do pet. 

De modo geral, a maioria dos estudos indica que a castração pediátrica reduz a chance do desenvolvimento de diversas doenças e não acarreta em riscos ao filhote

Outras pesquisas, indicam que a castração ocorra entre o 5° e o 7° mês de vida do animal. Toda a discussão ainda aborda o desenvolvimento dos órgãos do animalzinho e sua maturidade.

A dica é encontrar um veterinário de confiança e seguir seu protocolo. A escolha dos profissionais é baseada em muitos estudos para oferecer o melhor para seu pet.

Como é a cirurgia de castração de cachorro?

veterinário com cachorro

Existem vários tipos de cirurgias de castração, como ovariohisterectomia, orquiectomia e vasectomia, por exemplo. Elas variam de acordo com o procedimento adotado e, mais uma vez, são frutos de muitos estudos. 

A escolha do procedimento ideal varia de acordo com o médico veterinário. A cirurgia é realizada por um médico veterinário e um anestesista. A anestesia pode ser injetável ou inalatória.

Os tutores têm papel fundamental na preparação para a cirurgia de castração de cachorro e nos cuidados pós-operatórios. O primeiro passo é consultar um veterinário para avaliar a saúde do seu pet

Além da consulta clínica, ainda serão necessários exames laboratoriais. Antes da cirurgia, ainda é necessário o jejum de acordo com a orientação do profissional.

Após a cirurgia, o animal precisa de cuidados e muito carinho do tutor. Utilize uma roupa cirúrgica para proteger a cicatriz ou um colar elizabetano e faça a administração correta dos medicamentos pós-castração.

Castração de cachorro macho:

Quando falamos na castração de um cachorro macho, existem dois tipos de cirurgias que podem ser escolhidas, a orquiectomia, que é a mais comum e utilizada para reduzir os aspectos comportamentais do animal, como agitação, agressividade e hiperatividade. 

Para este procedimento, é realizada a remoção completa dos testículos do cachorro. No entanto, também temos a vasectomia, para os tutores que não se sentem bem com um procedimento tão invasivo. 

Na vasectomia, a cirurgia bloqueia a passagem dos espermatozóides, impedindo a procriação. 

Castração de cachorro fêmea:

No caso das fêmeas, a castração recebe o nome de ovariohisterectomia e consiste na remoção dos ovários e do útero da cadela. Este procedimento inibe a ovulação, evitando o cio e a gravidez indesejada.

Quais os riscos da castração?

cachorro com colar elizabetano

Uma das principais preocupações dos tutores é o risco que envolve a castração de cachorro. No entanto, não existe nenhuma contra indicação acerca do procedimento. Pelo contrário, castrar o animal gera muitos benefícios.

No entanto, toda cirurgia que necessita de anestesia envolve um certo risco. Animais saudáveis e jovens têm menos riscos, por isso é indicado castrar seu cachorro ainda filhote. O risco aumenta para animais idosos ou com doenças.

Porém, isso não é um impeditivo. Ao realizar os exames indicados pelo médico veterinário, é possível avaliar se a realização da cirurgia eletiva é indicada e segura. A orientação é ter um veterinário de confiança e seguir todos os procedimentos.

Quer saber mais dicas para seu pet viver mais e melhor? Confira nossos posts sobre saúde:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Ana Lucia Ferreira Dos santos disse:

    A minha cadela fez a cirurgia de castração, mas percebi que ficou obesa depois da cirurgia. Ela pesava 5.700 g e depois da cirurgia ela passou a pesar 9.700g, isso é normal????

    • Cobasi disse:

      Oi, Ana Lucia! Como vai? O ganho de peso pode acontecer, pois pelas mudanças hormonais e comportamentais. No entanto, não deve ser tratado como normal. A obesidade pode desencadear diversas doenças. É recomendável a visita ao seu médico veterinário de confiança para indicar um tratamento adequado.

  2. Kelly shirley josino souza disse:

    Tenho uma gata e faz dois dias que percebir que estar saindo um líquido branco da urina que remédio posso dar pois não tenho condições de levar a um veterinário.mim ajuda por favor

    • Cobasi disse:

      Oi, Kelly! Como vai? Não podemos indicar medicamentos, pois apenas um médico veterinário pode fechar o diagnóstico do seu pet. Existem veterinários de baixo custo e até algumas universidades prestam serviços com valores reduzidos. Recomendamos que pesquisa quais as opções na sua cidade.

  3. Iury disse:

    Alguém na rua fez uma castração no meu cachorro e possivel reverter

  4. devanir moreno sanchez disse:

    Ótimas dicas tenho lhasa apto esta com 8 meses a veterinária me aconselhou a castrar ele é imperativo mas muito amoroso.

  5. Silvana Borges disse:

    Tenho um shitz-shu macho dlbebê de 2 meses e estou tendo dificuldades pra ee fazer o número 2 no tapete higiênico. Eu deixo ele no cercado ele não faz aí eu soltei ele ele faz em qualquer lugar da casa o que eu posso fazer a respeito????

  6. Josina disse:

    Um ótimo conteúdo gratidão.

Deixe o seu comentário