Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba o que causa inchaço nas partes íntimas do cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro se lambendo com inchaço nas partes íntimas
Lambedura excessiva é um dos principais sinais de inchaço nas partes íntimas dos cachorros

Um inchaço nas partes íntimas do cachorro é um sinal de que há algum tipo de infecção na região da vagina em cadelas ou no pênis dos cães.

Venha com a gente e saiba o que significa o inchaço nas partes íntimas do cachorro e quais são os tratamentos indicados nessas situações. 

O que pode ser inchaço na vulva da cadela?

Um inchaço na vulva de uma cadela pode ser o sintoma de que ela está cio ou, em casos mais graves, sofrendo com doenças localizadas na região.  

As enfermidades mais comuns relacionadas ao inchaço são: infecções, inflamações, tumores, presença de corpos estranhos ou cistos e prolapso. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas condições.

Cadela com parte íntima inchada e sangrando

Se, além do inchaço nas partes íntimas, a cadela apresentar sangramento na vulva, isso é sinal de que ela pode estar no cio. Principalmente se ele tiver de 6 meses a 1 ano, período em que elas enfrentam o primeiro cio.

Além do inchaço nas partes íntimas e sangramento, o cio de um cachorro fêmea apresenta os seguintes sinais:

  • lambedura excessiva da vulva;
  • a cadela se torna mais receptiva aos cães machos;
  • as partes íntimas da fêmea atraem cachorro excitados;
  • a vulva apresenta uma aparência escurecida;
  • a fêmea busca interação com machos durante os passeios.

Doenças relacionadas a inchaço nas partes íntimas de uma cadela

Se a sua cadela não está no cio e, mesmo assim, apresenta inchaço nas partes íntimas, isso pode significar que ela está com problemas de saúde. Nesses casos, o que pode causar desconforto nela é: 

Cisto no ovário

A presença de cistos no ovário pode acarretar inchaço na vulva da cadela. O principal sintoma é a vulva sangrando e inchada por longos períodos. 

Ao perceber que o sangramento da região está mais longo do que o de um cio, procure um médico-veterinário com urgência.

Tumores no ovário

Tumores no ovário é um uma condição que costuma se desenvolver com mais frequência em cadelas idosas. 

Os sintomas são semelhantes ao dos cistos no ovário. Por isso, é importante visitas frequentes ao veterinário.

Pois, quanto antes a doença for descoberta, maior são as chances de cura e o restabelecimento da saúde e bem-estar do pet.

Síndrome do Ovário Remanescente

A Síndrome do Ovário Remanescente é considerada uma doença rara e afeta cadelas logo após a castração. 

Se o procedimento não for feito corretamente, uma parte do tecido que reveste o ovário pode ficar preso na parte interna do abdome do pet.

Assim como os tumores e cistos, o principal sinal de que há algo errado é uma espécie de cio permanente do animal. É como se ela estivesse no período de sangramento do cio, mesmo não estando fértil.

Corpos estranhos no organismo

A presença de corpos estranhos na região vaginal da cadela pode acarretar sangramento e inchaço nas partes íntimas. Por isso, a qualquer sinal de que há algo errado, procure um especialista.

Piometra

A Piometra é uma infecção uterina grave que pode afetar cadelas de todas as raças e idades. O seu principal sinal é uma secreção esbranquiçada com traços de sangue saindo pela região vaginal da cadela.

Por ser uma doença grave, ao perceber qualquer excreção diferente na pet, procure um médico-veterinário com urgência.

Inchaço nas partes íntimas de uma cadela sem sangramento

cadela com inchaço nas partes íntimas se lambendo
Com ou sem sangramento, inchaço nas partes íntimas de uma cadela é sinal que há algo errado

Se você percebeu o inchaço nas partes íntimas da cadela, mas não há vestígios de sangramento, isso é sinal de inflamação na vagina. As principais doenças associadas a esses sintomas são:

Prolapso vaginal ou uterino

O prolapso vaginal ou uterino são condições de saúde que causam o inchaço nas partes íntimas da cadela. A principal diferença entre elas é a região do organismo afetada.

No caso do prolapso uterino, além do inchaço da vulva, há um pequeno nódulo externo na vagina da cadela. Outro sinal bastante comum é a apatia ou depressão.

O prolapso vaginal tem os mesmos sintomas da uterino e afeta, principalmente, que já tiveram ao menos uma gestação.

Traumatismo vaginal

O traumatismo, como o próprio nome sugere, surge a partir de golpe ou lesão na região vaginal da cadela. Dependendo da gravidade, pode até causar sangramento.

Vulvovaginite

A Vulvovaginite em cadelas também conhecida como vaginite canina é uma doença caracterizada pelo inchaço nas partes íntimas e a secreção de muco e pus. Além disso, coceiras e lambedura da região vaginal fazem parte dos sintomas.

Inchaço nas partes íntimas de cachorro macho

cachorro com inchaço na partes íntimas se lambendo
Balanopostite é uma doença que se localiza no pênis do cão

No caso de inchaço nas partes íntimas de cachorro macho, a principal responsável é uma doença conhecida como balanopostite.

A balanopostite em cachorro é uma inflamação que afeta a pele que cobre o pênis e a glande do animal de estimação. O que causa muito desconforto no pet.

As principais causas associadas a essa doença são: traumatismos, presença de corpos estranhos, picada de insetos e lambedura em excesso.

A partir de algumas das causas relacionadas, as bactérias se alojam no pênis do animal, causando pequenas feridas na pele. Em seguida, essas pequenas lesões acabam inflamando até chegarem ao estágio da balanopostite.

Como tratar inchaço nas partes íntimas do cachorro?

Ao perceber algum sintoma de inchaço nas partes íntimas do cachorro ou cadela, procure um médico-veterinário com urgência.

Apenas um profissional especializado poderá realizar os exames necessários para detectar as causas desse incômodo. Assim, ele poderá prescrever o tratamento mais assertivo para restabelecer o bem-estar do pet.

De maneira geral, um tratamento para inchaço nas partes íntimas do cachorro consiste na higienização da região e administração de medicamentos.

Agora que você já sabe o que causa inchaço nas partes íntimas de cachorros e cadelas, conte para gente: o que você faz para promover a saúde e bem-estar do pet?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário