Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vaginite canina: conheça causas e tratamentos

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaginite-canina

A vaginite canina é uma doença inflamatória que ocorre na mucosa da vagina ou no vestíbulo vaginal. Mais comum em cadelas, essa enfermidade pode acometer animais de quaisquer raças e idades, castradas ou não, como também sexualmente intactas e durante qualquer fase do ciclo reprodutivo.

Para sabermos mais, contamos com a ajuda da médica-veterinária Joyce Aparecida Santos Lima, da Educação Corporativa da Cobasi para podermos explicar com riqueza de detalhes tudo sobre vaginite em cadelas. Vamos lá?!

O que é vaginite canina?

A vaginite em cães é um processo inflamatório que acomete a vagina e que podem apresentar manifestações clínicas como a vulvite, inflamação na vulva, entre outros. De origem infecciosa ou não, a doença também pode ser associada à imaturidade no trato reprodutivo, estimulação androgênica, irritação química ou mecânica e anormalidades anatômicas.

Além disso, de acordo com a veterinária Joyce Lima: “A doença pode ocorrer devido a quedas de imunidade, presença de corpos estranhos, dermatite e malformações do órgão e da pele, que tornam a vagina um local mais propício para o desenvolvimento de fungos (como a Candida sp.), vírus (como herpes vírus) e bactérias (como Staphylococcus sp., Streptococcus sp., Brucella e Mycoplasma)”, afirma.  

Contudo, lembre-se de que independentemente do caso, a cadela deve ser levada ao veterinário para uma análise adequada. Afinal, somente um profissional poderá examinar o pet e buscar o melhor tratamento.

O que causa a vulvovaginite canina?

Segundo a especialista, “As causas mais comuns relacionadas ao surgimento da vulvovaginite são as anomalias anatômicas, nas quais a cadela apresenta sinais logo no primeiro cio. A fase pré-púbere que acontece antes mesmo do primeiro cio e problemas hormonais também estão relacionados à maturidade sexual, infecções bacterianas, fúngicas ou virais, e pós-parto por conta das alterações físicas.”, comenta.

No geral, a vulvovaginite canina pode ter diversas causas, por isso, separamos as mais comuns para te ajudar a identificar esse quadro. No entanto, em caso de sintomas, a cachorra deverá passar por um veterinário para analisar a condição.

Anomalias anatômicas

Nesses casos, o sistema reprodutor da cadela pode apresentar os sintomas desde cedo, quando as cachorras atingem o primeiro cio. Além disso, a cor e o corrimento podem variar de acordo com a anomalia.

Vaginite pré-puberal

Ocorre quando a cadela ainda não atingiu a maturidade sexual e nem teve o seu primeiro cio. Nesse caso, ela pode liberar um corrimento sem coloração, semelhante à clara de ovo.

Além disso, quando esse corrimento aparece, a cadela pode apresentar vulva inchada e lambeduras vaginais.

No entanto, o quadro costuma ser bem comum e não tende a apresentar maiores complicações. Ainda assim, vale a atenção do tutor, e em caso de novos sinais clínicos, consulte um veterinário.

Problemas hormonais

vaginite em caes

As questões hormonais têm muito a ver com a maturidade sexual das cachorras e pode causar diversas apresentações de muco ou corrimento. 

Infecção viral, bacteriana ou fúngica

Assim como os humanos, os animais também podem passar por momentos de desequilíbrio nas populações microbianas, ou seja, o número de bactérias no organismo aumenta. Nesses casos, é comum que a coloração do corrimento varie entre amarelo e esverdeado, sendo infecções que podem acometer cadelas em diversas fases da vida.

Além dessas condições, algumas neoplasias ou parto recente também podem causar sinais de vulvovaginite canina. 

Vulvovaginite em cadelas: sintomas

Ainda existem muitas dúvidas sobre quais os sintomas da vaginite em cadelas? Em suma, o corrimento é o sinal mais comum de vulvovaginite em cadelas. Além do corrimento, outros sintomas deixam em evidência que existe algum problema no local:

  • lambeduras em excesso na região da vulva;
  • partes íntimas úmidas ou com pelos unidos;
  • prurido;
  • eritema;
  • edema vulvar;
  • ferimentos e vermelhidão.

Outros sintomas mais perceptíveis podem ajudar tutores a identificar quando os pets estão doentes:

  • febre;
  • perda de apetite;
  • perda de peso;
  • aumento da ingestão água; 
  • aumento da micção;
  • apatia;
  • dor e dificuldade em urinar; 
  • urinar com maior frequência;
  • urina com sangue.

Sinais clínicos da vaginite canina

Para exemplificar melhor o tipo de inflamação, de acordo com o agente infeccioso que acomete o animal, existem cinco classificações que estão relacionadas à vaginite canina. Confira!

  1. Serosa: apresenta secreção líquida com coloração na cor creme.
  2. Catarral: secreção é densa, de cor branca e com odor ácido específico.
  3. Purulento: veias viscosas com pus verde-amarelo e forte cheiro desagradável.
  4. Fibrinoso: nas paredes da vagina surgem feridas e a parte superior da mucosa é destruída.
  5. Gangrenosa: desintegração tecidual, flocos de necrose com a secreção purulenta com sangue.
vaginite canina

É importante ficar atento, pois a inflamação pode causar aborto espontâneo ou o nascimento de filhotes debitado. Por isso, é importante iniciar o tratamento o mais breve possível. Quer saber quais são as principais medidas? Então, confira no próximo tópico!

Dessa forma, ao observar quaisquer sintomas, é importante levar o animal para uma consulta veterinária. Afinal, a vaginite em cães tem cura, porém, quanto mais cedo for diagnosticada, maiores serão as chances de tratamento. 

Vulvovaginite em cadelas tratamento 

Existe tratamento para vaginite canina? Sim, de acordo com o quadro e a causa da doença, normalmente, a administração de antibióticos, pomadas, associados à limpeza da região e orientação veterinária podem auxiliar na neutralização da enfermidade.

A médica-veterinária ainda diz que: “Para o diagnóstico e tratamento da vulvovaginite, é fundamental que a orientação seja feita pelo clínico veterinário, que poderá ser consultado assim que surgir o primeiro sintoma. Assim, após analisar todos os sinais presentes e fazer os exames quando esses forem necessários, o clínico irá direcionar o tratamento adequado.”, afirma Lima.

Em outras palavras, exames de citologia vaginal e vaginoscopia são utilizados para fazer o diagnóstico, ação fundamental para identificar a causa e o tratamento ideal para o caso específico.

“Geralmente, o tratamento é feito através da higienização da região, remédio para vaginite canina (pomadas) e quando necessário antibioticoterapia. Mas lembre-se sempre que o primeiro passo para o tratamento é procurar a orientação de um profissional de sua confiança.” completou.

Como prevenir a vaginite canina?

Assim, como para qualquer doença, a prevenção é sempre a melhor solução. A veterinária Joyce destaca algumas ações: “A prevenção, de uma forma geral, é feita com medidas simples, como higiene constante, alimentação saudável, acasalamento apenas com machos saudáveis, medicamentos e consultas periódicas ao médico-veterinário”.

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

57 Comentários

  1. Carla Oliveira disse:

    Me ajude porfavor minha cadelinha esta com as partes inflamada do mesmo jeito que esta falando vulvovaginite me digam que pomada devo usar e anti biotico pois ja levei ela no veterinario ela. Passou o remedio mas ela lambe muito.me ajude

    • Cobasi disse:

      Oi Carla, como vai? Ficamos felizes em saber que recorreu para um profissional, para estes casos o colar elizabetano seria interessante, para que a sua cachorra não tire o tratamento que foi indicado pelo medico-veterinário.

    • Patrícia disse:

      Minha cachorra só tem 4 meses e tá saindo um líquido creme da vagina dela o que pode ser

      • Cobasi disse:

        Olá, Patrícia! tudo bem?

        Se o corrimento for excessivo, tiver um odor forte, estiver acompanhado de outros sintomas como inchaço, coceira, desconforto ou se você estiver preocupado com a saúde da sua cachorra, é recomendável consultar um veterinário para uma avaliação adequada.

    • Olivia disse:

      Tenho uma York, com 10 anos está com a vagina tipo assada,vivi chorando e esfregando no chão,quando lavo fica mais tranquila, existe alguma pomada

      • Cobasi disse:

        Olá, Olivia! tudo bem?
        A irritação na região genital da sua Yorkshire pode ser causada por diferentes fatores, por isso, é importante consultar um veterinário para uma avaliação adequada e um diagnóstico preciso.

    • Adriana rocha disse:

      Boa tarde também estou com a minha cadela assim, com as partes íntimas inchada e com secreção com sangue, o que usar?

      • Cobasi disse:

        Adriana, antes de qualquer tratamento, o médico-veterinário precisa diagnosticar o seu pet. Ou seja, entender o que está acarretando esses sintomas, para então, prescrever a medicação correta.

  2. Lucineide Duarte Dos Santos disse:

    Olá, minha cachorrinha estar no cio no período de sangramento. Porém noto que ela a noite coçou muito a sua vulva e no dia seguinte notei um pouco arranhadinho. O que devo fazer?

  3. tais disse:

    olá, gostaria muito de saber uma forma para cuidar dessa doença em casa pois minha cadela apresentou os mesmo sintomas porem estou desempregada e com minha mãe com uma doença grave e estou preocupada com minha cadela pois tem os corrimento e teve uma grande perca de peso e estou sem recursos para pagar um veterinário sem emprego…

  4. Roseli disse:

    Minha cachorrinha é da raça desta da fito branca e manchas amarelas. Ela está com a vagina sangrando eu também estou desempregada não tenho como fazer um tratamento no veterinário. Ao mesmo tempo que está sangrando e está com o mal cheiro. E sempre ela teve e continua tendo o intesto preso. Por favor pelo amor de Deus qual o nome de uma pomada ou um remédio que posso dar para ela. Ela tem bastante sede, e imagino que ela tem febre. Isto porque ela tem a casinha dela. Mas as vezes ela vai debaixo das plantas na terra molhada. E ultimamente ela está com muitos carrapatos, sempre dou banho nela. Não seu se os carrapatos estão debaixo das plantas. Porque ela dorme é bem limpo. Por favor nos ajudam !!!

  5. Inês disse:

    Minha pug tem 8 anos e de uns dias pra ca observei ela girando sua vagina no chão. Olhei e vi que parece uma coceira e a pele em volta esta vermelha. O que pode ser e como cuidar. Ela está muito inquieta e aflita. Me oriente.

    • Cobasi disse:

      Oi Inês, como vai? Qualquer mudança no comportamento de sua cachorra é indicado uma visita ao medico veterinário, até mesmo para observar se será necessário medicação para realizar o tratamento!

  6. Maria Célia Camelo de Carvalho disse:

    Minha cachorrinha é. Fox Paulistinha, castrada antes do primeiro cio e está apresentando corrimento claro de odor peixe podre. O que devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Oi Maria, como vai? A saúde da sua cachorrinha é muito importante não deixe de leva-la no medico-veterinário para realizar o diagnostico completo:)

  7. Emilly disse:

    oi boa noite minha cachorrinha poodle esta c um corrimento cor marrom,ela nao cruzou ,gostaria q vc me indicasse um remedio ,o q poderia ta dando a ela pfv,me ajude esse corrimento gera tb dor?

  8. José paiva ferrão disse:

    Meu cachorro esta sangrando no penis ja a 30 dias o que possl fazer?

    • Cobasi disse:

      José, recomendamos que leve o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível, pois esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivos!

      • Ana Cláudia disse:

        Oi minha cachorra Dálmata está com a vagina dela vermelha da e parece que está com um caroço duro.e ela fica lambendo direto.
        O que Será?

        • Cobasi disse:

          Olá, Ana! tudo bem?

          A presença de vermelhidão na vagina e a sensação de um caroço duro podem indicar uma variedade de condições possíveis em uma cachorra, mas somente um veterinário após uma avaliação adequada poderá fornecer um diagnóstico preciso.

  9. Marly Rabelo disse:

    Minha cachorrinha é uma pooble e tem 15 anos, esses dias estou vendo que a vagina dela está bem grande, como se estivesse no cio, será que por conta da idade?

    • Cobasi disse:

      Oi, Marly! tudo bem?

      Os cães idosos precisam de cuidados especiais, sugerimos que leve a sua cachorrinha poodle ao médico-veterinário para uma análise adequada!

    • Gildenira disse:

      Minha cachorrinha está com um corrimento ,amarelo
      Oque devo fazer

      • Cobasi disse:

        Olá, Gildenira! Como vai?
        Essa coloração do corrimento pode acontecer por diversos motivos e somente um médico-veterinário pode diagnosticar e prescrever o tratamento da sua cachorrinha. Ok?

  10. Elena disse:

    Minha cachorra está com corrimento e fica lambendo o tempo todo, que medicação posso usar. Ela é castrada

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Elena! Tudo bem?
      A indicação de medicamentos deve ser feita por um médico-veterinário após avaliação clínica. Recomendamos que procure um profissional para seu cachorrinha. =)

  11. Maria Aparecida disse:

    Minha cadelinha está com a vulva muito inchada e não está no cio ela lambe muito está tipo um nervo duro na vulva o que será

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria! Tudo bem?

      Como ela não está no cio, o recomendado é que leve o pet ao médico-veterinário para que o profissional possa avaliar esse sintoma, ok?

  12. Solange Baptista disse:

    Tenho uma Tem em de 10anos.
    Acompanhada por 3 veterinários.
    Não tem secreção, porém as lambeduras são muito frequentes. Já usei lencinhos umedecidos o que piorou a situação(de acordo com a opinião dos vets). Lavei com Dermacid(recomendado por vets), lavei com Clorexidina(recomendado por vets) e nada melhora essa condição de lambedura. Já fez exames hormonais, tiróide…todos os exames possíveis e imagináveis. Qual sei a a sua recomendação? Não sei mais o que fazer!

    • Cobasi disse:

      Olá, Solange! Como vai?

      È importante que saiba que somente um médico-veterinário poderá prescrever mediações para que o seu pet tenha um tratamento adequado e seguro, ok?

      Desejamos melhoras a ela! 🧡

  13. Cleuza Fraszczak disse:

    Minha cachorra após o cio (cerca de duas semanas passadas ) mas agora está com vazamento na vulva e sentindo muita dor
    Parou de comer e as patas não tem forças para se levantar. Além do Veterinário o que posso fazer?

  14. Loboama disse:

    Oi bom dia ,minha cachorra teve uma cruza com um cachorro,e a vagina dela está machucada e pra fora ,oq devo fazer…

  15. Elaine disse:

    Minha cachorrinha está parte da vulva inchada tem 8 meses de vida o que pode ser? Pincher.

  16. Norma Lúcia Fernandes disse:

    Oi bom dia ,tenho uma poodle, tem uns 8 das q est saindo um corrimento amarelo tipo pus mas não tem cheiro e ela nao é castrada e ficou uns dias no cio, e tem 12 anos, como vou tratar

    • Cobasi disse:

      Norma, é essencial levar o animal a uma consulta com um médico-veterinário. Afinal, somente um profissional poderá fazer o diagnóstico e tratamento adequado.

  17. Flávio disse:

    Minha cadelinha, está com sangramento e a vulva muito inchada , ela tá com muita dor , tanta dor que ela mal levanta para andar , ela tem 12 meses , provavelmente e primeiro menstruação dela , oque devo fazer ?

  18. Nete disse:

    Boa noite ! Minha cadela saiu um caroço pequeno na vagina e ela fica lambendo o que posso fazer pelo amor de Deus,estou triste demais me ajude por favor agradeço o que fazer

    • Cobasi disse:

      Se sua cadela apresenta um caroço na vagina, é essencial consultar um veterinário. Pode ser um problema sério, e o veterinário poderá fazer um diagnóstico adequado e fornecer tratamento.

  19. Ana Karine disse:

    Minha cachorra esta com vulvovaginite e está triste não quer comer posso faser o tratamento com remédios .

    • Cobasi disse:

      Olá Ana Karine! Para casos de vulvovaginite em cachorros, é crucial consultar um veterinário antes de iniciar qualquer tratamento. Eles podem prescrever medicamentos apropriados para garantir a recuperação da sua cachorrinha.

  20. Fernando santosb disse:

    Tem algum remédio caseiro para aliviar a coceira da parte íntima ? Se for vaginite

    • Cobasi disse:

      Para aliviar a coceira na parte íntima do seu pet, é essencial consultar um veterinário. Eles podem avaliar a situação e recomendar tratamentos apropriados para garantir o bem-estar do seu animal de estimação.

  21. Luzia Guelbeck disse:

    Minha cachorra está com infequeçao e com baquiterias por lanber qual o tratamento adequado. Já levei em vários clínica e veterinário e o resultado é sempre o mesmo. Qual o melhor antibiótico. Faço curativo 2 vezes a dia. Me ajude por favor

    • Cobasi disse:

      Luzia, é importante levar o seu animal de estimação a um veterinário para avaliação e tratamento adequados. O tratamento pode incluir antibióticos, curativos e outros medicamentos, dependendo da gravidade do caso.

  22. Juliana disse:

    Minha cadela desque comecei dar injeção ela está com um corrimento amarelo não sei o q dar pra ela

    • Cobasi disse:

      Olá Juliana! 😊 Lamentamos saber sobre a situação da sua cadela. Recomendamos consultar um veterinário para avaliação adequada, pois o corrimento amarelo pode indicar algum problema de saúde. Evite administrar medicamentos por conta própria e busque orientação profissional.

  23. Cristina disse:

    Minha cadelinha começou ontem com um corrimento de cheiro muito forte ardido

  24. Monique disse:

    Gostaria de indicação de pomadas pois já levei minha capelinha em 2 veterinários e nenhum resolveu.

    • Cobasi disse:

      Monique, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, só o profissional pode receitar medicamentos a sua cadelinha.

Deixe o seu comentário