Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bolinha no olho do cachorro: saiba mais sobre o olho de cereja

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
bolinha no olho do cachorro

A bolinha no olho do cachorro pode ser derivada de uma série de fatores. O ideal é que um profissional qualificado faça o diagnóstico do problema que seu pet está enfrentando.

O mais comum é que a protrusão avermelhada em cães seja uma doença chamada olho de cereja, ou cherry eye, como também é conhecida. 

Seu tratamento não é apenas estético: na verdade, se não for cuidado, o problema pode gerar novas infecções no olhinho do seu pet. Por isso, ao primeiro sinal da infecção, vá ao médico para saber o que está acontecendo!

O que pode ser a bolinha no olho do cachorro?

A bolinha no olho do cachorro nada mais é do que o prolapso da glândula da terceira pálpebra. Não sabe o que isso quer dizer? Nós te ajudamos a entender!

Além das pálpebras superior e inferior, cães domésticos possuem uma terceira pálpebra, próxima à linha d’água, no cantinho do olho. Esta camada é responsável por cuidar da glândula lacrimal, que lubrifica o olho do seu bichinho e protege contra sujeiras.

No entanto, a bolinha no olho do cão surge por causa do deslocamento da glândula para área mais externa. Então, ela infecciona e faz com que o olho de cereja surja e adquira o formato e a cor que lhes deram o nome.

Esta pequena bolinha pode variar de tamanho e deve ser tratada assim que aparecer. 

Causas do problema

As causas do olho de cereja ainda não são claras.

Diz-se que o problema ocorre devido à fraqueza ou má formação da terceira pálpebra. Quando os ligamentos da estrutura estão fracos, a glândula sai do seu lugar e fica exposta, até ressecar. Infelizmente, não há como prevenir a infecção.

Além da bolinha no olho, outros sintomas são o ressecamento do olho ou secreção contínua. Por isso, se não for tratada, a doença pode acarretar outras infecções ou lesões mais graves – mas é raro que o problema cegue o animal.

Cães braquicefálicos são mais propensos a terem o olho de cereja, por causa do formato de sua cabeça, que torna o ducto lacrimal fino. Além disso, o problema é hereditário.

Doenças parecidas

Existem algumas doenças parecidas com o cherry eye. Por isso é tão importante levar seu cão ao médico, para que ele recomende o tratamento certo.

  • Nódulos: possuem diversas causas e podem ser mais graves
  • Eversão da cartilagem da terceira pálpebra: quando a pálpebra de sustentação fica fora do lugar
  • Edemas da glândula da terceira pálpebra: o inchaço pode ser inflamatório, neoplásico ou infeccioso.

Tratamento do olho de cereja

Não faça receitas caseiras ou medique seu cão por conta própria, porque isso pode prejudicar ainda mais a saúde e bem-estar do pet.

O veterinário fará os exames necessários para descobrir a causa da bolinha no olho do cachorro.

O comum é que o animal passe por uma cirurgia para reposicionar a glândula lacrimal. Então, no pós-operatório basta seguir os cuidados recomendados pelo veterinário, com os medicamentos certos, para que seu cão recupere-se com rapidez e saúde. 

Cuide do seu cão com carinho! Veja mais posts no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário