Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lágrima ácida: saiba o que o que é e como tratar o seu cão

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Lágrima ácida em cão

O seu cão tem uma manchinha escura e úmida abaixo dos olhos? Você sabia que isso pode ser um sinal de que ele está sofrendo de lágrima ácida? É isso mesmo! Venha com a gente e descubra mais sobre esse problema e como ajudar o seu animal a ficar livre dele.

O que é lágrima ácida?

O nome lágrima ácida chega a assustar, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar, ela nada mais é do que o acúmulo de líquido na região dos olhos de cães e gatos. Isso acontece devido à uma falha no canal lacrimal do animal, que não consegue fazer a drenagem das lágrimas. 

Com isso, as secreções oculares do cão acabam vazando e se acumulando logo abaixo dos olhos, gerando uma coloração marrom nos pelos e um odor nada agradável. As substâncias responsáveis por essa coloração e o cheiro são a porfirinas e catecolaminas, que surgem a partir da degradação das hemácias e são  ricas em ferro. 

Vale ressaltar que as lágrimas ácidas não fazem parte do choro do animal. Afinal, cães não choram pelos olhos. Quanto nossos animais estão tristes, eles se expressam emitindo sons agudos e repetitivos.

Causas da lágrima ácida em cães

A cromodacriorreia, popularmente conhecida como lágrima ácida em cachorro pode ter origem em uma série de fatores, que vão desde uma alimentação pobre, até obstrução do canal lacrimal do animal. Entre as causas mais comuns de lágrima ácida, estão: 

  • irritação nos olhos;
  • pálpebras mal posicionadas;
  • excesso de produção de lágrimas;
  • falta de absorção;
  • alteração anatômica no canal lacrimal;
  • obstrução do canal, total ou parcial;
  • excesso de pelos;
  • tártaro nos dentes;
  • dieta pobre, com deficiência ou excesso de vitaminas, minerais ou carboidrato;
  • excesso de carne vermelha, aumento de ferro e outros minerais.

Raças de cães predispostas a ter lágrima ácida

Cachorro com manchas abaixo do olho causadas por lágrima ácida

A lágrima ácida em cachorro é um problema que pode afetar todos os tipos de cães. Entretanto, há algumas raças que têm maior predisposição a esse problema. Nesse caso, estamos falando de cães braquicefálicos e aqueles que têm a pelagem muito mais clara. Conheça algumas dessas raças. 

  • Spitz Alemão;
  • Pequinês;
  • Lhasa Apso;
  • Pug;
  • Bulldog;
  • Shih Tzu;
  • Poodle;
  • Maltês.

Qual é o tratamento para lágrima ácida?

Como a região afetada fica sempre úmida e suscetível à proliferação de bactérias causadoras de infecções, o recomendado é buscar ajuda de um médico-veterinário. Só ele poderá avaliar corretamente o quadro clínico do cão e indicar o melhor tratamento.

De maneira geral, o tratamento de lágrima ácida consiste em fazer a desobstrução do ducto lacrimal do animal, o que normalmente é uma tarefa bastante simples. Entretanto, se há um comprometimento severo do canal, é possível que o cachorro precise passar por uma cirurgia.

Lágrima ácida em cachorro: prevenção

A melhor maneira de evitar complicações mais sérias relacionadas à cromodacriorreia é a prevenção. Por isso, para que a lágrima ácida não afete o seu Shih-tzu, Maltês ou qualquer raça de cão, o recomendado é limpar a região dos olhos do pet duas vezes por dia, sempre com gaze. 

Além disso, o tutor pode aproveitar os momentos de descontração do animal para realizar pequenas massagens nos cantos dos olhos. Dessa maneira, é possível evitar que o ducto lacrimal fique entupido. 

Outro hábito que ajuda bastante a evitar o surgimento da lágrima ácida é manter os pelos do animal sempre higienizados e aparados. Assim, o animal não corre o risco de ter bactérias ou pelos entrando em contato com o seu canal lacrimal. 

Para finalizar, a última dica é: invista em ração natural de qualidade para o seu cãozinho. Pois, como vimos acima, o excesso de ferro dos alimentos causa entupimento do ducto lacrimal e o escorrimento de lágrimas, causando a cromodacriorreia.

Agora que você já sabe o que é a lágrima ácida e como evitá-la, compartilhe com a gente o que você tem feito para manter a saúde do seu cão em dia.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Rosi Cunha disse:

    Minha Poodle 🐩 tá com 15 aninhos e graças a Deus, não tem lágrimas ácidas. Minha filha sem saber limpava a área dos olhos dela desde pequena, toda vez que aparecia a machinha escura, ela pegava a bichinha e limpava. Minha filha tinha 8 anos quando ganhou essa Poodle e ela fazia a cachorrinha de bebê, por isso limpava sempre. Resultado! O pêlo da região dos olhos até hoje, tem a mesma tonalidade do corpo. Muita gente me perguntava o que fiz que a Poodle não tinha o pêlo manchado, agora vi que basta fazer a higiene no local.

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosi! Que história incrível e um belo exemplo de como cuidados simples podem fazer uma grande diferença na saúde e na aparência dos nossos pets. Sua filha, intuitivamente, adotou uma prática excelente desde cedo, que é a limpeza regular da área dos olhos da sua Poodle. A sua experiência reforça a importância da higiene constante no bem-estar animal. Obrigado por compartilhar essa dica valiosa com a comunidade!🧡

Deixe o seu comentário