Cachorro soltando muito pelo: o que fazer?

Compartilhar:


Exemplo de cachorro soltando muito pelo

Ver o cachorro soltando muito pelo liga o sinal de alerta em tutores mais atentos, mas será que isso é um problema? Na maioria dos casos, esse evento causa algum problema no organismo do animal. Saiba quais são as principais razões que fazem um cão perder o pelo e como agir.

Cachorro soltando muito pelo: normal ou não?

Encontrar pelos pela casa é bem comum para quem tem cachorro, no entanto, é importante ressaltar que nem todas as raças são iguais. É normal que cães de determinadas raças soltem mais pelos do que outras.

A queda de pelagem dos cachorros acontece porque, assim como os humanos, o organismo é constituído de folículo capilar, que crescem e caem em ciclos. Nos cachorros esse ciclo é formado por três fases: crescimento, repouso e queda.

A queda dos pelos nada mais é do que o envelhecimento do pelo ou do folículo, por isso é comum que ele apresente uma perda de pelos moderada. Isso é apenas um sinal de que a pelagem do cãozinho está sendo renovada.

No entanto, se o cachorro está soltando muito pelo, é importante ficar atento. Você percebeu que os pelos não estão caindo de forma homogênea, ou se ele está perdendo mais pelos em algumas partes do que em outras? Então, a melhor solução é procurar a ajuda de um médico-veterinário de confiança.

Porque o cachorro está soltando muito pelo?

Durante a mudança das estações do ano, é normal ver o cachorro soltando muito pelo. Isso acontece porque é o momento do pet trocar a pelagem e garantir mais conforto de acordo com aquela estação do ano.

Além disso, algumas raças têm o que é chamado de subpelo, uma camada extra de pelagem. Que durante as épocas mais quentes do ano, como a primavera, são substituídas por pelos mais finos.

No entanto, se você percebeu uma queda fora do normal e está se perguntando por que meu cachorro solta muito pelo? Conheça os motivos que levam a queda exagerada de pelos nos cães e o que fazer nessas horas.

1. Traumas ou estresse

Situações que causam traumas ou estresse também são fatores que contribuem para a queda exagerada da pelagem do animal. Mudanças bruscas de endereço, maus tratos, ficar muito tempo sozinho ou sem alimentação são eventos que deixam o cachorro estressado e, em consequência disso, ficar soltando muito pelo.

2. Problemas hormonais

Problemas como tireoide, diabetes, síndrome de Cushing, ou gestação, interferem diretamente no ciclo de pelagem dos cachorros. Por desregular os hormônios do pet, elas podem ser a causa do seu cachorro ficar soltando muito pelo.

3. Alergias a produtos ou alimentos

As alergias ou dermatites também podem causar a queda de pelos. Isso pode ocorrer pelo uso de cosméticos, alimentação ou até pela presença de algum fungo na pele do animal. Por isso, ao notar áreas com menos pelos, não hesite em levar seu amigo ao veterinário.

4. Infecções parasitárias

As infestações de pulgas e carrapatos também podem causar alergias nos pets. Além disso, ao serem picados, é comum que os cachorros apresentarem muita coceira no local da picada, o que pode causar a queda de pelos. O uso de antiparasitários é fundamental para evitar o contágio de parasitas no pet.

Como prevenir a queda de pelo do seu cachorro?

cachorro soltando pelo cuidados

Agora que você já sabe que cachorros soltarem pelos é normal e os motivos que levam à queda acentuada de pelagem dos animais de estimação, chegou a hora de saber como prevenir. É muito simples, basta adotar os seguintes hábitos.

Faça a escovação adequada

Pentear o pet com frequência ajuda o animal a liberar os pelos que ficam soltos pelo corpo, evitando a queda pela casa. Algumas escovas como a furminator, possuem tecnologias capazes de ajudar a retirar os pelos mortos e estimular os óleos naturais da pelagem do cão. Confira como fazer.

Alimentação de qualidade

Ofereça rações e petiscos de qualidade. As rações super premium são balanceadas e ricas em nutrientes de qualidade, garantindo maior vitalidade, resistência e brilho aos pelos do cão, evitando a queda.

Se a raça do seu cão é daquelas que solta um grande volume de pelos ou você percebeu a queda acentuada, você pode fazer uma mudança na dieta do animal. Uma sugestão recomendada por médicos-veterinários são as rações terapêuticas como a Ração Royal Canin Veterinary Diet Skin Care Small Cães, que ajuda a reduzir a queda da pelagem.

Uso de Antiparasitários

Uma maneira de prevenir que o cachorro fique soltando muito pelo é fazer uso preventivo de medicamentos antiparasitários, antipulgas e carrapatos. Assim o tutor evita que animal contraia os parasitas que causam a queda de pelos.

Cuidados com os banhos

Dê banhos apenas com produtos próprios para cachorro. Além disso, na limpeza caseira, tome o cuidado de secar muito bem o pet a fim de evitar que ele contraia fungos na pele. Pois eles podem causar coceiras, irritação e queda de pelos.

Visite um médico-veterinário

Ao notar que o pet está coçando muito determinado local, ou perdendo pelos, leve-o ao veterinário. O profissional irá avaliar se o animal pode estar com algum problema de saúde e indicará o melhor método de tratamento.

Para tratar a queda de pelos, é preciso avaliar o que está causando o problema. Quando for algo nutricional, pode ser indicado a suplementação com vitaminas e ômega 3 e 6. Já no caso de outras doenças, pode ser que o veterinário indique produtos específicos para a queda, como shampoos ou medicamentos.

O seu cachorro está soltando muito pelo? Compartilhe com a gente nos comentários o que você faz para resolver o problema.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Wilson Roberto Linares disse:

    Sou cliente de vcs Tenho uma Pug com 11 meses, ela é vacinada, vermufugada com acompanhamento de uma veterinária com frequência!

  2. Maria Inês Maciel disse:

    Achei ótimo tds informações e orientações p aprender tds os dias.

Deixe o seu comentário