O que passar no chão para o cachorro não urinar?

Compartilhar:


O que passar no chão para o cachorro não urinar?

Saber o que passar no chão para o cachorro não urinar é necessidade de muita gente. Não são só os filhotinhos que ainda estão aprendendo que podem fazer xixi e cocô no lugar errado. Em muitos casos, um cachorro urinando em todo lugar pode ser adulto também.

Até existem alguns truques para cachorro não urinar no local errado, mas o principal aqui é realmente resolver o problema, educando o pet. E, para educar seu melhor amigo peludo é preciso entender por que eles fazem xixi no meio da sala, ou em cima do tapete.

Fique com a gente até o final do artigo e conheça uma verdadeira receita para cachorro não urinar no local errado!

O que passar no chão para o cachorro não urinar no lugar errado

O que passar no chão para o cachorro não urinar no lugar errado

Como toda ajuda é bem-vinda, além das orientações sobre a melhor maneira de ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo, você também pode contar com a ajuda de algum produto.

Produtos do tipo “xixi sim, xixi não” ajudam bastante no processo de reconhecimento da área que pode ser utilizada como banheiro. Porém, é preciso que o tutor esteja presente e seja ativo nesse processo de educação do pet. Dessa forma os resultados aparecem mais rapidamente e serão duradouros. Confira a seguir os principais tipos de produtos indicados para cachorro não fazer xixi onde não deve.

O que passar no chão para cachorro não fazer xixi

Alguns produtos podem ajudar na tarefa de educar o seu cão. Confira!

  • Educadores sanitários: esses produtos ajudam a direcionar o cachorro, por meio do olfato, para os locais onde ele pode fazer xixi e cocô. Geralmente são utilizados em conjunto, ou seja, um indica onde o cão pode fazer xixi, e o outro onde ele não pode.
  • Repelentes para cães: às vezes o pet cisma com algum lugar, como um cantinho específico da casa. Nesses casos, um produto caseiro para cachorro não urinar no portão, por exemplo, pode ajudá-lo a quebrar o comportamento indesejado no animal. Tome muito cuidado ao escolher o que passar no sofá para o cachorro não urinar, bem como em outras superfícies cobertas por tecido ou madeira, pois dependendo da composição do produto elas podem manchar.
  • Vinagre: o uso de produto caseiro para cachorro não urinar no tapete, ou uma mistura para cachorro não urinar em outros locais errados, pode parecer uma boa ideia a princípio, já que o cheiro forte repele o pet. Mas essas soluções podem provocar danos aos seus móveis e objetos. Além disso, por ser muito ácido, o vinagre pode provocar reações alérgicas no cãozinho.

Como ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

O que passar no chão para o cachorro não urinar: como ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

Mais do que um produto para cachorro não urinar no local errado, é preciso ensinar onde é o local certo do cão fazer suas necessidades fisiológicas. Para isso, é preciso dedicação, treinamento, paciência e compromisso com o peludo, que dará o melhor de si ao perceber que você também está se esforçando para ensiná-lo.

Para educar um cachorro para que ele faça xixi e cocô no lugar correto, você vai precisar de:

  • paciência – o processo de aprendizagem pode levar apenas alguns dias com alguns cães, ou algumas semanas com outros. É importante não desistir e não punir o pet, nem com palavras, nem fisicamente, caso ele cometa um erro;
  • rotina – cães aprendem pelo reforço, então construir uma rotina em torno dos hábitos é fundamental!
  • atenção – observar os momentos em que o pet costuma fazer xixi é necessário para levá-lo ao local correto nessas ocasiões. Quer você prefira o tapete ou o banheiro higiênico, leve o cão até lá depois que ele acordar pela manhã e ao longo do dia depois das sonecas, depois das refeições e das brincadeiras, cerca de 20 minutos depois de comer e também antes de dormir;
  • reforço positivo – um cachorro que se sente recompensado por agir bem vai querer mais e mais recompensas. Fique atento para fazer festinha, dar carinho e até alguns petiscos para o seu cão quando ele acertar o local correto de fazer xixi. Depois, reforce esse comportamento durante pelo menos duas semanas, até que o hábito esteja instalado.

Meu cachorro fez xixi fora do lugar: e agora?

O que passar no chão para o cachorro não urinar: como evitar acidentes com xixi de cachorro fora do lugar

Mesmo cães treinados podem fazer xixi e cocô fora do lugar de vez em quando. Pode ser que o pet calcule errado o melhor ângulo para acertar o tapete higiênico, ou apenas esteja apertado demais e não tenha tempo de chegar até seu banheiro.

Nesses casos, a melhor maneira de agir é preventivamente. Assim, além de saber o que passar no chão para cachorro não urinar, você pode tomar algumas outras providências para evitar acidentes. Confira a seguir!

Como evitar acidentes com xixi de cachorro fora do lugar

  • Foco na rotina: os cachorros funcionam como um relógio! Basta observar por alguns dias para perceber que eles fazem xixi e cocô, dormem e comem sempre no mesmo horário. Se você tiver isso em mente, pode fortalecer a rotina e tornar muito mais fácil evitar xixi fora do lugar dentro de casa.
  • Restrinja os espaços: mesmo que o seu pet seja muito educado, pode ser tentador demais para ele fazer xixi fora do lugar quando estiver sozinho em casa. Por isso, procure restringir um pouco a área que ele poderá acessar quando você não estiver por perto, e deixe tapetes higiênicos limpos disponíveis antes de sair.
  • A limpeza é sua aliada: se o cachorro fez xixi onde não devia e a limpeza do local não foi tão completa assim, há grandes chances de que ele cometa o mesmo erro. Isso porque o olfato é o mais forte dos sentidos em um cão, então ele vai se guiar pelo cheiro da própria urina ao procurar um lugar para ir ao banheiro. Utilize produtos de uso veterinário e limpe completamente os locais onde você não quer que ele faça xixi para evitar que isso se repita.
  • Seja paciente, gentil e carinhoso: sabemos que pode ser muito chato encontrar xixi e cocô fora do lugar, mas brigar com seu cachorro exageradamente não vai resolver o problema. Respire fundo e tenha calma! Se você se exceder, gritando ou batendo no cachorro, muito provavelmente terá questões comportamentais ainda mais sérias para resolver.

E então, vamos começar os treinos? A paciência é sua melhor amiga, por isso não perca a esperança e nem desista do adestramento. Um cachorro leva mais ou menos duas semanas para mudar um hábito, mas os exercícios precisam ser constantes, e isso depende de você.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre como limpar ambientes com pets no CobasiCast, o podcast da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. Soriane Pizzamiglio disse:

    Minha filhote de 5 meses faz o xixi no lugar certo, aonde coloco jornais, mas o cocô ela só faz na sala, sempre no mesmo canto, ao lado do sofá.
    O q posso fazer??
    Pf, me envie um email
    Att
    Soriane

  2. Irene maria disse:

    Estou gostando das dicas

  3. Perpetuo disse:

    meu pet desde 06 meses que sempre fez xixi e coco no tapete higiênico e mesmo sempre fico no mesmo lugar. Agora ele esta com 03 anos e deu para fazer as necessidades fisiológicas pela casa, o que pode estar acontecendo?

    • Cobasi disse:

      Olá! Como vai? Será preciso avaliar se algo mudou, por exemplo o local onde você colocava o tapete higiênico dele. Caso não tenha mudado, é importante fazer uma visita ao médico veterinário para verificar se essa mudança comportamental pode ser em decorrência de algo na saúde.

  4. Tatiane silva disse:

    Ola meu cachorro tem 1 ano 4 mês ele faz xixi na casa toda ate mas camas se deixar as portas do quarto aberta

  5. Eni Maria Schorr disse:

    Meus cachorros latem toda vez que outro cachorro e pessoas passam em frente de minha casa.

  6. Sueli Fernandes disse:

    Meu cachorro faz xixi no lugar errado….depois de alguns anos isso piorou…já fiz de tudo mas ja estou cansada e sem paciência rs Faz no pé do fogão no pé da geladeira….aff…
    Ele é um lhasa de 09 anos
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Sueli, como vai? Quando o próprio tutor tem dificuldades para treinar o pet, recomendamos a contratação de um adestrador para resolver o problema. =)

  7. Néia disse:

    Meu cão tem 5 meses ele fazia xixi no tapete higiênico. Mas depois do primeiro passei na rua ele começou a levantar a perna nos cantos da casa na cortina o que eu faço

  8. Yara disse:

    Eu tenho um pincher de 1 ano ele faz xixi em tudo, mas tudo mesmo, sofa ,cama ,almofada, travesseiro,em todos os pés dos móveis incluindo geladeira,sofá, tudo.e uma pincher de 7 anos que resgatei ,faz xixi e côco em qualquer lugar da casa, tô no desespero ja

  9. Claudia disse:

    Ganhei um cachorrinho de presente, ele tem apenas 2 meses gostaria muita de ensinar ele fazer as nesses idades no lugar certo

  10. Silvana disse:

    Eu tenho uma cadelinha e ela faz xixi no tapete.. mais agora temos um cachorrinho e ele faz xixi em toda a casa já não sei mais oque fazer ensinar um cachorrinho é muito mais dificil

  11. Ana disse:

    Meu cachorro faz xixi no tapete higiênico o problema e que ele marcou território só faz atrás da porta de entrada da casa , gostaria que ele fizesse em outro lugar da casa

Deixe o seu comentário