Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Amônia Quaternária: O que é para que serve?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com balde e produtos de limpeza

A amônia quaternária pode ser uma aliada para quem tem animais de estimação em casa, afinal, os cuidados com o pet vão além de alimentar bem, dar carinho e cuidar da saúde. Higienizar o local onde ele vive é fundamental para seu bem estar!

Por mais limpinhos que nossos pets sejam, eles podem carregar inúmeras bactérias, inclusive quando fazem suas necessidades. 

Além disso, os desinfetantes próprios para pets, são essenciais na hora de eliminar as bactérias da urina desses animais, ajudando o pet a mudar o local que costuma fazer xixi. 

Mas afinal, será que estamos limpando nossa casa da maneira correta? Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas e te explicar o que é a tal da amônia quaternária. 

O que é amônia quaternária?

Quem tem pet em casa já deve ter ouvido falar dos benefícios da amônia quaternária para a limpeza dos ambientes, no entanto, nem todo mundo sabe exatamente o que é essa substância. 

Eles são compostos conhecidos por CAQs, ou seja, surfactantes catiônicos altamente tóxicos contra microorganismos, vírus, bactérias e fungos. Por isso, ele costuma ser conhecido como um biocida, capaz de eliminar essas substâncias do ambiente. 
A amônia quaternária é costumeiramente usada na elaboração de desinfetantes e sanitizantes, além de serem utilizados na indústria farmacêutica, alimentícia e atualmente na agrícola, como controle de pragas e doenças nas plantações.

Benefícios da amônia quaternária para quem tem pet

Ficar grudado com os nossos pets, faz muito bem para nós e para eles, mas é importante prestar atenção com alguns cuidados com a higiene

Para prevenir doenças, o local onde seu pet faz as necessidades deve ser limpo com os produtos corretos. Lembre-se que pets podem contrair verminoses e outras doenças na rua ou até em casa e algumas delas são assintomáticas se tornando ainda mais perigosas e propensas à contaminação.

Para isso, a higienização é tão importante! Uma boa dica é usar desinfetante pet com amônia quaternária.

Ao contrário dos produtos comuns, o desinfetante de amônia quaternária mata bactérias, vermes, vírus e fungos que podem transmitir doenças para os humanos e para outros animais. 

O composto é altamente tóxico contra microrganismos e por isso sua potente ação biocida é indicada para casas com pets, clínicas veterinárias, pet shops, canis, quintais, além de indústrias farmacêuticas e alimentícias, restaurantes, clínicas médicas e hospitais. Muito mais segurança para o seu lar!

Outra vantagem do desinfetante de amônia é que você não precisa enxaguar após o uso. A seguir, ensinaremos como usar o desinfetante pet com amônia quaternária.

Como encontrar produtos com amônia quartenária?

“Ouvir falar que desinfetante de amônia quaternária é bom, é fácil. Agora quero ver encontrar isso para vender por aí!”. Se você pensou nisso, saiba que encontrar esses desinfetantes é mais fácil do que se imagina. 

Os pet shops ou lojas especializadas em animais costumam ter, na realidade, eles são desinfetantes normais, mas indicado para pessoas que têm animais de estimação. 

A Cobasi tem uma série desses produtos, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce e você pode escolher a fragrância que mais agradar!

Que tal aproveitar este assunto, para conhecer alguns deles? 

Hysteril – Eficaz contra bactérias, germes e fungos, além de desinfetar, o Hysteril ainda perfura e elimina odores. Muito prático e econômico, o produto não precisa de enxágue e rende mais do que 400 litros.

À base de amônia quaternária à 20%, Hysteril pode ser usado para desinfecção de consultórios, centros cirúrgicos, canis e gatis, banho e tosa, caixas de transporte e quintais. Ele também é ideal para o uso doméstico e não mancha!

Vet+20 – A marca contém desinfetantes de diversos tamanhos e aromas. Além disso, a linha conta com o desinfetante spray, que é fundamental para te ajudar na higienização dos móveis e outros acessórios. 

Ele deve ser aplicado na diluição recomendada e permanecer no local por até 10 minutos. 

Para matar as bactérias, pode ser diluído 100 ml do produto em 2 litros de água ou 500 ml em 10 litros de água.

Para limpeza geral da casa, a recomendação de diluição é de 10 ml de produto em 5 litros de água. 

O Vet+20 spray já vem com a diluição exata para atender todas as necessidades do tutor!

Herbalvet – Além de desinfetar e desodorizar os ambientes, o herbalvet também possui ação bactericida, fungicida, viricida e desengordurante. Este produto é altamente concentrado e deve ser utilizado diluído em água. Para isso devemos misturar 1 ml de produto em 700ml de água. 

Vancid – Elaborado a base de amônia ele promove a desinfecção e desodorização de ambientes, age contra os micro-organismos Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Candida albicans, Salmonella typhimurium, Streptococcus faecalis, e Streptococcus agalactiae e Brucella abortus.

Seu uso deve também deve ser diluído em água, sendo 10 ml de Vancid para 5 litros de água. 

Cafuné – Cafuné também conta com desinfetantes concentrados e multiuso. Esses produtos são capazes de eliminar 99,9% de bactérias, desinfetando, combatendo o mau odor e o melhor, perfumando o ambiente!

Para limpeza, a diluição é 3 colheres de sopa (45mL) em um balde com água (2,5L). 

Para desinfecção, pode ser diluído 4 colheres de sopa (60mL) para cada litro de água em um balde. 

Como usar desinfetante de amônia quaternária

Além de eficiente, este é um produto muito prático de ser usado. Basta limpar o local com água e sabão e depois aplicar o desinfetante pet e esperar secar. Pronto! Casa limpa e protegida e cheirosa!

Os produtos com quaternário de amônio podem ser usados na higienização de superfícies, como pisos, paredes, vasos sanitários e metais em geral. Além disso são muito usados na área médica por sua eficácia, como bactericida, germicida e fungicida.

Mas antes de usar, leia a embalagem com atenção e siga as orientações do fabricante. Usar a quantidade inferior de produto pode reduzir o efeito. No entanto, exceder na quantidade é arriscado, pois pode provocar alergias no pet e nos humanos. Além disso, nunca deixe nenhum produto de limpeza ao alcance de crianças e pets.

Outra dica importante é não deixar que o desinfetante pet entre em contato com a sua pele ou dos animais. Use luvas e retire os animais do ambiente só permitindo o retorno após a secagem completa.

Lavagem de roupinhas e caminhas

Higienizar o ambiente que o pet vive, também significa limpar suas caminhas e roupinhas para cachorro, neste caso, o desinfetante também pode ser indicado. Basta incluir a dose indicada no lugar do amaciante ou, se preferir, deixar de molho antes da lavagem.

brinquedos e roupas de cachorro penduradas secando ao sol

Amônia quaternária, uma aliada contra o xixi!

Além de deixar sua casa sempre limpinha, a amônia quaternária ainda ajuda no adestramento do seu pet. 

Isso mesmo! Sua ação remove completamente o odor da urina, que é um dos principais fatores que desencadeiam a marcação de território e a urina fora do lugar.

Além disso, eles são ótimos para serem usados na garagem ou calçada, onde os animais que passeiam na rua também costumam fazer xixi. 

Os desinfetantes comuns podem deixar a casa com aroma agradável, mas alguns odores continuam perceptíveis para os pets. Além dos microrganismos, o desinfetante com amônia elimina esses odores, sendo um grande parceiro na educação do pet.

Este hábito vai ajudar você a manter o seu amigo e sua família longe de doenças.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Thiago Gomes de Oliveira disse:

    Olá, tenho um Golden filhote e vou limpar os brinquedos dele, posso colocar todos em um balde de molho com desinfetante para pet e depois esfregar?

  2. Carlete disse:

    Bom dia, eu não entendi, a amônia quartenaria serve para eliminar o cheiro de xixi também, se lavar o pip dole, o banherinho do cachorro, isso não vai fazer que ele não faça mais xixi ali?

    • Cobasi disse:

      Oi, Carlete! Como vai? A probabilidade do animal de deixar de utilizar o banheiro higiênico é muito baixa. Basta enxaguar bem e não deixar resíduos que estará pronta para o uso novamente! =)

  3. Raquel disse:

    Serve para gato tbm? Tira o cheiro do chão? Já tentei de tudo.
    Me ajuda por favor

  4. Helena disse:

    Olá boa tarde
    Esse produto serve para cachorro com cinomose.
    Preciso lavar todos os dias lugar e as roupas?

    • Cobasi disse:

      Oi Helena, como vai? O melhor caminho é mesmo procurar um médico-veterinário, pois é necessário avaliar de perto qual medicação dar ao seu pet.

  5. Livia disse:

    Aqui em casa estou usando os produtos Cafuné, tenho gostado muito e só de saber que não vai ser agressivo pros meus gatinhos já vale a pena usar!

  6. Fabiana disse:

    Oi um cachorro da rua invadiu meu patio e não sei se ele tinha alguma doença. Ele deitou na grama inclusive e tenho meus cachorros. Esse produto pode ser jogado na grama? Posso deixar meus cães irem na grama quanto tempo depois daí?

    • Cobasi disse:

      Oi Fabiana, como vai? Quaternário de amônio podem ser usados na higienização de superfícies, como pisos, paredes, vasos sanitários e metais em geral! Tome cuidado ao jogar em seu gramado pois pode prejudicar suas plantinhas!

  7. Adriel disse:

    Bom dia, fiz a diluição recomendada pela embalagem da amônia quartenaria, 1ml por litro de agua, coloquei em um borrifador, caso o pet venha a lamber o local onde tem o produto, tem risco?

  8. Cristina disse:

    Por favor, gostaria de saber se esse produto pode causar alergias respiratórias?

  9. Vitalina disse:

    Posso usar a amonia para pulverizar meu sofa? O Pet fica no sofa. Eu sempre higienizo suas patas ao entrar no apto e tambem limpo seu bumbum depois de defecarm, isso ajuda a evitar tb esses protozoarios?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Vitalina! Tudo bem?
      A amonia quaternária pode ser pulverizada no em estofados. Só tenha atenção para utilização de luvas e só deixe o animal subir no sofá após a completa secagem.

Deixe o seu comentário