Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tapete higiênico: tudo que você deve saber sobre este item!

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro fez xixi no tapete higiênico

O tapete higiênico é um acessório fundamental nas casas de tutores de cachorro, além de evitar odores, ele também é uma ótima ferramenta para auxiliar os tutores na educação do pet. 

Os tapetes higiênicos são ideais para as pessoas que vivem em apartamentos e possuem espaços menores,  mas ela também pode ser utilizada pelos tutores que têm quintais grandes. 

Afinal, um quintal espaçoso é perfeito para as brincadeiras de cachorro, então, que tal reservar apenas um pedaço desse espaço para se tornar o “banheirinho” do seu pet?

Continue a leitura e conheça as principais vantagens deste acessório para quem tem cachorro em casa!

O que é tapete higiênico?

O tapete higiênico é um produto muito parecido com uma fralda. Ele possui uma área de gel absorvente e é revestido de material plástico na parte inferior para evitar que resíduos sujem o piso. 

O tamanho das bordas varia de acordo com o fabricante e elas servem para ampliar seu espaço. Algumas marcas ainda possuem adesivos para fixar o tapete e impedir que o cachorro leve ele por aí. 

O tamanho e aditivos com neutralizador de odores, perfumes e educadores higiênicos também variam de acordo com o modelo e a marca.

Quais os benefícios do tapete higiênico

Os tapetes higiênicos oferecem muitos benefícios, entre os mais elogiados está o controle de odores. As tecnologias são diferentes de acordo com a marca de cada um,  algumas são mais eficientes do que outras neste quesito.

Outro benefício do tapete higiênico é que seu pet não suja as patinhas com a urina. O alto poder de absorção do tapete sanitário também ajuda a limpar as patas do cachorro. Alguns ainda possuem sistema de ranhuras, que também auxiliam na absorção, principalmente quando a urina tem um volume maior.

O tapete higiênico descartável facilita a limpeza do ambiente, uma vez que ele é utilizado e descartado, já o tapete higiênico lavável pode ser utilizado diversas vezes. Basta fazer a higienização após o uso. Diferentemente do uso dos antigos jornais, quando a troca geralmente era feita a cada uso. 

Em muitos casos, a troca da fraldinha pode ser feita com intervalos de até 2 dias. O que influencia neste intervalo é a frequência e volume da urina e a situação das fezes do animal,  o que será relativo ao porte, idade e saúde do cãozinho.

O legal sobre o tapetinho para cachorro, é que a maioria dos tapetes higiênicos possuem o que chamamos de atrativo canino, que nada mais é do que um odor característico similar ao da urina do cão, “convidando-o” a utilizar o item. 

Por essa razão esses tapetes também são indicados para o treinamento dos animais, afinal, eles se sentem convidados a urinar naquele local.

Jornal x Tapete higiênico: Quem ganha essa disputa?

O jornal sempre foi um item muito utilizado para os animais fazerem as suas necessidades, no entanto, com a redução dos jornais impressos e o crescimento das tecnologias, ler um jornal de papel tem se tornado cada vez mais raro. 

Além disso, usar jornal como área de xixi do pet é contraindicado, pois a tinta presente no jornal pode causar intoxicação por metais pesados.

Junto com isso, veio o surgimento dos tapetes higiênicos para cachorro, facilitando ainda mais a vida dos tutores na hora de limpar o local onde eles vivem. Com isso, enquanto algumas pessoas se lembram como era usar o jornal velho para o pet fazer as necessidades, outras não conseguem sequer pensar sobre isso. 

Que o tapetinho higiênico substituiu o jornal, é fato, mas isso aconteceu justamente por ele oferecer muitas vantagens. Enquanto o jornal só absorve pequenas quantidades de urina, o tapete higiênico tem um grande poder de absorção.

Com o jornal, o chão ficava molhado de xixi e ainda corria o risco de ficar manchado com tinta. Já o tapete protege o piso, além de manter as patinhas do pet limpas evitando os rastros molhados de urina e tinta por todos os cantos da casa. 

Além disso, os adeptos do jornal que me desculpem, mas de que adianta usar um papel para absorver a urina, se ela continuará toda no piso e ainda deixando um odor forte pela casa?

Sem contar que os cachorros travessos adoravam brincar com o jornal, o que era ainda pior, faziam uma verdadeira bagunça pela casa. 

Com os tapetinhos isso mudou e muito! O adesivo existente no tapete higiênico dificulta este tipo de arte, sem contar que o tapete ajuda a eliminar os odores e deixa tudo limpinho e sequinho

E o tapete higiênico lavável, também é bom?

Para os adeptos da sustentabilidade ou para as pessoas que buscam mais economia, os tapetes laváveis podem realmente ser ótimas opções. 

Existem diversos tipos desses tapetes, que imitam jornais, grama e até de plástico, semelhantes a uma bandeja. Normalmente o material desses tapetes é impermeável, mas é necessário ter mais de um, afinal, ele pode não secar de um dia para o outro.  

O ponto negativo, é o trabalho extra na hora de levar, mas caso você não se importe, certamente será um ótimo custo benefício. 

Conheça 5 vantagens do tapete higienico lavável

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico?

Os tapetes higiênicos costumam ter atrativos que ajudam a direcionar o cachorro na hora de fazer as necessidades. Independente disso, a participação dos tutores é fundamental, principalmente quando nos referimos aos filhotes. 

Quanto maior a dedicação no processo de educação, maior a chance de sucesso e de alegria e satisfação para toda família. Além disso, os tapetes podem ser utilizados por todos os cães, independentemente de idade ou porte, e não somente por filhotes.

Para ajudar você a ensinar a usar o tapete higiênico, a médica veterinária Talita Michelucci separou dicas incríveis. Confira!

Dica 1: Reforço positivo

O cachorro utilizará o tapete principalmente em alguns momentos do dia, como ao acordar, alguns minutinhos após as refeições e quando ficar eufórico ou feliz.

Nestes casos e sempre que ele fizer as necessidades no tapete higiênico, lembre-se de recompensá-lo. Pode ser com um petisco, um carinho ou até uma brincadeira. O reforço positivo será um dos melhores aliados no aprendizado.  E o melhor é que a recompensa pode ser feita por qualquer pessoa da casa, fazendo com que a interação entre a família e o cão seja muito positiva.  

Dica 2: Escolha bem o local

Lembre-se de colocar o tapete higiênico distante do local de dormir e do local de alimentação, porém o perto o suficiente para que o cão tenha tempo de chegar ao quando sentir necessidade de usá-lo.

Nos casos de ambientes grandes onde o cãozinho muitas vezes se vê longe do tapete considere o uso de mais de um tapete em locais diferentes. Isso vale principalmente para os filhotes e durante a noite. Vale sempre oferecer meios para que o cão acerte e tenha chance de ser recompensado.

xixi no tapete

Dica 3: Escolha o tapete do tamanho adequado

Qual o melhor tapete higiênico? A escolha deve ser feita considerando algumas características do cão ou cães que moram na casa.  

Apesar de pequenos, os filhotes urinam com mais frequência do que os adultos. Já os cães idosos têm mais chances de ter algum desequilíbrio no funcionamento do trato urinário

O volume urinário de um cão adulto de porte grande é consideravelmente maior do que o de um adulto de porte mini ou pequeno, e assim por diante.

Por isso, quanto maior a área de absorção do tapete, mais urina ele suporta e maior será o intervalo entre as trocas. Para os cães de porte médio ou grande, os tapetes maiores são a melhor opção.

Dica 4: Use tapetes para filhotes

Mesmo sendo menores, os tapetes para filhotes são os mais adequados para os pequeninos. Eles estão na fase de educação e aprendizado, talvez os tapetes menores sejam uma boa opção pelo espaço que ocupam e pelo fato de estarem em vários locais diferentes.

São apenas sugestões, lembrando que cada caso é um caso, e que cada tutor identificará qual a melhor opção para seu cão e sua casa. 

filhote faz xixi no tapete higiênico

Meu cachorro não usa o tapetinho. O que fazer?

Alguns cães apresentam o comportamento de fazer xixi e coco em locais indesejados pelos seus tutores. Nestes casos, o uso de produtos que auxiliem ele a “desaprender” é fundamental.  

Os eliminadores de odor são ótimas opções. Estes têm como função neutralizar o odor da urina. Portanto, devem ser utilizados onde o cão urinou e o tutor não quer que ele repita este comportamento. Lembrando que a limpeza prévia é fundamental.

Outro produto interessante nestes casos é o repelente de local. Ele tem um odor característico que faz com que o cão não se sinta confortável e deixe de frequentar o espaço.

Um terceiro e tão importante quanto os outros, são os atrativos caninos. Estes produtos possuem odor característico e simulam o odor da urina, fazendo com que o cão seja atraído a utilizar o local. 

Apesar da maioria dos tapetes já possuírem esse atrativo, muitas pessoas optam por reforçar o seu uso, dependendo do comportamento do cão.

Lembrando que os tapetes não são mágicos e que a participação da família é fundamental para ensinar e reforçar as boas atitudes e comportamento do cão. Então aproveite o tempo da família junto com seu pet! Será importante e gratificante para todos!

Informações: Talita Michelucci, Médica Veterinária da equipe de Educação Corporativa da Cobasi

Gostou das dicas? Saiba mais sobre como utilizar tapete higiênico no CobasiCast, o podcast da Cobasi:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Edgar Alves dos Santos disse:

    Qual marca tem o melhor custo benefício hoje no mercado????

    • Cobasi disse:

      Olá Edgar. Você pode testar várias marcas para ver qual seu pet se adapta melhor. Fique atento para aproveitar as promoções nas nossas lojas e no nosso site. Agradecemos por sua pergunta! Em caso de dúvidas, escreva novamente para nós. Abraços, Equipe Cobasi.

  2. Diego Vinicius da Cruz ferraz disse:

    excelente explicação meus parabéns além de muito linda você é uma ótima profissional por isso que te admiro tanto.

Deixe o seu comentário