Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
cachorro fazendo necessidades no lugar certo

É hora de aprender como ensinar seu pet a fazer necessidades no lugar certo! Este é um desafio para diversos tutores, mas a grande primeira dica que damos é: tenha paciência. Um bichinho não nasce sabendo usar um tapete higiênico ou um sanitário higiênico.

Descubra o que você deve fazer para ensinar seu amigo onde fica o lugar de fazer xixi e cocô, além de produtos que facilitam o aprendizado.

Por que o cachorro não faz as necessidades no lugar certo?

Vamos começar falando que, se ele não aprendeu, provavelmente considera qualquer lugar o local certo! Seja fazer xixi ou cocô, o objetivo do pet é um só, aliviar seu desconforto. Por isso ele vai procurar um cantinho longe da comida e pronto.

Os cães são animais higiênicos e com um olfato incrível. Sendo assim, pode observar, eles nunca fazem suas necessidades perto da comida e água, apenas longe. E mais, costumam voltar no mesmo lugar ao sentir o cheiro da ureia.

Como ensinar cachorro filhote a usar tapete higiênico?

Por conta da idade, os filhotes têm um metabolismo acelerado, e por isso fazem xixi e cocô logo depois de acordarem ou após as refeições, com um espaço de 5 a 15 minutos ao finalizar a ração. Sendo assim, esteja sempre perto dele quando alimentá-lo. E o mais importante de tudo, espalhe jornal pela região.

Você sabe que o cão está pronto para um xixi quando ele começa a cheirar e caminhar em círculos pra lá e pra cá.

Por fim, sempre que o bichinho fizer as necessidades no lugar certo, comemore! É o momento para fazer festinha, parabenizar o animal e fazer um carinho.

Como usar o educador sanitário?

cachorro que sabe fazer as necessidades no lugar certo

O educador sanitário funciona como um facilitador, ou seja, ele vai despertar a vontade do cachorro de fazer as necessidades no local em foi aplicado.

O formato spray é o mais encontrado, e para usar, basta espirrar em cima do tapete higiênico ou dentro do sanitário. Por último, sempre que o pet acabar de se alimentar ou no momento que beber água, leve-o para perto da área correta.

Dicas para o cachorro fazer necessidades no lugar certo

Você também pode utilizar outros produtos para ajudar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo, um deles é o repelente sanitário. O item funciona basicamente afastando o bichinho dos locais errados com um cheiro desagradável para ele.

A próxima dica é deixar o espaço das necessidades longe da comida dele, afinal, não é nada higiênico. A recomendação é restringir o ambiente, sendo os melhores a lavanderia, quintal ou um local afastado e tranquilo.

E por fim, tenha paciência! Um bichinho leva cerca de 2 semanas de treinos constantes para aprender um novo hábito.

O seu cachorro não vai descobrir de uma hora para a outra que fazer as necessidades no lugar certo é usar o tapete ou o sanitário. Ele pode acertar uma hora e errar outra. Independente disso, não dê bronca e sempre o recompense quando fizer certinho.

Vem com a gente aprender mais sobre comportamento animal. Temos vários conteúdos para você:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Débora Alves disse:

    Adotei minha pet a 9 meses e ela já veio com o hábito de fazer as necessidades na rua. Acontece que ela é sensível a Giardia e sempre sofre com isso. Estou tentando ensinar a fazer xixi na varanda (fiz até um banheiro com grama natural), mas ela fica apertada, mas não faz. Acredito que tenha sofrido maus tratos para aprender a fazer na rua.
    Preciso condicionar a fazer em casa para evitar as crises por conta da giardia, mas não sei o que fazer. Acho muito sofrido ela ficar apertada e não fazer, mas também levar para rua não é mais uma opção. Já tece duas crises nesses 9 meses… nas duas teve que tomar vários remédios incluindo antibiótico. É ruim para ela e para mim também, já que não é um tratamento barato.
    Se alguém souber como me ajudar, agradeço

    • admin disse:

      Débora, como vai? Recomendamos que procure um veterinário para o tratamento preventivo. Existem vermífugos e até vacina para ajudar nesses casos. Se possível, não limite os passeios na rua, eles são muito saudáveis para o animal. Caso não seja possível, siga as dicas do post e tenha bastante paciência que ela aprenderá. =)

Deixe o seu comentário