Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com urina com cheiro forte e coloração escura

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
urina com cheiro forte

Urina com cheiro forte e coloração escura são sinais de alterações na saúde do seu pet. Além da cor e do odor, mudanças no volume produzido também podem indicar doenças. Por isso, se reparar na urina de cachorro com cheiro forte, com coloração alterada ou um volume diferente, é importante procurar um médico veterinário.

No entanto, algumas alterações não significam doenças e podem variar até de acordo com a alimentação do pet ou o clima. Continue a leitura e descura quando a urina com cheiro forte e coloração escura pode ser um risco.

Urina com cheiro forte

A urina de cachorro com cheiro forte pode significar sim alguma doença. O xixi do cachorro possui um cheiro característico, que pode variar de um pet para o outro. No entanto, a urina saudável nunca apresenta cheiro forte.

Os riscos da urina com cheiro forte são muitos, como infecção ou inflamação na bexiga ou nos rins. Além disso, é possível ver alterações na coloração até com um pouco de sangue.

A urina com cheiro forte também pode ser causada por alta concentração. Isso acontece por dois motivos: o cachorro não faz a quantidade adequada de xixi por dia segurando por muito tempo; o pet não tem o consumo hídrico correto.

Esses dois comportamentos colaboraram para doenças, como a infecção urinária e até problemas renais. Portanto, ao perceber a urina com cheiro forte, verifique se seu pet faz pelo menos 4 xixis por dia e consome água em abundância. Caso contrário, procure um médico veterinário.

Urina do cachorro muito amarela

A cor da urina do cachorro também pode representar o risco de doenças. Temos que lembrar que os rins filtram o sangue e é na urina que as toxinas e nutrientes são eliminados.

A cor do xixi saudável é sempre amarela podendo variar em tons por causa da concentração. Quando o xixi está muito transparente, é sinal que o pet está tomando muita água. Isso não é exatamente um problema, mas o fato dele estar com muita sede, pode indicar doenças. Por isso, sempre reporte essas mudanças de comportamento ao seu médico veterinário.

Já o xixi muito amarelo pode indicar alta concentração decorrente a falta de líquidos ou porque o cachorro segurou a urina por muito tempo. Esses dois comportamentos também podem indicar doenças, por isso, investigue!

Variações como laranja, marrom ou vermelho não devem ser encontradas na urina dos cães. Apesar de alguns alimentos, como beterraba e cenoura, alterarem a cor da urina e das fezes, no geral, são indicativos de doenças.

O cachorro com xixi laranja pode ter doenças no fígado, na vesícula biliar ou desidratação. Já os tons mais avermelhados indicam a presença de sangue, que são comuns em infecções ou tumores. Já os tons marrons são ainda mais graves e representam sangramentos e outras doenças.

Quando a urina com cheiro forte é normal?

Apesar de ser um forte indicativo para doenças, mudanças na cor e no odor do xixi também podem ser normais. Em dias muito quentes, é comum que o cachorro beba mais água e, consequentemente faça mais xixi e mais diluído. Já quando acontecem mudanças, como em viagens ou a recepção de uma visita em casa, o cachorro pode não consumir tanta água e até evitar fazer xixi, por isso, a urina mais concentrada.

Quando é algo pontual e com um motivo aparente, não se preocupe, no entanto, se o comportamento persistir, procure um médico veterinário. Além disso, você pode ajudar o pet nessas ocasiões oferecendo ração úmida, que é rica em líquidos, e distribuindo mais tapetes higiênicos pela casa.


Saiba mais dicas de saúde para cachorro:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Vanessa Sousa disse:

    Minha cachorrinha está as vezes fazendo xixi meio marrom, já levei ão médico, fez exames, ele disse que os exames estão normais os de sangue, e também está com coceira e uma ferida, o que será que ela pode está, vou até trocar de médicos!!

  2. Silvia disse:

    Gostei das informações, dicas. Gostaria de ter impresso qto a alimentação.

  3. Catia disse:

    Minha cadela e uma Golden retriver de 7 anos já faz quase um ano que estou na luta com ela pois o xixi tem um cheiro muito forte e as vezes uma cor laranja escura , já levei várias vezes ao veterinário inclusive em mais de 4 diferentes , já foi feito ultra-som abdominal , exames de sangue
    vários , exame de urina por Cistocentese . Disseram que os exames estão todos bons . Só que mesmo assim devido acontecimento eles passar antibióticos para ela . Assim quando toma o cheiro desaparece mas quando para de tomar uma 15 dias após volta e ter o odor forte novamente . Por favor me ajudem já não sei mais o que fazer . Ela não sente dor pois e uma cadela bem feliz mas não dá para ficar assim o cheiro e bem forte . Me ajudem não sei mais o que fazer 🥺🥺😭😭

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Como esse é um comportamento recorrente, é necessário um diagnóstico médico, por isso, procure a opinião de outro especialista, e confira se é possível fazer alterações na alimentação do animal.

    • Edineia disse:

      A minha cadela tbm tem cheiro forte na urina e amarelado, ela tem problema de shunt, doença no fígado.

  4. Gustavo disse:

    Minha cachorra apresenta um xixi com odor muito forte, que lembra a mariscos, algo puxado para podre. Ela não apresenta dor ao urinar, e bebe água com frequência. Mas isso começou a poucos dias.

Deixe o seu comentário