Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Infecção urinária em cachorro: o que é e como prevenir a doença

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com infecção urinária com dores
Dores e falta de apetite são os principais sintomas de infecção urinária

A infecção urinária em cachorro é uma doença que, geralmente, é descoberta apenas quando está em um estágio avançado. Pois o pet tem o hábito de esconder que sente dores.

Por isso, nós convidamos Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, para nos ajudar a contar tudo sobre infecção urinária em cães: o que é, sintomas, tratamento e prevenção. Confira!

Infecção urinária em cachorro: o que é?

Uma infecção urinária em cães é uma condição que afeta animais de estimação de todas as raças, idades e portes.

A principal característica dessa enfermidade é a presença e a proliferação de microrganismos nocivos no trato urinário do pet.

Possíveis causas para infecção urinária

Um cachorro com infecção urinária pode ser motivado por uma série de fatores. O mais comum é por meio da presença de bactérias no organismo do pet.

Além delas, os fungos são considerados vilões quando pensamos na saúde no sistema urinário dos cachorros. 

Porém, infecções fúngicas acontecem com menos frequência e estão associadas à fragilidade do sistema imunológico do animal de estimação.

Sintomas de infecção urinária em cachorro

Conhecer os sintomas de infecção urinária em cachorro é essencial para conseguir identificar que há algo errado com o seu animal e poder ajudá-lo. De acordo com Joyce, os principais sinais são:

“Alguns sinais comuns são: dificuldade e dor para urinar, urinar aos poucos (com aumento da frequência) e em locais não habituais, urina com odor e coloração incomum, febre e falta de apetite”, contou.

Além deles, outros indicativos são: sede excessiva, fraqueza e desânimo. Em virtude disso, ao perceber alguns desses sintomas, visite um médico-veterinário com urgência.

Como é o tratamento de infecção urinária canina

mulher dando remédio para cachorro com infecção urinária
O tratamento de infecção urinária combina medicamentos e acompanhamento veterinário

O primeiro passo para o tratamento de infecção urinária em cães é o diagnóstico preciso de um médico-veterinário. Para isso, serão necessários exames como: urina, hemograma, urocultura e ultrassom do abdômen.

Com o diagnóstico em mãos, o profissional irá o tratamento mais indicado para o pet, como explica Joyce. “O tratamento depende do quadro do animal e do agente envolvido. Normalmente, é realizado com o uso de antibióticos para tratar a infecção, além de analgésicos e anti-inflamatórios para propiciar alívio ao animal”, afirmou.

Em complemento ao tratamento com medicamentos, pode ser indicado fazer pequenas alterações na dieta do pet. Uma das mais comuns é substituir a ração tradicional por uma mais adequada à condição do animal.

Em casos mais graves em que o pet sofre de cálculos renais ou obstrução do canal urinário, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Prevenção da infecção urinária em cachorro

Não há tratamento melhor para infecção urinária em cachorro do que prevenção. Segundo Joyce, adotar alguns hábitos contribuem para o bem-estar do pet.

“A melhor forma de prevenção é estimular o cachorro a ingerir bastante água e alimentos úmidos, além de levá-lo para passear várias vezes ao dia, evitando que ele ‘segure xixi’. Isso ‘limpa’ a uretra e elimina bactérias indesejadas”, disse.

Outros cuidados que contribuem para evitar a infecção urinária em cães são: banhos regulares para manter a região genital limpa, uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas.

Agora que você já conhece tudo sobre infecção em cachorro, conte para gente: o que você tem feito para cuidar da saúde e bem-estar do seu pet?

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário