Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com incontinência urinária: saiba como tratar o pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com incontinência urinária ao lado poça de xixi
Urina fora do lugar pode ser sinal de incontinência urinária em cães

Você sabia que cachorro com incontinência urinária é um problema bastante comum? Mas para a sorte do pet e do tutor, esse desconforto tem solução! Descubra os motivos do surgimento da incontinência urinária em cães e os melhores métodos para tratamento.

Cachorro com incontinência urinária: o que é?

A incontinência urinária em cães é um incômodo que surge quando o pet já não consegue ter o controle total do funcionamento da bexiga. Ela é mais comum em cães com idade avançada, porém é possível que o pet perca a capacidade de segurar a urina por estar enfrentando algum tipo de doença.  

Por que cachorro tem incontinência urinária?

Além dos sinais de idade avançada do pet, um cachorro com incontinência urinária pode ser o reflexo da presença de alguma doença mais séria no organismo do animal. Sendo as mais conhecidas:

  • esfíncter da bexiga fraca;
  • cálculo renal;
  • doenças na próstata;
  • infecção urinária;
  • desequilíbrio hormonal (em fêmeas castradas);
  • hérnia;
  • lesão na coluna vertebral (comum em pastores alemães);
  • diabetes;
  • hiperadrenocorticismo.

Os casos mais comuns de incontinência urinária em cães acontecem devido à incompetência do mecanismo esfincteriano urinário, popularmente chamado de fraqueza no esfíncter. Esse tipo de problema afeta principalmente cadelas castradas e cães idosos e obesos.

Como saber se o cão está com incontinência urinária?

O cão com incontinência urinária apresenta alguns sinais que servem como alerta. Os mais comuns são: cachorro urinando durante o sono, fazer xixi em movimento,  assim como o aumento da frequência da urina sem que o pet demonstre estar com dor e excesso de lambedura do pênis ou da vulva.

Por isso, ao perceber mudanças bruscas no comportamento do pet, procure um médico-veterinário. Só um especialista poderá realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento de acordo com a severidade da incontinência urinária canina.

Cachorro com incontinência urinária: diagnóstico

O diagnóstico de cachorro com incontinência urinária é feito em duas etapas. A primeira delas é a Urinálise, um exame clínico que determina a existência ou não de algum tipo de infecção na bexiga do animal.

A próxima etapa consiste na realização de radiografia e ultrassom para poder analisar a gravidade da doença. A partir das imagens coletadas, o médico-veterinário poderá prescrever o tratamento mais indicado para deixar o seu pet livre da incontinência urinária em cães.

Como tratar cachorro com incontinência urinária?

cachorro urinando na grama
Passear com o pet previne xixi indesejado pela casa.

De acordo com a Silvana Badra, médica-veterinária da MSD Saúde Animal, o tratamento correto depende de uma série de fatores: “É necessário entender qual é a causa relacionada ao distúrbio, o tratamento pode ir desde medicações, controle ou tratamento de doença associada ou até mesmo intervenções cirúrgicas, dependendo do caso”, conta.  

Por isso, o recomendado é, ao perceber qualquer sinal de cachorro com incontinência urinária, procurar a ajuda de um médico-veterinário. Só um profissional especializado poderá indicar e prescrever o melhor tratamento para o seu pet.

Por exemplo, em situação em que o causador da incontinência urinária em cães é uma infecção na bexiga, o tratamento se dá com a administração de antibióticos. Entretanto, se a origem for uma lesão na coluna, o indicado é repouso, medicamento e até cirurgia para descompressão.

Em casos de incontinência urinária em cadelas, uma boa alternativa para tratamento é o Incurin, um probiótico exclusivo para cadelas com problemas urinários. O seu grande diferencial é fazer a reposição hormonal necessária para que o organismo da fêmea possa funcionar corretamente. Dessa forma, os escapes de urina são reduzidos e podem até parar.

Hábitos que ajudam cachorro com incontinência urinária

Para auxiliar no tratamento médico de incontinência urinária em cadelas e cães, o tutor pode adotar alguns hábitos que contribuem para o bem-estar do pet. Entre as medidas recomendadas pelos especialistas estão:

Cuidados com a higiene do cão

Durante o período de tratamento de incontinência urinária em cães, o ideal é reforçar a higiene do pet. Uma boa prática é aumentar a frequência dos banhos e deixar os pelos da região genital sempre limpos e aparados.

Mantenha o ambiente limpo

Para manter a casa limpa sem poças de urina, o tutor tem duas opções. Colocar mais tapetes higiênicos nos principais pontos da casa ou adotar o uso de fraldas descartáveis, desde que não prejudique o conforto do animal.

Aumente a frequência dos passeios

Outra maneira de evitar que o cachorro com incontinência urinária faça xixi indesejado pela casa é levá-lo para passear mais vezes. Sempre que possível dê uma volta com ele logo nas primeiras horas do dia e um pouco antes de dormir. Assim, você evita o acúmulo de urina na bexiga.

Agora que você já sabe tudo sobre cachorro com incontinência urinária, ficou mais simples manter a saúde do pet em dia. Não é mesmo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Cicero disse:

    Minha York com 13 anos e o gato com 13 tb , fazem xixi na cama , no sofá, na sala até mesmo quando está dormindo , tem algum medicamento ?

Deixe o seu comentário