Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra o que é lama biliar em cães e como tratar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro doente na caminha

O nome pode parecer estranho, mas lama biliar é uma doença que pode acometer muitos cães prejudicar significativamente a qualidade de vida dos pets. Se o seu cachorro foi diagnosticado com essa enfermidade, continue a leitura e saiba as causas e como tratar.

Afinal, o que é lama biliar em cães?

Essa é uma doença no sistema digestivo do pet e tem relação com a bile, um líquido produzido pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras. Mais precisamente, a lama biliar é o acúmulo exagerado de bile na vesícula do animal.

Quando esse acúmulo acontece, surgem sedimentos. Esses sedimentos são chamados de lama biliar em cães!

Como resultado, podem acontecer inflamações no sistema digestivo, dificuldade na digestão e até tornam o cenário propício para o aparecimento de pedra na vesícula.

Causas da lama biliar em cães

São vários os motivos que podem ocasionar a lama biliar em cachorros. Deficiências da própria vesícula, por exemplo, já que a doença está diretamente ligada ao acúmulo do líquido. A obesidade, por exemplo, não é uma causa, mas coloca seu pet no grupo de risco para desenvolver a doença.

Fora isso, cachorros de qualquer porte, raça e idade podem desenvolver a lama biliar.

Sintomas da doença

Essa é uma doença silenciosa e os sintomas podem aparecer somente quando o quadro já é de inflamação. O indicado é fazer o acompanhamento veterinário periódico e ficar atendo aos sintomas abaixo:

  • Náuseas;
  • Falta de apetite;
  • Vômitos nas colorações amareladas e esverdeadas;
  • Dores na região do abdome;
  • icterícia;
  • diarreia.

Tratamento para lama biliar em cães

O tratamento está diretamente ligado à dieta para cães com lama biliar. Dessa forma, mudanças alimentares são importantes. Cães com lama biliar diagnosticada não devem ingerir alimentos gordurosos. Pode ser que o médico-veterinário indique a mudança na ração e corte os petiscos por um tempo.

Alguns casos ainda exigem o tratamento com medicamentos alopáticos ou homeopáticos e, em casos mais graves pode ser recomendada uma colecistectomia, um procedimento cirúrgico para a retirada da vesícula.

Faça consultas periódicas com seu veterinário de confiança e mantenha seu pet sempre saudável!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário