Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Urolitíase em cães: como tratar o oxalato de cálcio?

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tapete higiênico lavável

A formação de cristais de oxalato de cálcio na urina de cachorros e gatos pode ser indicativo de uma doença bastante comum até mesmo entre humanos: a urolitíase em cães, também conhecida como cálculo renal ou a famosa e temida “pedra nos rins”.

Essa é a terceira doença que mais acomete o sistema urinário de cães, e uma das principais em relação aos felinos. Se não for tratada, ocasiona dores terríveis e pode, inclusive, levar o bichinho ao óbito.

Por isso, acompanhe a leitura do artigo a seguir para saber mais sobre a urolitíase. Conheça os seus sintomas, o tratamento e como prevenir o aparecimento de oxalato de cálcio na urina do seu pet. Confira e boa leitura!

Como ocorre a urolitíase?

O sistema urinário de qualquer animal tem a função de eliminar resíduos na forma líquida que são tóxicos ao organismo.

Dependendo das condições do trato urinário, alguns resíduos, sobretudo os minerais, podem se solidificar e formar cristais. Assim, se eles continuarem ali presentes, crescem mais ainda e formam os cálculos renais.

“Esses cálculos podem ter em sua formação diferentes tipos de minerais, sendo que os dois mais comuns de se encontrar em cães e gatos são o oxalato de cálcio e o estruvita.

O oxalato de cálcio se forma em urina ácida e que contenha grande quantidade de cálcio”, explica o médico veterinário Marcelo Tacconi.

O profissional esclarece que a urolitíase não deve ser vista como uma patologia isolada, e sim como consequência de uma ou mais características do animal e de seu modo de vida.

“Existem alguns fatores que podem estar ligados a formação desses cálculos, como raça, sexo (sendo mais comum em machos, levando em conta as particularidades anatômicas).

Além disso, o modo de vida (animais sedentários tem maior risco), a alimentação (dieta desbalanceada) e a baixa ingestão hídrica contribuem para o aparecimento desses cálculos”, afirma.

Quais são os principais sintomas da urolitíase?

Nos cães e gatos com urolitíase, os sintomas mais comuns são: 

  • Infecção urinária;
  • Dor ao urinar;
  • Necessidade de fazer xixi constantemente;
  • Presença de sangue na urina;
  • Diminuição na quantidade de água ingerida;

O veterinário Marcelo Tacconi complementa ainda sobre as consequências da urolitíase.

“Elas podem variar desde inflamações na parede do trato urinário, que propiciam, muitas vezes, infecções bacterianas, até a completa obstrução do fluxo urinário, podendo levar o animal a óbito”.

Por isso, nunca deixe de procurar um veterinário se o seu bichinho apresentar quaisquer dos sintomas mencionados acima!

Como funciona o tratamento do oxalato de cálcio na urina?

Se os cristais de oxalato de cálcio na urina estão obstruindo o fluxo urinário e causando dor ao animal, a opção de tratamento mais recomendada é a cirúrgica, para remoção dos cálculos renais, já que eles podem prejudicar o funcionamento do organismo dos pets.

Porém, o profissional Marcelo Tacconi faz um alerta: “se não for tomada nenhuma atitude para prevenir os cálculos, mesmo após a cirurgia, eles podem voltar a se formar”.

Como evitar o aparecimento de oxalato de cálcio na urina do pet?

como tirar cheiro de xixi do sofá

Para prevenir o surgimento de cálculos de oxalato de cálcio na urina dos bichinhos, uma das recomendações mais passadas pelos veterinários é fazer um manejo nutricional. Ou seja, oferecer uma ração de boa qualidade e com os nutrientes que seu pet mais precise.

Quem irá avaliar essa questão, logicamente, é o veterinário que acompanha seu cachorro ou gato. Mas, de maneira geral, deve-se tomar cuidado com a presença de altos índices de proteína e cálcio nas rações.

Além disso, estimular seu pet a fazer exercícios físicos e a beber boas quantidades de água diariamente são essenciais para não só prevenir a urolitíase, mas também para manter a saúde em dia.

Já em relação aos gatos, que tendem a ingerir menos água do que os cães, Marcelo Tacconi dá algumas dicas para tentar aumentar a ingestão hídrica dos felinos. Assim, você pode oferecer água gelada, que nos dias de calor eles costumam amar, ou espalhar fontes de água pela casa.

Ou até oferecer rações úmidas que contam com aproximadamente 80% de umidade em sua composição”, finaliza o médico veterinário.

Agora que você sabe como prevenir o aparecimento de oxalato de cálcio na urina de cães e gatos, que tal se informar a respeito de outras patologias animais para manter seu pet sempre protegido?

Confira os posts abaixo!

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário