Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro idoso: 9 dicas para manter a saúde do pet em dia!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro idoso feliz
Um cachorro idoso precisa de cuidados especiais para ter qualidade de vida

Ter um cachorro idoso em casa exige uma série de cuidados especiais por parte dos seus tutores. Por causa disso, nós preparamos uma relação com 9 dicas que vão ajudar você a garantir o bem-estar do seu pet velhinho. Acompanhe!

Cachorro idoso: como saber?

Um cachorro é considerado idoso quando tem entre 7 e 9 anos de idade, a depender do porte do seu animal de estimação. Por exemplo, cães pequenos se tornam velhinhos a partir dos 9 anos de idade.

Já os cachorros de raças médias são considerados idosos quando atingem 8 anos. Por sua vez, os animais de porte grande e gigante chegam à senioridade aos 7 anos.

Sinais de um cachorro velhinho

Além da idade, há alguns sinais característicos de um cachorro velhinho. Entre aqueles que entregam o estágio da vida do pet, os mais comuns são:

  • pelos grisalhos;
  • patas espessas;
  • dormir em excesso;
  • dificuldade de movimentação e equilíbrio;
  • letargia;
  • problemas urinários;
  • dificuldade de enxergar;
  • perda auditiva e dentária;
  • maior sensibilidade às mudanças bruscas de temperatura;
  • disfunção cognitiva canina (DCC).

Cachorro idoso: 9 dicas para cuidar bem do pet

Um cachorro idoso, da mesma maneira que os humanos, precisa de alguns cuidados para a manutenção da saúde. Confira 9 dicas que vão ajudar você a garantir o bem-estar do seu cão velhinho.  

1. Ofereça uma dieta adequada

Uma dica essencial para preservar a saúde de um cachorro idoso é oferecer uma dieta adequada, que respeita a faixa etária e as características do pet.

Para isso, invista em rações de acordo com o porte, raça e idade do cãozinho. Rações para cães idosos possuem uma combinação menos calórica e nutrientes que favorecem a saúde das articulações.

Se o seu cão tem dificuldades em mastigar e engolir os grãos da ração convencional, uma alternativa é apostar em rações úmidas. Além de nutrir, elas vão estimular a hidratação do seu animal de estimação.

2. Prática de atividades físicas

cachorro idoso brincando no parque
Estimular a prática de atividades físicas leves ajuda a manter a saúde dos ossos e articulações

A prática de atividades físicas é essencial para o bem-estar de um cachorro velhinho. Respeitando as limitações da idade e das articulações, invista em exercícios leves para que o pet se mantenha ativo.

O tempo aos poucos leva vitalidade e energia dos animais. Inclusive, cachorro idoso com dificuldade de andar por falta de atividades físicas frequentes.

Uma boa alternativa é apostar em caminhadas diárias e brincadeiras de caça dentro de casa. Só não se esqueça de evitar passeios muito longos e os horários mais quentes do dia. Com isso, é possível manter um cão idoso saudável.

3. Respeite o sono do seu animal

Um cão, quando chega à senioridade, tem a tendência de dormir por períodos maiores do que em outras etapas da vida.

É muito comum que o animal de estimação passe mais tempo deitado na caminha ou no lugar predileto da casa. Nesse caso, o recomendado é respeitar o momento de descanso do pet e não forçar brincadeiras e interação a qualquer hora.

4. Cuidados com a higiene do cão velhinho

Em qualquer fase da vida, um cão precisa de cuidados com a higiene. Porém, um cachorro idoso exige uma atenção maior com a higiene bucal e banhos.

Mesmo que o seu animal de estimação não esteja muito disposto, faça visitas frequentes a um serviço de Banho & Tosa. A prática é essencial para evitar doenças como otite canina e infestação parasitária.  

Quanto à higiene bucal, uma boa escovação é essencial desde os primeiros meses de vida.  Pois, o acúmulo de tártaro e a queda de dentes é comum em cachorro velhinho, o que gera dores e desconfortos.  

5. Torne a rotina do pet mais confortável

Devido à dificuldade de locomoção, uma boa prática é tornar a rotina do cachorro idoso mais confortável. Nesse caso, o indicado é ter sempre tapetes antiderrapantes em áreas da casa com a superfície lisa.

Além disso, se o seu animal de estimação tiver desenvolvido incontinência urinária, vale apostar em fraldas. Porém, sempre com indicação de um médico-veterinário de confiança.

6. Proteja o pet das mudanças de temperatura

Você sabia que um cachorro velhinho é muito mais sensível às mudanças de temperatura? É isso mesmo! Por estar com o sistema imunológico frágil, o pet fica mais suscetível a contrair doenças respiratórias.

Para evitar esse tipo de problema de saúde, o ideal é preparar um local confortável e seguro ao animal durante as estações mais frias do animal. Coloque a caminha do cão em um ambiente arejado, com iluminação do sol e protegido das correntes de ar.

7. Atenção à saúde mental do pet

Tão importante quanto a saúde física, é a saúde mental de um cachorro idoso. Uma das melhores maneiras de garantir o bem-estar da mente do pet é investir em estímulos cognitivos.

Uma boa dica é colocar à disposição do animal brinquedos interativos. Há diversas opções que desafiam a cognição do animal e oferecem deliciosos petiscos como recompensa. Ele vai adorar!

8. Interação com outros cães

Por questões relacionadas à mobilidade ou ritmo de vida mais lento, a interação com outros pets mais novos pode ser desconfortável para um cachorro idoso.

O recomendado por veterinários é evitar a interação constante entre cães filhotes, adultos ou animais mais agitados com o seu cão velhinho. Dessa maneira, ele não ficará cansado ou estressado sem necessidade.

9. Acompanhamento veterinário

Um cachorro velhinho pode desenvolver doenças como problemas nas articulações, visão, dentes e órgãos internos. Para evitar qualquer surpresa, nada melhor do que o acompanhamento veterinário.

Uma boa prática é visitar um médico-veterinário de confiança a cada seis meses. Com exames de rotina, é possível prevenir o surgimento de doenças ou detectá-las ainda em seu estágio inicial.

Agora que você já sabe como cuidar de um cachorro idoso, conte para gente: o que você tem feito pelo bem-estar do seu pet velhinho? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luci disse:

    Para mim foi de grande ajuda meu pet tem muita cosa. n tem pulga . Toma banho e continua com coseira

Deixe o seu comentário