Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo
Com algumas técnicas e alguma paciência é possível ensinar o cão a urinar no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo? Essa é uma das principais dúvidas dos tutores, sejam eles experientes ou de primeira viagem. Por isso, nós separamos algumas técnicas que vão ajudar você a educar o seu cão para usar o tapete higiênico corretamente. Confira!

Tem como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Sim, tem como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo. Entretanto, o tutor precisa saber que isso requer paciência, atenção e repetição de treinamentos. Afinal de contas, o seu cão filhote, adulto ou idoso, não nasceu sabendo onde deve fazer xixi ou cocô.

Por isso, é muito importante que o tutor saiba como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo. Assim, o animal vai aprender qual cantinho da casa procurar quando precisar aliviar suas necessidades.

Guia completo: como começar a ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo

O primeiro passo para ensinar um cachorro, seja ele filhote, adulto ou idoso, a fazer as necessidades no lugar certo é escolher onde ficará o banheiro do animal. Por serem animais higiênicos e com um olfato incrível, eles nunca fazem suas necessidades perto da comida e da água. Por isso, cuidado na hora de escolher onde ficará o tapete higiênico.

Como ensinar cachorro a usar tapete higiênico?

Um cachorro tem como hábito fazer o xixi e o cocô logo após acordarem ou período de 15 minutos após as refeições. Por isso, é muito importante deixar o tapete higiênico no local reservado para ele se aliviar.

Um sinal de que o seu cão quer fazer xixi é quando ele começa a cheirar e caminhar em círculos de um lado para o outro. Ao perceber esse comportamento, leve-o em direção ao tapetinho e deixe que ele faça suas necessidades tranquilamente.

Assim que ele terminar, faça o reforço positivo com carinhos e petiscos. Dessa maneira, aos poucos, ele irá entender que aquele é o lugar certo para fazer suas necessidades e irá procurar o tapete higiênico sozinho.

Educador sanitário ajuda a ensinar o cão

Você já ouviu falar nos educadores sanitários? Eles são uma solução que pode facilitar o trabalho do tutor em como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo. O educador sanitário conta com um aroma que atrai o animal de estimação para o local indicado onde ele deve fazer o cocô ou xixi.

O formato spray é o mais encontrado, e para usar basta espirrar em cima do tapete higiênico ou dentro do sanitário. Por último, sempre que o pet terminar de se alimentar ou no momento que beber água, leve-o para perto da área correta.

Use repelente sanitário para educar o pet

Você também pode utilizar outros produtos para ajudar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo. Um deles é o repelente sanitário. A função da solução é afastar o bichinho dos locais errados com um cheiro desagradável para ele.

Ensinar o cão a fazer necessidades corretamente exige paciência

Independente se você decidiu ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, lembre-se: esse processo requer paciência. O cão demora cerca de 2 semanas de treinos constantes para aprender um novo hábito.

O seu cachorro não vai descobrir de uma hora para a outra que fazer as necessidades no lugar certo é usar o tapete ou o sanitário. Ele pode acertar uma hora e errar outra. Independente disso, não dê bronca e sempre o recompense quando fizer certinho.

Os cães são animais que ainda mantêm muitos instintos no seu dia a dia. O tutor pode se aproveitar disso no processo de descobrir como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo.

Invista em recompensas

Como já mencionado, os cães aprendem mais quando recompensamos atitudes corretas do que quando os castigamos por ações erradas. Assim, investir em recompensas e reforço positivo tem papel importante em facilitar o aprendizado do seu animal de estimação.

Por causa disso, sempre que o cachorro fizer as necessidades no tapete higiênico, ofereça um petisco e carinho. Quando ele sujar o local errado, evite brigar com o seu animal de estimação, pois qualquer tipo de reforço negativo irá dificultar o aprendizado do cão.

Aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo não é uma tarefa muito simples. Entretanto, quando esses treinamentos passam a fazer parte da rotina do cachorro, a tendência é que o aprendizado se torne mais rápido, além de gratificante.   

Alguns cães aprendem mais rápido e outros levam um pouco mais de tempo, mas seguindo estas dicas seu pet aprenderá como fazer as necessidades no lugar certo.

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

pet idoso como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo
Ensinar cão idoso da urinar no lugar correto requer uma paciência maior por parte do tutor

As dicas de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo funcionam para cães de todas as raças e idades. Porém, cachorros idosos têm um aprendizado mais lento, demandando uma paciência maior por parte do tutor. Isso sem falar que eles têm suas próprias manias e são acostumados a outros tipos de comportamentos.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua?

Ao invés de ensinar o cão a fazer xixi e cocô em um tapete higiênico dentro de casa, você deseja saber como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua? Nesse caso, o recomendado é estabelecer horários estratégicos para levar o seu cão para dar uma volta como, por exemplo, logo após as refeições.

Assim que ele fizer suas necessidades durante o passeio pelo bairro, praça ou na área comum do condomínio, recompense-o com carinhos e petiscos. Com muita persistência nesse hábito, o seu pet irá entender que a hora de fazer as necessidades é durante o passeio.

Entretanto, mesmo que ele se acostume a fazer suas necessidades na rua, mantenha um local disponível com tapetinho dentro de casa. Isso porque, eventualmente, se não for possível esperar o passeio, ele sabe onde é o espaço correto.

Situações em que o adestramento não faz efeito

Em algumas situações, mesmo o tutor sabendo como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, pode ser que exista uma resistência por parte do animal. Ela pode ser tanto por dificuldade de aprendizado como indicar problemas emocionais ou de saúde como, as relacionadas a seguir: 

  • ansiedade; 
  • depressão; 
  • infecções urinárias; 
  • excitação excessiva; 
  • entre outros.

Se você perceber alguma dificuldade em seu cão fazer xixi e cocô no lugar certo, uma boa alternativa é levá-lo a um médico-veterinário de confiança. Dessa maneira será possível descartar algum problema sério de saúde e focar no adestramento com um profissional especializado.

Gostou de aprender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico e até na rua? Então, diga para gente: como você fez para ensinar o seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar correto?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Débora Alves disse:

    Adotei minha pet a 9 meses e ela já veio com o hábito de fazer as necessidades na rua. Acontece que ela é sensível a Giardia e sempre sofre com isso. Estou tentando ensinar a fazer xixi na varanda (fiz até um banheiro com grama natural), mas ela fica apertada, mas não faz. Acredito que tenha sofrido maus tratos para aprender a fazer na rua.
    Preciso condicionar a fazer em casa para evitar as crises por conta da giardia, mas não sei o que fazer. Acho muito sofrido ela ficar apertada e não fazer, mas também levar para rua não é mais uma opção. Já tece duas crises nesses 9 meses… nas duas teve que tomar vários remédios incluindo antibiótico. É ruim para ela e para mim também, já que não é um tratamento barato.
    Se alguém souber como me ajudar, agradeço

    • Cobasi disse:

      Débora, como vai? Recomendamos que procure um veterinário para o tratamento preventivo. Existem vermífugos e até vacina para ajudar nesses casos. Se possível, não limite os passeios na rua, eles são muito saudáveis para o animal. Caso não seja possível, siga as dicas do post e tenha bastante paciência que ela aprenderá. =)

    • Odete negri disse:

      Não sei mais oq fazer pra ela fazer xixi e cocô no lugar certo e parar de roer as coisas. Tipo chinelo

  2. Selma Mieko Tsutiya disse:

    Ele fez xixi em cima da cama. Como evitar se ele já está acostumado a fazer na garagem.

  3. Selma Mieko Tsutiya disse:

    Obrigada pela atenção, aguardo resposta.

  4. raquel disse:

    Gostaria que minha cachorrinha de 10 meses fizesse xixi na rua, ela não faz… passeia e qdo chega em casa faz…

  5. Rubi Jupira Da Silva Spirito disse:

    Gostei do artigo acima porém tenho uma maltês de três anos que faz suas necessidades no banheiro porém desde os 2 meses qdo veio pra mim tentei ensinar a fazer.no tapete egienico ela nunca fez e até hoje qdo coloco o tapete pro outro pet que tenho ela deita encima como se fosse tapete de casa.

  6. Taruzia disse:

    Tenho um yorkshire macho de 9 meses e agora compramos uma fêmea de 2 meses. Está fazendo suas necessidades pela casa toda. Não sabemos como educa lá. Tapete higiênico eles pensam q é brinquedo. Macho já tava educado a fazer no box do banheiro e achávamos q ela também faria lá por causa do cheiro,mas não . Nos ajude!

  7. Meg disse:

    Mozart é meu filho de 4patas! Ele é a coisa mais fofa desse mundo! Ganhei de presente da minha filha. Ele é
    muito educado e aprende rápido ao meu comando. ❤️Amo muito. Foi o presente mais lindo que ganhei na minha vida. Meu Amigo!

Deixe o seu comentário