Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Compartilhar:


como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

É hora de aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo! O tema é um desafio para diversos tutores, mas a grande primeira dica que damos é: tenha paciência. Um bichinho não nasce sabendo usar um tapete higiênico ou um sanitário higiênico.

Descubra o que você deve fazer para ensinar seu amigo onde fica o lugar de fazer xixi e cocô, além de produtos que facilitam o aprendizado.

Tem como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Sim, o seu amigo é mais do que capaz de aprender qual é o lugar correto para fazer suas necessidades. E o contrário também vale, isto é, se ele não aprendeu, provavelmente considera qualquer lugar o local certo. Seja fazer xixi ou cocô, o objetivo do pet é um só: aliviar seu desconforto. Por isso ele vai procurar um cantinho longe da comida e pronto.

Os cães são animais higiênicos e com um olfato incrível. Sendo assim, pode observar, eles nunca fazem suas necessidades perto da comida e da água, apenas longe. E mais: costumam voltar ao mesmo lugar ao sentir o cheiro da ureia.

Como ensinar cachorro filhote a usar tapete higiênico?

Por conta da idade, os filhotes têm um metabolismo acelerado, e por isso fazem xixi e cocô logo depois de acordarem ou após as refeições, com um espaço de 5 a 15 minutos ao finalizar a ração. Sendo assim, esteja sempre perto dele quando alimentá-lo. E o mais importante de tudo, espalhe tapete higiênico pela região.

Você sabe que o cão está pronto para um xixi quando ele começa a cheirar e caminhar em círculos pra lá e pra cá.

Durante o aprendizado de como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo, toda vez que o pet acertar, comemore! É o momento para fazer festinha, parabenizar o animal e fazer um carinho.

Como usar o educador sanitário?

Se você está procurando como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo, os educadores são facilitadores. Isso quer dizer que ele vai despertar a vontade no pet de utilizar o local em que foi aplicado.

O formato spray é o mais encontrado, e para usar basta espirrar em cima do tapete higiênico ou dentro do sanitário. Por último, sempre que o pet terminar de se alimentar ou no momento que beber água, leve-o para perto da área correta.

Conheça o repelente sanitário para cães

Você também pode utilizar outros produtos para ajudar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo. Um deles é o repelente sanitário. O item funciona basicamente afastando o bichinho dos locais errados com um cheiro desagradável para ele.

Dicas de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Seja para um filhote ou cão adulto, por mais que você utilize produtos a seu favor, dicas sempre são bem-vindas. Sendo assim, veja algumas instruções e atitudes bacanas para colocar em prática.

Localização do tapete ou banheiro sanitário

Em primeiro lugar, o espaço deve ser longe da comida dele, afinal, não é nada higiênico. A recomendação é restringir o ambiente, sendo os melhores a lavanderia, quintal ou um local afastado e tranquilo.

Paciência durante o processo

Além disso, tenha paciência! Um bichinho leva cerca de 2 semanas de treinos constantes para aprender um novo hábito.

O seu cachorro não vai descobrir de uma hora para a outra que fazer as necessidades no lugar certo é usar o tapete ou o sanitário. Ele pode acertar uma hora e errar outra. Independente disso, não dê bronca e sempre o recompense quando fizer certinho.

Os cães são animais que ainda mantêm muitos instintos no seu dia a dia. O tutor pode se aproveitar disso no processo de descobrir como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo.

Aposte em recompensas

Como mencionamos no texto, os cães aprendem mais quando recompensamos atitudes corretas do que quando os castigamos por ações erradas. Assim como em nós, humanos, ser recompensado é mais efetivo do que receber uma bronca!

Sendo assim, sempre que o cachorro fizer as necessidades no tapete higiênico ou na rua, ofereça um petisco e carinho. Quando ele sujar o local errado, não brigue. Apenas retire o animal do ambiente e higienize sem que ele veja.

Lembre-se de que parte da recompensa do animal é a atenção. Sendo assim, uma bronca ou até a dedicação do tutor em limpar a sujeira dele são formas de atenção e podem ser entendidas como recompensas.

Aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo não é uma tarefa muito fácil, mas quando você adiciona os ensinamentos na rotina, tudo fica natural, fácil e começa a funcionar!

Porém, para ser efetivo é importante ter paciência e se dedicar a repetir muitas e muitas vezes. Alguns cães aprendem mais rápido e outros levam um pouco mais de tempo, mas seguindo estas dicas seu pet aprenderá como fazer as necessidades no lugar certo.

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

pet idoso como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Todas as dicas dadas ao longo do texto podem ser utilizadas com cães filhotes, adultos e idosos. O princípio do aprendizado é exatamente o mesmo, e animais de todas as idades têm a mesma capacidade de aprender.

No entanto, com os cães mais velhos o tutor precisará ter ainda mais paciência, dedicação e amor. Eles já possuem algumas manias e estão acostumados com certos comportamentos. Será necessário que eles aprendam novas orientações e deixem de lado hábitos antigos.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua?

Por fim, caso sua preocupação seja em mostrar para o animal que ele deve fazer as necessidades fora de casa, há certos pontos de atenção. Em primeiro lugar, estabeleça horários estratégicos para levar o seu dog para dar uma volta (por exemplo, depois das refeições dele). Assim que ele fizer suas necessidades durante o passeio, recompense-o. Com muita persistência nesse hábito, o seu pet irá entender que a hora de fazer as necessidades é durante o passeio.

Entretanto, é bacana que ele tenha um local disponível também dentro de casa. Isso porque, eventualmente, se não for possível esperar o passeio, ele sabe onde é o espaço correto.

Gostou de aprender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico e até na rua? Aproveite para continuar lendo os posts do Blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Débora Alves disse:

    Adotei minha pet a 9 meses e ela já veio com o hábito de fazer as necessidades na rua. Acontece que ela é sensível a Giardia e sempre sofre com isso. Estou tentando ensinar a fazer xixi na varanda (fiz até um banheiro com grama natural), mas ela fica apertada, mas não faz. Acredito que tenha sofrido maus tratos para aprender a fazer na rua.
    Preciso condicionar a fazer em casa para evitar as crises por conta da giardia, mas não sei o que fazer. Acho muito sofrido ela ficar apertada e não fazer, mas também levar para rua não é mais uma opção. Já tece duas crises nesses 9 meses… nas duas teve que tomar vários remédios incluindo antibiótico. É ruim para ela e para mim também, já que não é um tratamento barato.
    Se alguém souber como me ajudar, agradeço

    • Cobasi disse:

      Débora, como vai? Recomendamos que procure um veterinário para o tratamento preventivo. Existem vermífugos e até vacina para ajudar nesses casos. Se possível, não limite os passeios na rua, eles são muito saudáveis para o animal. Caso não seja possível, siga as dicas do post e tenha bastante paciência que ela aprenderá. =)

  2. Selma Mieko Tsutiya disse:

    Obrigada pela atenção, aguardo resposta.

Deixe o seu comentário