Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

O segredo em como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua está na paciência! Isso porque os animais aprendem através da repetição e também da recompensa. Entretanto, é claro que existem algumas dicas para mostrar para o seu pet que o momento das necessidades é durante o passeio.

Então continue conosco e aprenda como acostumar o cachorro a fazer as necessidades na rua e descubra hábitos que vão ajudar neste momento de aprendizado do seu amigo.

Quem nunca chegou em casa e se deparou com uma poça de xixi na sala, no tapete ou até no sofá? Essa é uma situação muito comum para os donos de cachorro. E é claro que não é nada agradável ter que limpar essa bagunça, além de que o ambiente pode ficar com um cheiro não muito bom. Mas calma! Com muita atenção e carinho, tem como ensinar o cão a fazer as necessidades na rua.

5 dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Um hábito só se estabelece através de uma rotina. Por isso, é fundamental que você faça dos treinos uma tarefa diária, assim seu amigo entenderá rapidamente qual é o lugar de fazer xixi e cocô. Veja as dicas para tornar o aprendizado tranquilo para o pet!

Entenda as necessidades do cão

De maneira geral, o cachorro sente vontade de se aliviar após comer e beber água. Então, a primeira dica é que, logo após o bichinho se alimentar, você o leve na rua para passear e espere até que ele se sinta confortável para fazer xixi e cocô. É possível que leve algum tempo, então tenha paciência com o seu companheiro.

Faça festinha e comemore como recompensa

Antes de mais nada, não parabenize o cão enquanto ele faz xixi ou cocô, porque vai gerar certa ansiedade nele. Sendo assim, espere que ele termine para fazer um bom carinho e comemorar que ele fez algo certo. Com certeza ele fará uma associação entre o momento e a recompensa. Logo após, não se esqueça de recolher as fezes com um cata-caca.

Programe-se para diversos passeios

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua de casa

O seu pet deve se sentir seguro quanto a esperar o momento de ir à rua para se aliviar. Então não adianta querer aprender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua se você não sairá diversas vezes com ele. No geral, você deve se programar para passar com o pet pelo menos 5 vezes ao dia.

Evite limpar o xixi e cocô na frente do animal

É claro que, mesmo durante o treinamento de como ensinar o cachorro a fazer xixi na rua, um descuido pode acontecer. Isto é, o pet sentir vontade de fazer suas necessidades e acabar realizando-as em casa. Por isso, mesmo priorizando o momento ao ar livre, você deve ter um cantinho para ele. Ou seja, deixe um tapete higiênico à disposição para eventuais casos. Entretanto, não limpe o local perto dele, muito menos o xixi e cocô feitos no lugar errado.

Aposte em caminhos parecidos durante o passeio

Por fim, com o passar do tempo, você perceberá que o seu pet tem um lugar favorito para fazer xixi e cocô na rua. Sendo assim, durante o passeio, sempre passe por estes pontos específicos. Provavelmente ele vai se acostumar a realizar suas necessidades por ali.

Atenção: cuidado com este hábito

Por mais que seja interessante aprender como ensinar cachorro a fazer as necessidades na rua, o hábito é um pouco perigoso. Isso porque você não quer impactar negativamente o bem-estar e saúde do seu amigo, certo? O problema em acostumá-lo em fazer xixi e cocô somente na rua envolve alguns pontos.

O primeiro deles é que, quanto mais água seu cachorro beber, melhor para o organismo do animal. Sendo assim, é normal que ele sinta mais vontade de urinar. Se você não vai conseguir ir à rua constantemente com o pet, ele pode começar a segurar o xixi e este hábito pode trazer problemas urinários, por exemplo.

O segundo é em relação a dias chuvosos e viagens. Se o cão se acostuma a ir somente à rua para se aliviar, a exigência se complica em dias com tempo ruim, e principalmente ao ficar em um hotelzinho ou pet sitter durante a sua ausência.

Agora que você já sabe como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, assim como os pontos bons e ruins do hábito, já sabe decidir se vale a pena ou não! Aproveite para conferir os produtos de higiene para cães que temos na Cobasi, como eliminador de odores e educador sanitário. Confira outros posts sobre saúde canina que temos no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Telma disse:

    Amei as orientações.
    Obrigada.

  2. Lala disse:

    Que matéria hein. Gostaria de uma matéria de como ensinar o pet dos outros a não fazer o xixi no portão ,no muro da minha casa . Infelizmente ainda existem muitas pessoas que não recolhem a caca dos seus pets nas ruas.

Deixe o seu comentário