Brinquedos para cachorro: diversão e bem-estar

31 de março de 2020

Cachorros
Tutora brinca com seu cachorro
Usar brinquedos para cachorro é uma forma divertida de interagir com seu pet

Cães e humanos estão cada dia mais próximos. Os peludos, que antes eram usados para caça, segurança ou esportes, agora são praticamente parte da família! Os brinquedos para cachorro têm um papel importante nessa dinâmica e colaboram para o convívio mais agradável para ambas as partes.

Eles são companheiros e enchem a casa de alegria, mas também exigem muita dedicação e paciência. Não importa o porte, a raça, a idade ou o temperamento, se o cachorro não gastar energia e se distrair desenvolverá comportamentos indesejados.

É aí que entram os brinquedos para cachorro como excelente forma de enriquecimento ambiental. Bolinhas, cordas, ossinhos e outros brinquedos colaboram para um ambiente dinâmico, com estímulos físicos, sociais, alimentares e até cognitivos para os animais.  

Brinquedos para cachorros filhotes

Filhote brinca com bolinha de brinquedo para cachorro
Os brinquedos para cachorro também são usados para adestrar e ensinar filhotes.

Por causa do rápido crescimento dos dentes os filhotes normalmente desenvolvem comportamentos destrutivos. Móveis, itens de decoração, roupas, sapatos e o que aparecer pela frente se tornam potenciais alvos do cãozinho. Por isso, oferecer diversos brinquedos é uma forma de ensinar o animal, evitar itens roídos e ainda proporcionar momentos de relaxamento e diversão.

Brinquedos macios como pelúcias e ossos flexíveis são os mais indicados nesta fase do cãozinho. Eles auxiliam no desconforto da troca de dentes e direcionam o foco da brincadeira.

Filhotes adoram brincar sozinhos, mas esse momento também é uma oportunidade de interagir com seu cachorro. Aproveite os brinquedos para ensinar o cãozinho a não morder sua mão e outros itens da casa. Sempre que ele morder ou pegar um objeto que não é dele, ofereça o brinquedo no lugar.

Brinquedos para cachorros adultos

Comportamentos indesejáveis acontecem em qualquer fase da vida. Os adultos também podem ter comportamentos destrutivos, o que muda são os prováveis motivos para essa tal atitude.

O convívio em casa pode trazer inúmeros benefícios ao cão, mas limita seu espaço e comportamento exploratório. Sem contar que, em alguns casos, os cães ficam horas sem a companhia de seus tutores por variados fatores, entre eles o trabalho. O efeito colateral pode ser o estresse do bichinho!

Cães entediados, estressados e assustados também pode desenvolver comportamentos destrutivos e, mais uma vez enriquecer o ambiente com brinquedos é um ótimo caminho para a solução.

Vamos conhecer algumas brincadeiras e atividades para melhorar a rotina do seu cãozinho e o convívio dentro de casa?

Comer também é divertido

Cães adoram petiscos e eles são um ótimo estímulo para incentivar brincadeiras e exercícios. Os brinquedos com dispenser para petiscos, possuem caráter interativo e auxiliam na distração de pets que ficam o dia todo em casa.

Ao invés de oferecer o alimento diretamente nos comedouros, bifinhos, biscoitos e até a ração podem ser inseridos nesses brinquedos. Para se alimentar, o cão precisa desenvolver habilidades para ter acesso à ração, assim é possível diminuir a ansiedade, gastar energia e controlar o consumo excessivo de alimento. Além de tudo, é muito divertido para ele!

Ossos e brinquedos de roer para cachorros

Uma das brincadeiras prediletas dos cães é roer as coisas. Muitas sandálias de dedo foram para o lixo como prova! Para salvar esses pobres calçados, os ossos e outros brinquedos de roer entram em campo. Os cães têm a necessidade de afiar e limpar os dentes, além do comportamento remeter às atividades instintivas.

Cachorro rói brinquedo de plástico
Escolha ossos e outros brinquedos para cachorro de acordo com a força do seu animal

Hoje, encontramos brinquedos com diversos tamanhos, materiais e resistências. O tamanho do brinquedo pode e deve ser considerado de acordo com o porte do animal, se o objeto for muito pequeno existe o risco de ser destruído com facilidade. Por outro lado, se for muito grande, pode machucar a gengiva dos cães.

Cuidado! Todo brinquedo deteriorado e seus pedaços devem ser descartados imediatamente evitando que seu cãozinho engula o material.

Algumas raças, independente do porte, são verdadeiros destruidores de brinquedos. Se esse é o caso do seu cachorro, dê preferência para itens com maior resistência, como borracha maciça e nylon rígido. Outros mordedores mais maleáveis são ótimos para massageiar a gengiva e ainda contribuem para limpeza dos dentes.

Vamos brincar?

Os cães também adoram interagir e brincar com eles é algo muito especial. Existem diversos brinquedos que estimulam a interação e tornam tudo mais divertido! As cordas e pneus, por exemplo, são ótimos estímulos físicos para o gasto de energia. O cão puxa de um lado, enquanto o tutor faz força do outro. A atividade ainda pode ser usada para educar seu cãozinho. Ao adicionar o comando solta e o animal executar a tarefa, ofereça um petisco, muito carinho e volte pra brincadeira.

Outras duas opções são muito divertidas. As bolinhas e o frisbee são instrumentos de estímulos físicos e desenvolvimento motor. Além disso ainda contribuem para o contato social com pessoas e outros animais. Escolha sempre brinquedos que ofereçam a resistência correspondente à força do animal.

Brinquedos interativos

Cachorro brinca com dono
Brincadeiras ajudam a gastar energia, aprender e manter o bem-estar do seu pet

E, por fim, os brinquedos interativos estimulam o pensamento lógico dos cães e possuem papel fundamental no adestramento. Através do estímulo alimentar, os pets desenvolvem estratégias com as patas ou focinhos para encontrar os alimentos na estrutura dos brinquedos. O papel do tutor é determinar os comandos e recompensá-los em cada fase de aprendizagem.

Para os cães, aprender é uma grande diversão! Além de brincadeiras com bolinhas, cordas e pneus, o adestramento e os brinquedos interativos também são estimulantes para os peludos.

Invista seu tempo livre também no seu pet. Eles adoram brincar e se divertir com seus tutores. Passar alguns minutinhos do seu dia com seu cãozinho é o suficiente para reduzir do estresse e evitar comportamentos indesejáveis pela casa, nestes momentos os brinquedos são ferramentas fundamentais.

Quer mais posts sobre comportamento animal? Separamos alguns para você. Confira:

Escrito por: Thiago Oliveira