Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro reativo: saiba como identificar e lidar com esse comportamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro reativo atacando
Um cachorro reativo é aquele reage exageradamente a qualquer estímulo

Você sabe o que significa ser um cachorro reativo? Esse é o nome usado para definir aquele animal que reage de maneira exagerada a um estímulo considerado normal. Para ajudar você a entender melhor esse comportamento e como educar o seu cão, nós contamos com o auxílio de Daniel Svevo, médico-veterinário e consultor da Pet Anjo. Confira!

Cachorro reativo: o que é?

Um cachorro reativo é aquele que, após receber um estímulo externo, acaba reagindo de maneira exagerada. Essa reatividade em cães costuma aparecer durante os passeios ou na presença de pessoas e animais estranhos, o que acaba deixando o seu animal de estimação em uma situação desconfortável.

Um cachorro reativo no passeio, por exemplo, pode apresentar dois tipos de postura. Sob forte estresse, ele pode se sentir ameaçado e recuar ou, em alguns casos, adotar uma postura mais agressiva e partir para o ataque contra outro animal ou pessoa que despertou esse tipo de incômodo nele. Por isso, é importante saber identificar qualquer sinal de reatividade em cães.

Como identificar um cão reativo?

Seja durante um passeio pelo bairro ou em casa, é muito importante que o tutor consiga identificar quando os cães estão sendo reativos a pessoas ou outros animais. Dessa maneira é possível agir antes que a situação saia do controle.

De acordo com o médico-veterinário e consultor da Pet Anjo, Daniel Svevo: “Dizemos que um cão tem um comportamento reativo quando ele possui um limiar de excitação ou de reação muito baixo, ou seja, eventos que deveriam parecer normais tem um grande significado para o cão gerando comportamentos de medo e de agressividade”, afirmou.

E completa “eles interpretam que qualquer movimento brusco de alguma pessoa dentro de casa, possa significar algo perigoso, reagindo com agressividade”, disse. Perceber essa mudança de comportamento é essencial para entender como lidar com a reatividade em cães.

Como lidar cachorro reativo no passeio?

homem no parque com o chacorro
Passeios externos podem gerar gatilhos que deixar o cão reativo

Passeio ao ar livre são situações extremamente delicadas em cães reativos, pois qualquer interação pode ser um gatilho. Por isso, o recomendado é que os tutores saibam interpretar esses gatilhos e, sempre que possível, evitar expor o animal de estimação a essas situações. Como explica Daniel.

“Para evitar estas situações o tutor deve entender exatamente quais são os gatilhos e a partir daí cuidar para que o cão não entre em contato com eles, pois cada vez que isso acontece o pet entra em uma crise, e cada vez que a crise acontece, ela se reforça”, disse.

Além disso, o especialista em comportamento animal também dá uma dica super importante para os tutores: “se esses gatilhos ocorrem durante um passeio é recomendado que o tutor passeie com o cão em horários mais tranquilos, que tenham menos movimentos”, contou.

Entretanto, se os gatilhos que deixam o cachorro reativo acontecem dentro de casa com a presença de pessoas estranhas ao animal, a prevenção deve ser outra. O ideal é criar um ambiente onde o animal se sinta confortável e não tenha contato com as visitas, assim você evita que o pet fique estressado.

O que fazer quando o cachorro está reativo?

Se durante um passeio ou visita em casa o seu cão ficar reativo, a melhor solução é afastá-lo da situação que gera esse comportamento. Porém, é preciso ter cuidado. Movimentos bruscos podem deixar o animal ainda mais estressado e tentativas de tentar acalmá-lo podem acabar reforçando esse tipo de comportamento.

Eduque o cão para ele ser menos reativo

Caso o tutor perceba que o cachorro se torna reativo em determinadas situações, uma alternativa é educá-lo com técnicas de dessensibilização e contra condicionamento. Dessa maneira, é possível reduzir a intensidade do estímulo que gera o gatilho e torna o cachorro reativo com pessoas ou outros animais.

Segundo o consultor da Pet Anjo, um caminho para educar o cão é: “trabalhar associações positivas durante a intensidade baixa, aos poucos ir aumentando o nível do estímulo até que ele não represente problemas para o cão. Em casos mais graves, a administração de medicamentos podem ajudar nesse processo”, afirmou.

Qual é a melhor maneira de evitar um cachorro reativo?

homem fazendo adestramento em cachorro reativo
O adestramento é a melhor maneira de educar um cachorro reativo

Apesar do uso de alguns truques ser bastante eficiente, o ideal mesmo é investir em adestramento com um profissional especializado. Pois ele tem as técnicas necessárias para educar e corrigir o comportamento do seu animal de estimação, de maneira efetiva e duradoura.

Porém, esse é um processo bastante demorado e que o tutor precisa participar ativamente, como comenta o Daniel:  “Também é importante que este cão esteja saudável, com alimentação organizada, exercícios físicos em dia, enriquecimento ambiental e social dentro de sua rotina e receba bastante carinho e atenção dos seus tutores”, destaca.l.

Para finalizar, o especialista da Pet Anjo deixa uma dica importante de como os tutores podem ajudar a potencializar o adestramento de um cachorro reativo: “A melhor ação que os tutores podem ter é evitar que o cão entre nas crises de comportamento, esse cuidado é importante pois faz com que o processo de treinamento não fique prejudicado pelas experiências ruins”, disse.

Agora que você já sabe o que significa um cachorro reativo e como agir nessas situações, diga para gente: como anda o comportamento do seu animal de estimação?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário