Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como dar banho em cachorro da forma correta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Quando o assunto é higiene, você sabe como dar banho em cachorro? A prática requer cuidado, carinho e precisa ser um momento agradável tanto para você, quanto para o seu pet.

Pensando nisso, conversamos com o médico-veterinário Marcelo Tacconi, que explicou todas as etapas sobre como dar banho no seu cachorro em casa. Confira as dicas dos especialistas!

Tudo sobre como dar banho em cachorro

Primeiramente, sabemos que manter o pet limpinho é fundamental para a sua saúde e bem-estar. Afinal, a falta de higiene do animal é a porta de entrada para parasitas e doenças. 

Porém, esse é um tema que ainda gera dúvidas. Por exemplo, ainda é comum alguns tutores associarem o cuidado a banhos esporádicos. Ou seja, apenas quando o cachorro está com um cheiro ruim ou a sujeira já está aparente.

De acordo com os veterinários, esta é uma prática contraindicada. Na visão destes profissionais, os cães devem tomar banho uma média de uma vez a cada quinzena. Essa frequência pode variar, no entanto, depende da rotina do animal.

Cães que passam muito tempo no quintal ou em áreas abertas, podem ter a frequência aumentada. Enquanto aqueles que são mais pacatos e vivem em apartamentos, podem ter este prazo quinzenal prolongado.

Em qualquer situação, porém, a higienização deve ser levada a sério pelos tutores. Mesmo aqueles que não possuem condições para levar seus amigos peludos ao pet shop com regularidade.

Como dar banho em cachorro: 8 dicas práticas e fáceis

cachorro pode tomar banho
Manter um rotina de banhos regulares é recomendada para mantae o pelo e pelagem dos cães saudáveis.

Dar banho em cachorro não é resumido em jogar água no animal, existem diversas etapas que devem ser respeitadas. Como o uso de produtos específicos para cães, a escolha do local e uma preparação correta.

Não realizar esses cuidados para dar banho nos cachorros pode acabar criando uma experiência negativa, fora a maior bagunça e, sem querer, prejudicar a saúde do animal. 

Para auxiliá-los neste cuidado tão importante, elaboramos um passo a passo de como dar banho em cachorro em casa. Confira!

1. Escolha o local adequado para dar banho

O primeiro passo da cartilha de como dar banho em cachorro é a escolha de um local apropriado para a prática. Ambientes abertos, como quintal ou jardim são ideais.

Mas, se as suas alternativas forem dentro de casa, o mais indicado é um ambiente com boa ventilação e fácil limpeza. Áreas como a lavanderia, box do chuveiro (com chuveirinho) também são boas opções. 

2. Reúna os produtos para dar banho em cachorro

Existem alguns produtos que são essenciais na hora de dar banho nos cães:

  • shampoo, sabonete e condicionador pet, próprio para cães; 
  • algodão para usar nos ouvidos do animal; 
  • toalha grande e limpa;
  • escova para pentear os pelos antes do banho; 
  • secador de cabelo;
  • perfume para cachorro (opcional).

Já deixe tudo separado para evitar que seja necessário interromper o processo. Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para dar banho em cães

3. Escove o pelo antes do banho

Antes de iniciar o banho, existe um cuidado essencial que não pode faltar: escovar o pelo do cachorro. Essa ação vai ajudar a remover nós e eliminar pelos soltos, além de evitar que os produtos usados ou a água fiquem retidos na pelagem do pet. 

4. Atenção com a temperatura da água

Antes de começar a molhar o cachorro, analise a temperatura da água. O mais indicado é que esteja morna. Vale lembrar que os cães têm pele sensível, água muito quente ou fria, pode causar desconforto. 

Claro que existem algumas exceções, como por exemplo, os huskies siberianos, que podem preferir a água gelada.

5. Vá molhando o cachorro gradualmente

Agora, efetivamente, vamos começar a dar o banho no cachorro. Vá aos poucos molhando o cachorro. Comece pelas patas e vá subindo em direção ao corpo.

De forma gradual, você consegue acostumar o cachorro com a água, cuidado que reduz o desconforto e permite que os cães se acostumem com a sensação. 

6. Chegou a hora de aplicar o shampoo, sabonete e condicionador 

No pet shop online da Cobasi, tem tudo o que você precisa para dar banho em cachorro. Existem opções para atender especificamente às necessidades do seu amigo, por exemplo, shampoos para cães de pelos longos. 

A aplicação precisa ser feita com o corpo do cão já molhado, mas sempre evitando áreas sensíveis (olhos e boca). 

Pode espalhar e esfregar, cuidadosamente, sobre todo o corpo do animal. Essa etapa é muito importante, pois ela tem o objetivo de alcançar além da pelagem, a pele do pet, para retirar oleosidade, odores e sujeiras. 

7. Enxágue com calma e vamos começar a secar 

Depois que o cão estiver devidamente higienizado, é chegada a hora do enxágue. Essa etapa demanda tanta paciência quanto as outras, sempre preservando a cabecinha do pet para deixá-lo confortável.

É possível que o cão já esteja impaciente neste momento. Por isso, é de bom tom que o tutor utilize palavras de agrado e incentivo pelo bom comportamento. 

Depois de enxaguado, o cachorro deve ser completamente secado. Primeiro com uma toalha fofa e depois com um secador, para garantir que seus pelos não permaneçam úmidos e não exponham o animal à friagem.

Um ponto de atenção extra! Não se esqueça de secar bem as orelhas e patas. Uma boa dica é umedecer um algodão e limpar o interior das orelhas com um produto específico para a limpeza de orelhas. 

Converse com o veterinário para validar as etapas de um tratamento otológico. 

8. Reforço positivo: ofereça recompensas e elogios

Finalizando o banho, chegou a hora de recompensar o seu pet pelo bom comportamento. Ofereça petiscos como forma de incentivo. Lembre-se de elogiar e acariciar, a ideia é que o cachorro associe o banho a uma experiência positiva.

Pronto, agora você já sabe qual é o jeito certo de dar banho no cachorro. Parabéns! Mas, calma que ainda não acabou, temos algumas informações que queremos compartilhar com você. 

A importância de dar banho em cachorro

Dar banho em cachorro é uma prática essencial para manter a higiene e saúde do animal de estimação. Além de proporcionar um pelo limpo e cheiroso, o banho desempenha vários papéis importantes na manutenção do bem-estar dos cães. 

cães tomando banho
A frequência de banho em cachorro está relacionada com o tamanho dos pelos, do estilo de vida e a saúde do pet.

O especialista da Cobasi, Marcelo Tacconi, selecionou alguns pontos que destacam a importância desse cuidado:

Higiene

O banho remove sujeira, poeira e outros resíduos acumulados no pelo do cachorro, contribuindo para a limpeza geral do animal.

Controle de odores

Banhar o cachorro ajuda a reduzir o odor corporal, deixando-o mais agradável para conviver em ambientes internos.

Saúde da pele

O banho regular ajuda a prevenir problemas de pele, como irritações, coceiras e infecções. Isso é especialmente importante em raças com predisposição a problemas dermatológicos.

Remoção de parasitas

É uma oportunidade para verificar e remover possíveis parasitas, como pulgas e carrapatos, que podem prejudicar a saúde do animal.

Bem-estar mental

O contato com a água e o processo de banho podem ser relaxantes para alguns cães, promovendo o bem-estar mental e emocional.

Como montar um cronograma de banho para cachorro?

De acordo com o veterinário: “montar um cronograma de banho para o seu cachorro pode variar com base em vários fatores, como raça, tipo de pelagem, nível de atividade e condições ambientais”.

O especialista ainda reforçou: “o tipo de pelagem pode influenciar, pois cães com pelagens longas ou densas, geralmente requerem banhos mais frequentes, para evitar emaranhados e nós”, complementou. 

Além disso, o nível de atividade também é um fator, já que cães mais ativos que passam muito tempo ao ar livre, podem precisar de banhos mais frequentes. Enquanto cães menos ativos, podem ter uma frequência menor.

Outro fator importante é se o animal apresenta algum problema de pele ou de saúde. Se ele tiver problemas de pele, alergias ou condições médicas específicas, o médico-veterinário pode recomendar um cronograma especial de banho.

Para cães saudáveis com pelagem normal, um banho a cada 15 dias pode ser suficiente. Banhos muito frequentes podem remover os óleos naturais da pele, levando a problemas dermatológicos.

Lembre-se, cada cachorro é único e o cronograma de banho deve ser adaptado às necessidades individuais do animal. Consultar o veterinário para orientações específicas para a saúde e pelagem do seu cachorro é sempre uma boa prática.

Quantas vezes tem que dar banho no cachorro?

É importante adaptar a frequência e o tipo de produtos utilizados no banho de acordo com a raça, pelagem e necessidades específicas do cachorro. 

Consulte sempre um médico-veterinário. O profissional vai oferecer orientações personalizadas para garantir que o cuidado com a higiene seja eficaz e benéfico para a saúde geral do seu pet.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário