Pode dar banho em cachorro com sabão de coco?

Compartilhar:


Pode dar banho em cachorro com sabão de coco?

Talvez você já tenha se perguntado, pelo menos uma vez, se pode dar banho em cachorro com sabão de coco. Muito utilizado por suas propriedades neutras, dar banho em cachorro com sabão de coco acaba sendo uma das alternativas preferidas para os tutores que costumam lavar seus cãezinhos em casa.

Mas será que você pode mesmo utilizar esse produto sem riscos para a saúde do seu pet? Fique com a gente durante a leitura desse artigo para descobrir.

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco com segurança?

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco com segurança?

De maneira geral, a resposta para essa pergunta é sim. O sabão de coco é neutro e não vai provocar nenhum tipo de alergia na pele do seu cachorro, ou fazer com que haja uma queda de pelos, por exemplo.

No entanto, por ser muito adstringente, ou seja, por ser capaz de retirar a gordura da pele e dos pelos, o sabão de coco não deve ser utilizado com muita frequência. Isso vale principalmente no caso dos cães que têm pelos mais longos e que precisam de outros cuidados para ficarem macios e com brilho.

Por isso, sabão de coco pode dar banho em cachorro sim, não há perigo, mas fique de olho para não exagerar. Dê preferência aos produtos específicos para uso veterinário, pois assim você garante que além de limpos os pelos do seu cachorro também estejam hidratados.

Cuidados gerais com os pelos dos cachorros

Cuidados gerais com os pelos dos cachorros

Você pode optar por dar banho no seu cão em casa, ou enviá-lo de tempos em tempos para o petshop para isso. De uma maneira ou de outra, é fundamental manter a escovação regular dos pelos.

Além de ajudar a desfazer os nós, que podem ser incômodos e até dolorosos para o seu amigo, a escovação remove as sujeirinhas que ficam presas ao corpo do cachorro conforme ele se movimenta em casa e durante os passeios.

Outros benefícios incluem a distribuição dos óleos naturalmente produzidos pela pele do cão. A escovação também ajuda a manter os pelos brilhantes e macios, sem falar que aumenta a possibilidade de identificar rapidamente caso haja infestação por parasitas.

Um tutor próximo e atento ao seu pet tem mais oportunidades de perceber machucadinhos na pele do que aquele que só vê o cão de longe.

Aproveite o momento da escovação para estreitar os laços de amizade e companheirismo com o seu cachorro, demonstrando o quanto ele é importante para você.

Dar banho em cachorro com sabão de coco em caso de sarna

Se o seu cachorro está apresentando coceira intensa, feridas na pele e queda de pelo fora do normal, e você suspeita que ele possa estar com sarna, o primeiro passo e levá-lo o quanto antes para uma consulta com o médico veterinário.

Com o diagnóstico em mãos, siga as orientações do profissional de saúde quanto ao tratamento, para que seu cão tenha melhora e fique recuperado o quanto antes.

O uso do sabão de coco não vai piorar a situação, mas também não vai melhorar. O que pode acontecer, inclusive, é que os sintomas sejam mascarados enquanto a doença progride.

Por isso, leve o pet a consultas regulares com o médico veterinário, especialmente caso perceba alguma coisa fora do normal. 

Quer saber mais sobre os cuidados com cachorros? O Blog da Cobasi está cheio de artigos interessantes! Continue sua leitura com esse texto com dicas de saúde para o pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. gisela leslier tavares disse:

    adorei a resposta da minha pergunta me ajudou muito obridada

  2. Sonia disse:

    Mas o meu cachorro ele tem alergia de pele eu posso está usando o sabão de coco obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi Sonia, como vai? O sabão de coco é neutro e não vai provocar nenhum tipo de alergia na pele do seu cachorro, ou fazer com que haja uma queda de pelos, por exemplo 🙂

Deixe o seu comentário