Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pode dar banho em cachorro com sabão de coco?

Talvez você já tenha se perguntado, pelo menos uma vez, se pode dar banho em cachorro com sabão de coco? Mesmo que seja um produtos com propriedades neutras, será que podemos utilizá-lo para fazer a higienização? Fique com a gente durante a leitura desse artigo para descobrir.

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco com segurança?

De maneira geral, o sabão de coco tem uma composição neutra e, teoricamente, não vai provocar nenhum tipo de alergia na pele do seu cachorro ou fazer com que haja uma queda de pelos. No entanto, existem outras opções que atendem melhor quando o assunto é higienização canina. Ainda mais porque estamos falando de um produto que não é de uso veterinário.

Por exemplo, por ser muito adstringente, ou seja, capaz de retirar a gordura da pele e dos pelos, esse tipo de sabão não é indicado para ser utilizado com muita frequência. Isso vale principalmente no caso dos cães que têm pelos mais longos e que precisam de outros cuidados para ficarem macios e com brilho.

Além disso, é preciso levar em consideração animais com atopia, que tem uma predisposição genética para desenvolver sintomas alérgicos, principalmente com o uso inadequado de produtos que não são formulados especificamente para eles.

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco com segurança?

Por isso, apesar de parecer uma boa alternativa, o sabão de coco não é a melhor opção para dar banho em cachorro. Dê preferência a produtos específicos, como shampoos, para garantir que além de limpos, os pelos do seu cachorro também estejam hidratados e saudáveis.

Cuidados gerais com os pelos dos cachorros

Cuidados gerais com os pelos dos cachorros

Você pode optar por dar banho no seu cão em casa, ou enviá-lo, de tempos em tempos, para o pet shop. De uma maneira ou de outra, é fundamental manter regularmente cuidados, como:

Escovação

Além de ajudar a desfazer os nós, que podem ser incômodos e até dolorosos para o seu amigo, a escovação remove as sujeirinhas que ficam presas ao corpo do cachorro conforme ele se movimenta em casa e durante os passeios.

Outros benefícios incluem a distribuição dos óleos naturalmente produzidos pela pele do cão. A escovação também ajuda a manter os pelos brilhantes e macios, sem falar que aumenta a possibilidade de identificar rapidamente caso haja infestação por parasitas.

Um tutor próximo e atento ao seu pet tem mais oportunidades de perceber machucadinhos na pele do que aquele que só vê o cão de longe. Aproveite o momento da escovação para estreitar os laços de amizade e companheirismo com o seu cachorro, demonstrando o quanto ele é importante para você.

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco em caso de sarna?

cachorro tomando banho

Se o seu cachorro está apresentando coceira intensa, feridas na pele e queda de pelo fora do normal, e você suspeita que ele possa estar com sarna, o primeiro passo é levá-lo, o quanto antes, para uma consulta com o médico-veterinário.

Com o diagnóstico em mãos, siga as orientações do profissional quanto ao tratamento, para que o seu cão melhore e fique recuperado rapidamente. Então, para evitar que a doença progrida, o uso de medicamentos e soluções dermatológicas podem ser prescritas. Em outras palavras, siga apenas as orientações do especialista e não use sabão ou receitas caseiras, isso pode agravar a condição do seu pet.

Quer saber mais? O Blog da Cobasi está cheio de artigos interessantes sobre cuidados com cachorros e no pet shop online e lojas físicas você encontra tudo o que é essencial para a vida do seu pet.

Aproveitando, se quiser saber mais sobre sarna em cães e como tratar. Aperte o play e confira o vídeo especial que a Cobasi produziu sobre o tema.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. gisela leslier tavares disse:

    adorei a resposta da minha pergunta me ajudou muito obridada

  2. Sonia disse:

    Mas o meu cachorro ele tem alergia de pele eu posso está usando o sabão de coco obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi Sonia, como vai? O sabão de coco é neutro e não vai provocar nenhum tipo de alergia na pele do seu cachorro, ou fazer com que haja uma queda de pelos, por exemplo 🙂

  3. EDUARDO disse:

    Meu cachorro tem três meses, posso usar algum sabão pra evitar pulgas e carrapato^?

    • Cobasi disse:

      Olá, Eduardo! tudo bem?

      Recomendamos que converse com um profissional, pois além do pet precisar estar vacinado, é necessário a indicação do produto adequado.

Deixe o seu comentário