Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Banho em cachorro sem sair de casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro ensaboado
Você sabe qual o shampoo ideal para seu cão?

Dar banho no cachorro em casa pode não parecer uma atividade muito fácil, mas com as dicas certas você fará um verdadeiro serviço de petshop! O médico-veterinário da SPet Dr. Rodrigo Gomes separou um passo a passo detalhado para você aprender como dar banho em cachorro sem sair de casa. Confira!

Como escolher o shampoo de cachorro

“O banho consiste basicamente em duas etapas: lavagem e secagem, no entanto precisamos selecionar um shampoo adequado para cada tipo de pelagem” – Dr. Rodrigo Gomes – SPet

Nossa pele é muito diferente da pele do nosso cãozinho, não é mesmo? Por isso, nossos produtos de higiene não são adequados para uso veterinário. Não utilize shampoos e sabonetes de uso humano nos cães. Os animais podem desenvolver alergias, ter queda de pelos e até intoxicação.

Na dúvida, escolha um shampoo neutro da linha pet. Ideal para todos os tipos de pelagens! Em caso de cães em tratamentos com shampoos terapêuticos, a orientação é entrar em contato com o veterinário e solicitar a forma de uso mais adequada. 

Caso você queira dar banho no seu cachorro com produtos mais específicos, a Cobasi possui uma grande variedade de shampoo e itens para a higiene. Conheça alguns tipos de shampoo para cachorro:

    • Shampoo antipulgas

Indicado para cachorros com infestação de pulgas, pois elimina parasitas e mantém seu animal limpo e cheiroso! Combine com o uso de medicamento antipulgas.

      • Shampoo hipoalergênico

      É o shampoo indicado para cães com maior sensibilidade e alérgicos.

    • Shampoo para filhotes

Filhotes são mais sensíveis, por isso devem usar produtos específicos para sua idade. Verifique sempre a descrição do produto antes de iniciar.

    • Shampoo branqueadores

Ideal para cães de pelagens claras e brancas, ajuda na eliminação de manchas e aquele efeito encardido ou amarelado.

    • Shampoo para pelos escuros

Pelos escuros pedem um shampoo específico para reforçar o brilho e beleza. 

    • Sabão para cachorro

Além dos shampoos para cachorro, você pode optar pelo sabão em barra ou líquido para dar banho no cachorro.

Outros produtos para o banho do cãozinho

Além do shampoo, você precisará de outros produtos da linha pet para dar banho no cachorro em casa. Confira a lista:

Separe ainda algodão para proteger os ouvidos, toalhas e secador de cabelos.

Hora do banho de cachorro!

Lulu da Pomerânia enrolado na toalha
Separe todos os produtos necessários e hora do banho!
  • Passo 1: Escolha um lugar seguro

    O animal pode ficar assustado e tentar fugir, portanto escolha um local seguro para dar banho no cãozinho. O banho pode ser dado no quintal, no banheiro e até no tanque. Tudo depende do tamanho e do comportamento do seu amigo. Certifique-se que o local possui água aquecida e mãos na massa, digo, mãos no cachorro!

  • Passo 2: Água morna
  • Banhos frios ou quentes não são confortáveis para os animais, ou seja, opte pela temperatura morna. Antes de molhar o animal, proteja os ouvidos com algodão impermeável hidrofóbico. Molhe todo o corpo do animal incluindo a cabeça.

  • Passo 3: Shampoo
  • Aplique o shampoo massageando cabeça, pescoço, corpo e cauda. Não se esqueça do espaço entre os dedos e das partes íntimas. Tenha cuidado para não deixar cair o produto nos olhos. Enxágue com bastante água. 

    Repita o mesmo processo de lavagem mas, dessa vez, enxágue o animal com mais água ainda. Inspecione o dorso, a barriga, as dobrinhas e patas. 

  • Passo 4: Condicionador
  • Caso o seu pet tenha pelos longos, é indicado o uso de condicionador para manter uma pelagem leve e brilhante. Animais de pelos curtos também podem usar o produto para reforçar a maciez. Retire o produto com cuidado.

  • Passo 5: Higiene bucal
  • Escovar os dentes é fundamental para manter a saúde dos cães. Aproveite a hora do banho para a atividade! Utilize uma escova de dentes específica para pets, uma dedeira e creme dental para cachorro.

    Dica! Acostume seu cãozinho a escovar os dentes bebês. A atividade será muito mais fácil e natural.

  • Passo 6: Pré-secagem
  • Este passo exige paciência e calma do tutor. É o momento em que os animais costumam ficar mais assustados por causa do secador. Remova o excesso de água com o auxílio de uma toalha e escove seu pet de maneira firme, mas cuidadosa. Evite pressionar a escova na pele do animal. A escovação deve ser agradável para o cachorro.

    Remova o algodão dos ouvidos e higienize os olhos e condutos auditivos com produtos específicos para as funções. 

  • Passo 7: Secagem
  • Priorize temperaturas mornas e velocidades mais altas para secar o animal com eficiência e segurança. Seque completamente e, caso deseje, aplique a colônia pet. 

     

    Dica! Escolha períodos mais quentes e com alta incidência de sol. Seu cão poderá finalizar a secagem relaxando na varanda ou próximo à janela.

Cachorro relaxando no banho

Banho a seco para cachorro

Além dos banhos convencionais, que deixam seu cãozinho cheiroso e higienizado, você pode fazer banhos a seco. Eles devem ser feitos com produtos específicos e ampliam a durabilidade do banho do seu cãozinho.

Tudo pronto para dar banho no seu cachorro? Com a ajuda do Dr. Rodrigo Gomes, médico veterinário da SPet, separamos mais algumas dúvidas frequentes. Aprenda como dar banho de petshop com segurança e facilidade:

Como dar banho em cachorro agitado?

Cão brinca com bolinha
Brinquedos ajudam na distração.

Faça atividades intensas antes do banho, como brincar com a bolinha ou correr. O objetivo é deixar o animal exausto antes do banho. 

Como dar banho em cão bravo?

Além de cansar o animal, é indicado oferecer muito carinho e até petiscos para fazer associações positivas durante a atividade. O uso da focinheira pode ser feito em casos extremos.

Meu cachorro tem medo de banho. O que fazer?

A maioria dos cães não adora a hora do banho, mas é sempre possível torna-la mais prazerosa. A regra é ter paciência e fazer com que a experiência seja a mais agradável possível para o bichinho. Faça muito carinho e ofereça petiscos para reforçar os estímulos positivos.

Como dar banho em filhote?

Dar banho em filhote de cachorro também exige paciência e muito carinho, para não criar traumas. Use produtos específicos para a idade do animal e siga o passo a passo que explicamos acima.

Importante! Filhotes de cachorro podem tomar banho a partir dos 3 meses de idade. Até lá, opte por banho a seco ou lenços higiênicos. Seu cãozinho só deve tomar banho no petshop após tomar todas as vacinas.

Posso dar quantos banhos por semana?

Os banhos para cachorros podem acontecer semanalmente ou quinzenalmente de acordo com a pelagem e a aceitação do animal. A frequência mais alta não é indicada, pois remove a proteção natural que os animais possuem na pele. Isso pode causar alergias e sensibilidade. 

Pode dar banho no cachorro à noite?

Evite! O período noturno não é o ideal para o banho em cachorros em casa. Mesmo com a utilização de toalhas e secadores, a secagem completa do pelo dos animais pode levar algumas horas. Nossos aparelhos não possuem a potência dos secadores utilizados em petshops. O indicado é o banho durante do dia, preferencialmente no horário mais quente.

O que usar para dar banho no cachorro?

Use apenas produtos da linha pet. Você precisará de shampoo, condicionador, colônia para cachorro, uma rasqueadeira, toalhas, secador de cabelos, algodão e produtos para limpeza dos olhos, orelhas e dentes.

Qual o intervalo de banho em cachorro?

O intervalo de banho em cachorro ideal varia entre uma semana e quinze dias. A frequência depende da pelagem do animal e sua aceitação ao banho.

Posso dar banho com shampoo ou sabonete humano?

Usar produtos para humanos não é indicado. Eles podem causar alergia no animal e até intoxicação. Você encontra uma grande variedade de produtos para banho exclusivos em cães. 

Pode dar banho com detergente?

Nunca utilize produtos de limpeza para dar banho em cães. Além de causar alergias, você pode intoxicar o animal.

Agora que você já sabe como dar banho em cachorro sem sair de casa. Bom trabalho e divirta-se! O momento é ideal para fazer carinho e curtir com seu cãozinho. 

Quer mais dicas para cuidar da saúde e do bem-estar do seu cãozinho?  Deixe um comentário com a sua dúvida!

Quer saber mais sobre banho em cachorro sem sair de casa? Neste vídeo, contamos tudo o que você precisa saber para deixar o seu cão sempre limpo!

 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Ana Celina Araújo. disse:

    Gostei muito de todo material enviado.
    Contém muitas coisas que podemos utilizar para nosso dia-a-dia.
    Bom dia.
    Ana Celina Araújo.

    • Sueli disse:

      dou banho em nove caes, usei sabão de coco porque terra e jardim eles ficam sujo. Somente um yorkichire acostuma aparecer com uma espécie de caspa colando na pele, resolvo as vezes tosando os longos pelos. Sera que pelos longos não secam bem e atrai fungo na pele?.Tosar tira muito a fofura do animal. Grata

  2. João Isaac Palazon disse:

    tem algum telefone??????

  3. Maria da Penha disse:

    Posso dá banho com sabonete febo?

  4. Nilda Flavia S. Elesbam disse:

    Gostei muito das informações sobre pets. Aliás, sou cliente Cobasi já faz bastante tempo. Apenas uma reclamação: tentei registrar o nome do meu pet na Cobasie não consegui. Que pena!

  5. ERIVALDO GALDINO LUCAS disse:

    Muito Boa as dicas vai facilitar eu
    dar banho nos meus cachorros!!!

  6. Luena disse:

    eu posso dar banho com sabonete de côco?

  7. Carlos disse:

    Eu, adotei ( ou melhor ele me adotou) , pois estava na rua e entrou no meu carro sem ser convidado e já vai fazer 7 anos. Nos adoramos dou banho 1 vez por semana usando os produtos indicados. O problema é mante- lo fora do boxi enquanto preparo o local, ele afora tomar banho.

  8. Luciana disse:

    Bom dia! Hoje meu cachorro estava muito sujo e como o seu shampoo tinha acabado, dei banho c/ o sabonete Dove líquido. Foi essa única vez. Ele pode ter algum problema?

  9. roberto mahumed disse:

    valeu ajudou muito.

  10. Liane disse:

    Olá posso dar banho com shampoo de bebê no meu cão ele tem dez anos e nunca usou será que pode ocorrer alguma alergia pois ele é branco e vim para o campo e acabou o shampoo?

Deixe o seu comentário