Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como usar shampoo na hora dar banho seu pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro tomando banho com shampoo

Assim como os humanos, os pets também precisam de um shampoo específico para o seu tipo de pelagem. Afinal, o banho é um dos itens principais de higiene dos animais e o uso do shampoo evita odores e ajuda a desembaraçar os pêlos.

Alguns animais, como os cães, necessitam de alguns cuidados especiais para estarem com o pelo sempre macio, brilhoso e desembaraçado. Sem contar que o shampoo é o primeiro aliado na hora de deixar aquela textura sedosa e perfumada.

Por isso é cada vez mais comum encontrar um shampoo para cachorro diferente em cada ida à pet shop. Os shampoos oferecem uma série de benefícios para os pêlos, além de tratar irritações na pele, alergias e evitar pulgas e carrapatos.

Tipos de shampoo para cachorro

Hoje em dia o mercado conta com uma variedade de tipos de shampoos para pet. Desde os mais simples até os shampoos específicos para determinadas raças, idades e cores. 

Na hora de escolher o melhor shampoo para o seu pet, o ideal é tentar buscar pelas características dele. No entanto, caso ele tenha algum problema de pele, como alergias ou dermatites, a melhor forma de escolher o shampoo certo é consultando um especialista.

Shampoo hipoalergênico

É bem comum alguns animais terem alergia a alguns componentes da fórmula dos shampoos, afinal, eles são como os humanos. Contudo, dificilmente o tutor irá conseguir identificar uma alergia no animal sem ser na prática, ou seja, testando outros shampoos. 

Entretanto, se o veterinário indicar, os shampoos hipoalergênicos são a melhor solução na hora do banho. Eles são elaborados com agentes específicos para peles mais sensíveis, não contém aromas e nem corantes. 

Shampoo antibactericida

Os shampoo bactericida geralmente é composto por algum componente específico, como clorexidine ou miconazol. Esses componentes são fundamentais para o tratamento de infecções causadas por fungos ou bactérias. Geralmente eles são indicados pelo médico veterinário para tratar de algum problema de pele.

Shampoo para cores específicas

A pelagem dos cães também é como nossos cabelos, eles podem perder o brilho e desbotar ao longo da vida do animal. Isso ocorre por diversos fatores, como a idade, o ressecamento dos pêlos ou até mesmo alguns queimados do sol.

Para evitar isso, os shampoos para cores específicas agem como matizadores. É possível encontrar shampoo para pelos claros, que age promovendo o brilho e conservando a cor natural do pêlos; Shampoo para pêlos escuros devolvendo a cor e brilho e shampoos desamarelador, que como o nome sugere, colabora com desamarelamento dos pêlos brancos. 

Shampoo para filhotes

Os shampoos próprios para filhotes são formulados especialmente para o organismo dos pets que ainda está em formação. Ele é feito com ingredientes mais suaves para as peles sensíveis dos filhotes, com uma fragrância leve e agradável para proporcionar a limpeza adequada sem prejudicar a saúde do animal.

Shampoo antipulgas

Os shampoos antipulgas são ótimos aliados nos casos de infestações, no entanto, o shampoo é usado apenas como um auxiliar ao medicamento anti-pulgas, afinal, mesmo com o uso do shampoo algumas pulgas podem sobreviver.

Eles são elaborados com a base de piretróides ou organofosforados, que servem para matar as pulgas, porém, é preciso cuidado, afinal, essas substâncias também podem intoxicar o pet.

Para que serve o shampoo dermatológico?

cachorro enrolado em toalha

Os animais também podem sofrer com alguns distúrbios dermatológicos que podem ser de origem fúngica, bacteriana ou até mesmo alérgica. Além disso, algumas raças já tem a predisposição genética a apresentarem alguns problemas como as dermatites seborreicas. 

Nesses casos, o shampoo dermatológico ou medicamentoso pode ser uma alternativa para combater o problema. Esses medicamentos devem ser prescrevidos pelo veterinário após uma análise adequada do tipo de problema de pele que o cão apresenta.

Além disso, normalmente eles são aplicados com uma posologia adaptada para o problema a ser tratado. É muito importante seguir a risca nesses casos para que o tratamento tenha sucesso. 

Como escolher o produto adequado para o cachorro?

Encontrar o shampoo ideal para cachorro parece ser uma tarefa super fácil, mas não é bem assim. Escolher o shampoo mais indicado para o pet pode ser bem trabalhoso e até mesmo demorar um bom tempo. 

Na hora de definir o melhor shampoo, é fundamental levar em consideração todas as necessidades do seu pet. Alguns fatores como a idade, as condições de saúde, a raça, o tipo de pelo e a cor, são muito importantes para que a escolha seja certeira.

No entanto, é preciso compreender que nem sempre tudo é tão rápido assim. Em alguns casos o animal pode ter alergia a determinado componente da fórmula, levando o tutor a voltar a estaca zero na hora da escolha. 

Por isso é muito importante observar todos os hábitos do animal sempre depois do banho para garantir que está tudo bem e que ele realmente se adaptou ao produto. Caso contrário, o jeito mesmo é optar por outro produto ou até mesmo, por um shampoo hipoalergênico.

Pode usar shampoo de gente em cachorro?

Bastante gente se pergunta se o shampoo de gente pode ser aplicado em cachorro. Além disso, também existem pessoas que acreditam que o shampoo de bebê é menos agressivo e portanto, não faria mal ao pet. 

Contudo, isso não passa de especulação. Os shampoos para humanos não devem ser aplicados aos animais, mesmo que no caso dos shampoos mais suaves, como no caso dos produtos infantis ou para recém-nascidos. Isso porque normalmente os produtos para humanos possuem um pH mais ácido em relação aos produtos específicos para animais, afinal, a pele deles é diferente da nossa. Além disso, o shampoo para humanos possui outros aditivos cosméticos e fragrâncias que podem ressecar e até fazer mal para a pele do bichinho. 

O ideal, é sempre procurar um shampoo adequado para o cachorro, seguindo todas as necessidades e tipo de pelagem que ele possui. 

Gostou dessa publicação? Saiba mais cuidados com cachorro no nosso blog:


Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário