Cachorro urinando sangue: o que fazer?

Compartilhar:


cachorro urinando sangue

Um cachorro urinando sangue é uma alteração que preocupa qualquer tutor. Isso porque o xixi avermelhado, na maioria dos casos, é sinônimo de problemas de saúde que afetam o rim do pet.

Sendo assim, se o seu bichinho de estimação mudou de comportamento, está com dificuldade para urinar e a coloração do xixi mudou para algo parecido com sangue, é fato que está hora de procurar o veterinário.

Saiba mais sobre a hematúria, que é o termo que define a urina com sangue, além do que pode ser e o que você deve fazer em situações como essa.

O que pode ser cachorro urinando sangue?

Uma disfunção como essa é generalista demais para ter uma só causa. Então é necessário um exame clínico para que o diagnóstico seja assertivo. Entretanto, em grande parte dos casos, o problema está relacionado a alterações no trato urinário, como cistite, neoplasias, coagulação ou cálculos renais, porém, aqui estamos fazendo suposições.

A recomendação é sempre levar o animal o mais rápido possível para um médico-veterinário analisar o caso. Os cálculos renais em um cão macho podem entupir o canal urinário e causar graves problemas, por exemplo. Sem contar outras doenças que, com o agravamento, colocam a vida do pet em risco.

Pigmentos na urina do cão

Outro ponto importante é ressaltar que nem sempre o sangue é visível, isto é, às vezes apenas uma análise consegue identificar os pigmentos. Por isso, é crucial que você acione um veterinário se perceber mudanças no comportamento do pet.

Por fim, determinados alimentos alteram a coloração da urina do animal, como cenoura e beterraba. Além disso, altas doses da vitamina B também impactam na cor do xixi, deixando-o levemente verde.

Cachorro urinando sangue: o que fazer?

Em primeiro lugar, como mencionamos, a regra é levar o animal para uma consulta com um médico-veterinário. Tenha em mente que o bichinho pode estar com dor, e a hipótese se confirma se ele perder o apetite, ficar apático ou com semblante triste.

É na presença de um profissional que os exames serão realizados, como a coleta de urina, para entender o quadro.

Dicas para facilitar o diagnóstico do veterinário

Algumas recomendações podem agilizar o diagnóstico, como levar uma amostra da urina com sangue para o veterinário. Assim, o responsável já consegue ao menor analisar a textura, cor e cheiro.

Em conjunto, tente revisitar os últimos dias para entender se houve mudanças de comportamento ou na rotina do animal. Por exemplo, se ele comeu algo diferente.

Atenção: diferença entre urina com sangue e cio da cadela

cachorro urinando sangue triste

O cio das cadelas pode apresentar sangue durante certo período, por isso é essencial saber diferenciar sangue na urina do cachorro dessa fase que é normal para animais não castrados. Se a fêmea estiver no cio, sua vulva estará inchada, uma característica clássica do quadro.

O primeiro cio do animal costuma acontecer por volta dos seis meses e se estende de 7 até 10 dias. Após o início do ciclo de reprodução, o cio deve acontecer semestralmente e chega a durar até 21 dias.

O que dar para cachorro urinando sangue?

Uma urina com sangue, depois de analisada, pode sinalizar problemas renais, incluindo as pedras nos rins. De acordo com o diagnóstico, um tratamento específico será recomendado. É delicado demais indicar um antibiótico para cachorro urinando sangue sem orientações médicas. A presença do profissional é fundamental.

O veterinário pode sugerir a troca do alimento para uma ração medicamentosa, complementando com medicamentos para ajudar a tratar dor e cálculos. Em caso de tumores benignos ou câncer no sistema urinário, uma intervenção cirúrgica deve ser considerada, caso seja o melhor para o bichinho.

Como evitar problemas urinários?

É possível evitar certas infecções urinárias através da prevenção, seja oferecendo água fresca e filtrada para o seu pet ou um cuidado especial com a alimentação dele.

Uma dúvida comum é se a doença do carrapato faz urinar sangue, e a resposta é sim! Este pode ser um dos sintomas da erliquiose. Contudo, é possível evitar ao investir em produtos que protegem seu amigo de parasitas, como a coleira antipulgas. Em conjunto, mantenha a carteirinha de vacinação dele em dia.

A última dica é em relação ao item de higiene que você utiliza. Caso seu bichinho esteja com problemas urinários, além das mudanças comportamentais, é sempre mais fácil identificar ao ver a urina. 

Os tapetes higiênicos de cores claras, como o branco, são os mais recomendados. É assim que você saberá se é um quadro de cachorro fazendo xixi com sangue.

Estamos na torcida para que esteja clara a importância de procurar um médico-veterinário em casos como urina com sangue. Por fim, a saúde do seu melhor amigo é prioridade. Dessa forma, não arrisque-a com remédios caseiros ou simplesmente adiando uma consulta, achando que é passageiro. E mais: qualquer problema tratado com antecedência é mais fácil de resolver.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário