Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doença renal crônica em cães: sinais e sintomas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Doença renal crônica em cães: sinais e sintomas

A doença renal crônica é muito comum em gatos, mas não significa que não acometa também os cães. Aliás, a insuficiência renal crônica em cães é uma das principais causas de mortes dos peludos, pois age silenciosamente e, quando descoberta, costuma ser tarde demais.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a nefropatia renal crônica em cães, outra maneira pela qual podemos nos referir a essa doença. Descobriremos quais são suas causas, sintomas e seu tratamento. Então fique com a gente e saiba como proteger seu pet!

O que é a insuficiência renal crônica em cães?

A doença renal crônica em cães se caracteriza pelo mau funcionamento dos rins, que são os órgãos responsáveis por filtrar e limpar o sangue. As impurezas que ficam retidas nos rins são expelidas na urina. 

Apenas essa já seria uma função fundamental para manter o organismo equilibrado, mas os rins fazem muito mais do que isso. Eles também ajudam a regular a temperatura interna do corpo, produzem hormônios e mantêm os nutrientes necessários para que todos os demais órgãos funcionem corretamente. 

Para que um cachorro com doença renal crônica receba diagnóstico, e para que possa ser prescrito um tratamento que vá garantir uma boa qualidade de vida ao peludo, é preciso manter consultas regulares com o médico-veterinário ao longo do tempo. 

Isso porque alguns sintomas podem não ser percebidos pelo tutor como um problema, mas o olhar treinado do profissional de saúde vai identificar que algo não vai bem. Então ele irá solicitar exames complementares e, com essas informações, definir um tratamento. 

O que causa a doença renal crônica em cachorro

O que é insuficiência renal crônica em cães

São várias as causas possíveis para a insuficiência renal crônica. Pode ser que o cão adoeça por questões genéticas, como consequência de outros problemas de saúde ou, ainda, pela idade avançada, já que o quadro é comum em idosos. 

Alguns dos principais causadores da doença são: 

  • problemas no coração;
  • intoxicação;
  • infecções diversas, como a leptospirose, por exemplo;
  • doenças genéticas;
  • idade avançada;
  • parasitoses. 

Nenhum cachorro está totalmente livre da doença, mas algumas raças são mais propensas a desenvolvê-la, como: 

  • Pug;
  • Pastor Alemão;
  • Poodle;
  • Bull Terrier;
  • Lhasa Apso;
  • Beagle;
  • Rottweiler.

Sintomas da doença renal crônica em cães

O que causa a doença renal crônica em cachorro

Como sempre dizemos aqui na Cobasi, é muito importante observar atentamente o seu cão para reconhecer o quanto antes mudanças de hábitos ou comportamentos que podem ser relevantes.

No caso do cachorro renal crônico, alguns indícios são bastante significativos, e os principais sintomas são: 

  • maior ingestão de água;
  • mudança no volume de urina;
  • perda de apetite e desinteresse pelos petiscos favoritos;
  • vômitos;
  • machucados na boca e no focinho;
  • hálito com odor forte;
  • perda de peso;
  • convulsões. 

Como esses sintomas podem ser indício de outras doenças, além da doença renal, um diagnóstico preciso somente poderá ser feito a partir da avaliação completa do cão, incluindo análise clínica e exames complementares.

Tratamento da doença renal crônica em cães

Tratamento da doença renal crônica em cães

Assim que perceber alterações no comportamento do seu pet, procure o médico-veterinário. Não espere, pois o quadro pode se agravar rapidamente! Além do exame de urina, é provável que seja realizado também um exame de sangue e exames de imagem, como uma ultrassonografia abdominal. 

Depois do diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. O que vai compor esse tratamento varia de caso para caso, mas frequentemente inclui mudanças na alimentação e uso de medicamentos

Dentre as principais medidas para proporcionar qualidade de vida para o pet e controle da doença, podemos citar: 

  • mudança na dieta;
  • uso de suplementos alimentares;
  • reposição de hormônios;
  • uso de alimentos pastosos;
  • medicações diversas;
  • maior ingestão de água

Cuidados com a alimentação do cachorro renal crônico

Cuidados com a alimentação do cachorro renal crônico

Podemos dizer que a alimentação é um ponto-chave na vida de qualquer cachorro, mas para os cães renais crônicos ela é ainda mais crucial. Uma alimentação desregrada, em quantidade excessiva ou de tipo inadequado para a idade e o porte do animal pode dar início à doença ou agravar o quadro. 

Isso acontece pela sobrecarga dos rins, que, com quantidades de água menor do que a necessária, passam a trabalhar no limite. Essa situação leva a uma inflamação que, posteriormente, se torna uma insuficiência. 

Escolher uma ração com baixo índice de proteína e elevado teor de água é um bom começo para recuperar o equilíbrio dos rins. Mas atenção! Não faça isso por conta própria, procure sempre a orientação do médico-veterinário. 

Existe cura para a doença renal crônica em cães?

Existe cura para a Doença Renal Crônica em cães?

Não, a insuficiência renal é uma condição que, uma vez diagnosticada, precisa ser acompanhada pelo resto da vida do pet. Mas há muitos recursos que podem proporcionar uma ótima qualidade de vida para o peludo, com associação entre medicamento, dieta, exercícios e outros cuidados. 

Dependendo do estágio da doença, pode ser necessário internar o cão para que os primeiros cuidados sejam intensivos. Mas, dependendo da causa da doença e do seu quadro geral, é possível que o peludo volte para casa e tenha uma vida longa e feliz ao seu lado. 

Março Amarelo: combate à doença renal crônica em cães e gatos 

Março Amarelo: combate à Doença Renal Crônica em cães e gatos

O Março Amarelo Pet foi criado para ressaltar a importância dos cuidados preventivos com cães e gatos. Durante o mês inteiro, são feitas ações e campanhas que incentivam os tutores a acompanharem de perto o estado de saúde dos seus peludos. 

A doença renal crônica em cães e gatos é potencialmente fatal, já que a maior parte dos sintomas só aparecem quando os rins já estão muito comprometidos. Sendo assim, é fundamental manter consultas semestrais ou anuais com um médico-veterinário no caso dos cães saudáveis, apenas para checagens de rotina. 

Esses intervalos devem ser ainda menores nos casos em que o pet é diagnosticado com alguma doença. Se você perceber qualquer mudança de comportamento ou hábito no seu pet, não espere a data prevista da consulta chegar. Antecipe! Esse tempo ganho pode fazer toda a diferença.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Ana disse:

    Existe algum medicamento para controlar a Doença Renal Crônica em gatos, os veterinários aqui onde eu moro pediram apenas para trocar a ração, mas acho isso muito pouco, diante das complicações que essa doença trás.

    • Cobasi disse:

      Ana, como vai? Apenas um médico veterinário pode indicar o tratamento adequado para a Doença Renal Crônica. A troca da alimentação é realmente um fator muito importante, já que animais com DRC não podem consumir alguns nutrientes.

  2. Laís Aparecida Ribeiro disse:

    Estamos aplicando soro no gatinho com 13 anos. Esta vivo mas muito magro e come muito pouco dd uma comida especialização

    • Cobasi disse:

      Lais, como vai? A fluidoterapia é um dos tratamentos para a DRC. Existem algumas formas de estimular a alimentação, como o uso de rações úmidas desenvolvidas para animais renais.

  3. Janete disse:

    O meu toma fortekor flavour 5 mg

  4. Jurema disse:

    temos uma vira lata tipo galgo de três anos, ultimamente tem chorado a noite toda e carrega seus brinquedos de um lado para o outro

  5. Carlos Henrique Garrido disse:

    Oi Olá tudo bem
    Minha pet tem três anos ela se encontra com esse sintomas mais parece que leptospirose eu não passei com ela em nenhuma consulta porém pela condição financeira mas estou cuidando da forma como tenha cuidado dela doe muito no meu coração ver ela assim ela chama bolinha pq sempre foi gordinha agora tá muito magra nem parece a bola de uma injeção dei soro agora suplemento alimentar mais ela na muito desanimada

  6. Carmen Silvia de Matteo Gomes disse:

    Um dos tratamentos para insuficiência renal crônica em animais é a fluidoterapia, que seria um soro subcutâneo aplicado no cachorro.Já tive dois cachorros com esse problema e se beneficiaram da fluidoterapia. Além da dieta com ração renal,etc.Tenho uma cachorra ,que a creatinina subiu para 15 ,que de acordo com a medicina veterinária, não tem volta, e com fluidoterapia baixou para 5. Hj ela está com creatinina 7,8 ,muito alta mas faz fluidoterapia e dieta ,além de outras medicações.

  7. Carmen Silvia de Matteo Gomes disse:

    Agora vi que vcs tb comentaram sobre fluidoterapia, respondendo a um comentário. Existe também um patê renal ,da Royal canin e da Vet Life tb.Eles são caros mas o cachorro gosta.A ração renal é bem cara mas eles gostam.Meu veterinário falou que poderia dar peixe ,que é uma proteína que os rins podem metabólica.

    • Cobasi disse:

      Carmen, como vai? Fazer o acompanhamento com um veterinário é realmente importante para cães com problemas renais. Eles são os melhores amigos dos nossos bichinhos! =)

Deixe o seu comentário