Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ração urinary: saiba tudo sobre a dieta especial para problemas renais

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato comendo ração urinary

A ração urinary é uma dieta especial recomendada por veterinários quando os nossos pets se encontram com problemas urinários. A alteração, popularmente conhecida como “pedra na bexiga”, é um distúrbio que precisa de atenção e principalmente acompanhamento de um veterinário.

Saiba mais sobre os cálculos urinários e alimentação específica para casos como esses com a ajuda da Talita Michelucci, médica veterinária do time da Cobasi.

Ração urinary: para que serve?

A profissional começa explicando o benefício de trocar a ração do bichinho que está diretamente ligado à prevenção. “As rações terapêuticas “urinary” têm uma formulação e são devidamente balanceadas para auxiliar tanto na dissolução como na prevenção dos cálculos”, comenta Talita. 

Sendo assim, estas receitas garantem uma alimentação com um volume mais baixo de minerais e também redução no nível de proteína. “Algumas têm como função preventiva na formação ou recidiva de cálculos de estruvita ou de oxalato de cálcio”, afirma a veterinária.

Por fim, antes de iniciar a administração de uma ração urinary, é necessária a recomendação do médico do pet, pois a formulação é específica para problemas urinários. E mais, dependendo do animal, como filhotes e fêmeas lactantes, o consumo não é seguro.

Como identificar um cachorro ou gato com problemas urinários?

cachorro comendo ração urinary

Tanto os cães como os gatos podem sofrer com a formação de cálculos urinários e precisar de uma ração urinary. Os motivos para o distúrbio se desenvolver são vários, e segundo a veterinária Talita, vão de alteração no pH urinário, consumo reduzido de água e grande quantidade de sais na urina.

Por isso, estimule ao máximo o consumo de água do seu bichinho trocando diariamente o líquido e limpando o bebedouro. No caso dos felinos, as fontes para gatos auxiliam na hidratação, pois a água está sempre fresquinha.

A médica da Cobasi ainda explica que machos têm uma predisposição maior que as fêmeas em relação aos problemas urinários. Porém, as alterações também podem aparecer por causas genéticas ou origem alimentar.

Desta forma, se perceber qualquer mudança no comportamento do seu pet ou um dos sintomas abaixo, procure um veterinário. Entre os principais sinais de um problema na urina estão:

  • Dor para urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dificuldade para urinar;
  • Redução ou aumento na ingestão de água diária;
  • Urina com odor fétido;
  • Incontinência urinária.

Até quando o pet tem que consumir ração urinary?

O acompanhamento do quadro do animal deve ser feito por um veterinário e na maioria das vezes a ração urinary é apenas um complemento. Sendo que o problema pode ser diagnosticado por radiografia, ultrassonografia, cistoscopia, hemograma, função renal ou bioquímico.

Em conjunto, o pet pode precisar de antibióticos, mas casos graves levam até a operação cirúrgica se for necessário retirar as pedrinhas e para alívio dos sintomas.

Por último, não se esqueça que somente o veterinário responsável pelo caso do seu amigo consegue indicar o tempo de uso da ração terapêutica. É importante lembrar que problemas urinários são um grande desconforto para o bichinho e precisam de tratamento imediato, até para não gerar complicações.

E então, quer aprender mais sobre saúde pet? Veja algumas dicas no blog da Cobasi:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Elizaberh disse:

    Minha cadeia não gosta da ração Urinary. Ela tem 13 anos e só cone comida feita para ela segundo nutricionista. Ela está com cálculo no uretra e tomando remédio, mas não aceita pura ou misturada na comida. Não sei o que fazer.

  2. Sidnei de oliveira disse:

    Até quantos meses tenho que dar a ração urinary para o cachorro pis cirurgia de cristais .Posso misturar a ração com outra para ajudar na alimentação devido o preço muito caro

  3. Maisa disse:

    Estou dando essa ração há uma semana, as fezes diminuíram e pouco volume!
    Obrigada

  4. Cintia Cilene disse:

    Boa noite..
    A ração para tratamento urinary só deve ser consumida até que o pet esteja totalmente curado ou podemos seguir e manter pata prevenir..

    • Cobasi disse:

      Oi Cintia, como vai? O tratamento com a ração urinary deve ser apenas um complemento para a saúde e bem estar do seu pet… Com isso o tratamento deve ser de 5 a 12 semanas procure a SPet mais próxima de sua casa e já tira essas duvidas com o medico-veterinário 🙂

  5. Jucelia machado disse:

    Meu pet retirou um pedra de 3.5 cm e o veterinário receitou por 30 dias a racão urinary.porem meu cão teve problemas .começou evacuar sangue .tirei a ração e o sangramento acabou.fiquei com medo..comecei a dar ração Premium e não sangrou.mais.

  6. Sibila disse:

    Meu gato teve infecção urinária a 6 meses estou dando ração trato urinário Mas é muito caro Quanto tempo devo da?r Ou posso substituir?

  7. Sônia disse:

    Qual a validade da ração cat urinary proplan??qto tempo posso armazenar??

  8. Vanda AP Saborosa disse:

    Meu pet tem 4 anos, a um mês fez cirurgia , percebi que ele não estava bem, levei ao veterinário,fez ultrassom de novo e está com mais pedra. , Amanhã vai fazer outra cirurgia, a ração que o veterinário passou na primeira cirurgia, Royal canin renal, é normal depois da cirurgia,aparecer mais pedras ?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Vanda! Como vai?
      Apenas o médico-veterinário que está acompanhando seu pet pode avaliar as melhoras e indicar adaptações ao tratamento. Recomendamos que converse com o profissional que cuida do seu bichinho. =)

  9. Fabiana disse:

    Meu gato ele tem 14 anos ele fez a cirurcirurgia da retirada do pênis e depois da cirurgia a Veterinaria disse que ele tem que comer a ração urinária para sempre, pq o problema dele é crônico tipo mesmo depois de operado ele tem meses ou ano que ele volta a urinar com sangue principalmente se ele parar de comer a ração eu já tentei misturar a ração pra sair mas barato mas não adiante, ele tem mesmo que comer só a urinária e mesmo assim ele volta com esse problema e agora tem vez que ele fica preso faz pouca fezes e dura e seca. Uma dúvida o que fazer pra amolecer as fezes ele bebe bastante água, e outra a ração urinária é pra bexiga e a ração urinária renal é para o rim, tem diferença nessas rações? Meu gato está comendo a ração certa urinária S O e não é a renal, problema dele era pedrinhas na urina na bexiga não no rim.

    • Cobasi disse:

      Olá, Fabiana! Tudo bem?

      Como a situação do seu pet é crônica, e a recomendação do veterinário é uma ração especifica, sugerimos que converse com o profissional novamente para tirar todas as dúvidas em relação a alimentação e as fezes do gato!

    • Vanderleia disse:

      Qual a marca da ração urinária que vc da para seu gato?

  10. Douglas disse:

    Meu cão está comendo a ração urinary, a questão é, pode dar algumas coisas com a ração, como frutas e legumes ou somente a ração?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Existem muitos alimentos que podem ser oferecidos e não são tóxicos para os cães. No entanto, para garantir uma dieta balanceada, recomendamos que peça a orientação de um médico-veterinário para que ele possa receitar alimentos que supram todas as necessidades nutricionais do seu animal de estimação.

Deixe o seu comentário