Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro troca de pelo? Saiba como isso acontece!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro sendo escovado

Que o cachorro troca de pelo, eu aposto que você já sabia! Afinal, independente da raça ou tipo de pelagem, é comum ver pelos de cachorro espalhados para todos os lados quando se tem um pet em casa. 

Contudo, ao mesmo tempo em que os cachorros costumam ser criaturas macias e quentinhas por causa da pelagem, os pelos que vão caindo podem se tornar grandes vilões. 

Além disso, eu aposto que você já se perguntou se é normal ver os pelos de cachorro caindo tanto e em que épocas do ano isso costuma ocorrer com mais intensidade. 

Por isso, hoje vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a troca de pelo em cachorro!

É verdade que cachorro troca de pelo?

Pelagem com aspecto diferente, pelos espalhados pelas roupas e até mesmo rolos de pelos pelo chão, fazem parte da rotina de um tutor de cachorro. Além disso, esses são os sinais da tão temida troca de pelos

Embora seja um pouco assustador, especialmente para os tutores de primeira viagem, a troca de pelo de cachorros é natural e acontece porque toda pelagem possui um ciclo de vida. 

Os pelos dos cães nascem, crescem e morrem, por isso é comum se deparar com pelos espalhados pelas roupas, pelo chão e até mesmo, alguns pêlos ficam presos no animal. 

Isso mesmo! Alguns pelos soltos acabam enganchados no animal, o que pode ser um problema, afinal, se o pet não recebe uma escovação frequente, esses pelos que estão soltos podem acabar causando os temidos nós

Alguns tipos de pelagem aparentam ter menos queda de pelo porque quando o folículo envelhece e o pelo se solta da pele, ele ainda fica preso no restante da pelagem. Isso é mais comum em cães de pelo longo.

Mas, além do ciclo de crescimento dos pelos, você pode notar variações na queda dependendo da estação do ano.

Como funciona o ciclo folicular do cachorro?

Os cães e gatos costumam perder alguns pelos todos os dias, no entanto, a diferença entre eles e os humanos é que diferente de nós, esses animais não conseguem tomar banho todos os dias. 

Além disso, nem sempre os pets são escovados, o que causa ainda mais a sensação de que eles estão soltando uma quantidade absurda de pelos

Por isso, antes de se assustar quando o cachorro troca de pelo, é importante entender como funciona o ciclo folicular. Cada ciclo é dividido em três fases: anágena, catágena e telógena. A duração dessas fases pode variar conforme a idade, raça, sexo ou região do corpo.

  • Fase anágena: ocorre quando o bulbo piloso possui maior atividade
  • Fase catagénica: deixa o folículo mais espesso, fazendo com que o pelo seja empurrado para fora.
  • Fase telogênica: a papila dérmica se separa, encurtando-se para formar um novo pelo. Após esse estágio, o pelo cai, abrindo espaço para outro que irá nascer. 

Além disso, algumas raças possuem um ciclo folicular mais rápido, com mais trocas de pelos. Outro fator que pode causar a troca de pelo, são as mudanças de estações do ano.

Como as estações do ano influenciam a queda de pelos?

Pode até parecer bizarro, mas as estações do ano podem influenciar a troca de pelos, isso porque em determinadas situações, os animais necessitam de uma pelagem mais densa, em outras, mais leve. 

É muito comum que essas trocas de pelo ocorram em estações de transição, ou seja, na primavera e no outono e elas servem para renovar a pelagem para a estação seguinte. 

Cachorro no sofá com pelos

Cães de pelagem curta soltam menos pelos que os outros?

Os pelos curtos são menores e, por isso, chegam à maturidade antes dos pelos longos. Isso significa que a troca de pelo é mais intensa em cães de pelos curtos do que aqueles com a pelagem longa.

Outro fator importante é que os pelos curtos e lisos, ao se soltarem da pele, não costumam ficar presos entre os outros pelos. Já nas pelagens longas, os pelos que costumam ficar presos no animal podem formar nós.

Como reduzir os efeitos da troca de pelos?

Para reduzir os efeitos da troca de pelo a resposta é muito simples: escovação periódica. Usar pentes, escovas e rasqueadeiras auxiliam o tutor a remover os pelos soltos e impedir que caiam no chão ou formem nós.

A escovação é indicada pelo menos duas vezes por semana e deve ser intensificada na primavera e no outono. Como já comentamos, essas são as estações em que a troca de pelo é intensificada.

Outra forma de evitar que os pelos caiam muito, é dando banhos regulares e secando bem os animais. Outra alternativa, é evitar o estresse e a ansiedade, que é um fator colaborativo quando o assunto é queda de pelos. 

Outros motivos que colaboram com a queda de pelos

A troca de pelo e o aumento da queda em algumas estações do ano é natural e saudável. No entanto, existem doenças que também provocam a queda de pelos, por isso fique atento!

A alimentação é um dos principais motivos para a queda de pelos. Sem uma nutrição adequada, os pelos ficam fracos e cães com mais frequência. 

Além disso, o animal pode desenvolver alergias alimentares, que também têm como um dos sintomas a intensificação da queda de pelo.

Cuidar bem do seu pet é o segredo para evitar a queda de pelos. Doenças causadas por fungos, sarnas e até a DAPP, Dermatite Alérgica à Picada de Pulga, também podem causar estes problemas, sendo assim, uma das formas de evitar a queda excessiva é a administração correta de medicamentos antipulgas.

Faça visitas periódicas ao seu médico veterinário de confiança e principalmente se perceber um aumento na troca de pelo. 

Quando associada a alguma doença, a queda de pelo costuma estar acompanhada de lesões na pele, vermelhidão e até prostração do animal.

Agora você já sabe tudo sobre troca de pelo. Se quiser mais dicas para manter seu pet sempre saudável, confira alguns dos posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Kelly disse:

    Boa tarde minha cadela q é vira-lata está com.queda excessiva ela é saudável mas existe algum alimento q posso introduzir em sua alimentação a ração influencia tbm por favor me ajudem

    • Cobasi disse:

      Olá! Tudo bem? O ideal é investigar junto ao médico veterinário do seu pet, porém, alimentos Super Premium costumam ser benéficos para a saúde da pele e pelos.

  2. Kelly disse:

    Preciso de ajuda pois está com muita queda

    • Cobasi disse:

      Oi, Kelly! Tudo bem? A dica mais importante é levar no médico veterinário para avaliar se não existe algum problema de saúde ou necessidade de suplementação. Porém, algumas dicas certamente ajudarão: alimentação Super Premium e escovação periódica.

  3. Mariângela Ladislau disse:

    Meu cachorrinho ta caindo muito os pelos ele era bem peludo agora deu uma afinada nos pelos

    • Cobasi disse:

      Mariângela, diversos motivos podem causar a queda de pelos nos cães. Recomendamos que busque um veterinário para a realização de exames e tratamento adequado. =)

  4. livia disse:

    o período de troca de pelos pode causar coceiras?

    • Cobasi disse:

      Sim, o período de troca de pelos pode causar coceiras em alguns cachorros, no entanto, se essa coceira é excessiva, a recomendação é leva-lo ao veterinário.

Deixe o seu comentário