Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda tudo sobre a calazar em cachorro e proteja o pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro doente na caminha
Calazar em cachorro grave que afete os órgãos do pet

Calazar em cachorro é o nome popular de uma doença chamada Leishmaniose Visceral Canina, uma enfermidade muito perigosa que afeta animais de todas as idades. Saiba mais sobre ela, quais são os métodos de prevenção e como tratar para garantir o bem-estar do pet. Acompanhe!

Calazar em cachorro: o que é?

A calazar ou Leishmaniose Visceral Canina é uma doença de pet bastante comum no Brasil, e inclusive chega a infectar os humanos. Causada por um parasita da família Leishmania infantum chagasi, ela é transmitida por meio da picada do mosquito-palha infectado, afetando órgãos como fígado, baço e sistema linfático.

Calazar em cachorro: sintoma?

Um dos grandes problemas de cachorro com calazar é que ela é uma doença silenciosa, dificultando o diagnóstico por parte do tutor. Por isso, é muito importante levar o pet a um médico-veterinário urgente caso perceba os seguintes sintomas:

  • atrofia muscular;
  • caquexia (perda de massa muscular);
  • fadiga: 
  • febre;
  • aumento dos gânglios linfáticos;
  • inflamação nas articulações:
  • perda de apetite;
  • diarreia;
  • vômito;
  • queda de pelos;
  • pelos ficam secos e quebradiços;
  • dermatites e úlceras;
  • unhas grandes e fracas;
  • feridas nas orelhas, almofadinhas e focinhos;
  • lesões oculares, conjuntivite e sinais de glaucoma.

Calazar em cachorro tem cura?

sintomas de um cachorro com calazar

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença que não tem cura. Mas o tutor poderá garantir o bem-estar do pet por toda a vida por meio de tratamento, o que tambémevita o óbito precoce do animal.

Os remédios para calazar em cachorro agem para reduzir a presença de parasitas no organismo do animal. Assim, os sintomas e as reações adversas se tornam mais leves.  

Como prevenir calazar em cachorro?

Prevenir a calazar em cachorros e evitar que o seu pet pegue  Leishmaniose Visceral Canina é bastante simples. O primeiro passo é investir em coleiras antipulgas e repelentes, pois eles protegem contra o mosquito transmissor da Leishmaniose.

Um hábito que ajuda a manter o seu pet protegido contra o mosquito-palha é deixar a casa sempre limpa e evitar o acúmulo de lixo. Se possível, mantenha o seu animal de estimação dentro de casa durante a noite, pois esse é o momento em que a presença do transmissor é maior. 

Além disso, não se esqueça de manter o calendário de vacinação do seu cão em dia. Além das vacinas Múltipla e Antirrábica, é possível medicar seu pet com a vacina antileishmaniose visceral canina, que reforça o sistema de defesa do pet contra o protozoário Leishmania.

Agora que você já sabe o que é calazar em cachorro e como proteger o seu pet da Leishmaniose Visceral Canina, conte para gente: quais cuidados você tem com a saúde do seu cão?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Elainne disse:

    Olá, um cachorro é romeu tem doenças calazar

  2. Jacilene Dutra Gonçalves disse:

    Boa noite aqui é Jacilene estou precisando de ajuda o Meu cachorro Ralf está com muita feridas nas pernas e no pescoço gostaria de saber se tem como vocês me indicar preciso ver ele feliz os pelos estão feio mas preciso de urgência obrigado

  3. Indaiá da Silva Moura disse:

    Boa tarde. Uma vez o cão infectado de forma avançada onde mostra lesões no focinho e etc…quando sair da crise essas lesões regredirão? Ou seja ,o focinho, pele, protuberâncias desaparecerão?

    • Cobasi disse:

      Olá, Indaiá! como vai?
      O tratamento receitado pelo médico-veterinário pode envolver remédios para calazar em cachorro com o objetivo de reduzir a presença de parasitas no organismo do animal. Assim, os sintomas e as reações adversas se tornam mais leves e o pet tem mais qualidade de vida.

Deixe o seu comentário