Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hiponatremia em cachorro: saiba o que é!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com hiponatremia no sofá
hiponatremia é uma doença causa apatia em cães.

A hiponatremia em cachorros é um distúrbio que afeta o organismo do animal, sendo causado principalmente pelo desequilíbrio dos níveis de sódio. Para saber mais sobre essa doença, modos de prevenção e tratamento, confira o post completo.

Hiponatremia: o que é?

A hiponatremia é uma condição de saúde causada pela diminuição da concentração de sódio no organismo do pet. No entanto, o seu aparecimento está associado a alterações na concentração de água no corpo dos cachorros.

O que causa a hiponatremia canina?

A principal causa da hiponatremia canina é a deficiência de sódio no organismo do animal. Apesar de ser necessário evitar o excesso,  ela é uma substância fundamental para a regulação do equilíbrio hídrico do organismo do pet. Além disso, favorece a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares.

A defasagem de sódio no corpo do animal pode indicar que ele está com sérios problemas de saúde. Sendo o principal deles a dificuldade de eliminar o acúmulo de água nos rins, que, se não tratado, pode gerar o surgimento de enfermidades graves.  

Um ponto de atenção importante, é que a hiponatremia pode estar acompanhada da hipovolemia, que nada mais é do que uma redução no volume sanguíneo, normovolemia, quando o volume do sangue está dentro do intervalo fisiológico ou hipervolemia, quando há aumento no volume sanguíneo.

Vale ressaltar que a hiponatremia canina é uma doença que pode afetar animais de qualquer idade, raça ou porte. Geralmente ela é reflexo de problemas gastrointestinais, renais, cardíacos, endócrinos ou respiratórios. Por isso, qualquer sintoma merece o máximo de cuidado e atenção do tutor, que deve sempre visitar um médico-veterinário.

Hiponatremia: principais sintomas

cão com hiponatremia deitado no chão
Letargia é outro sintoma da hiponatremia

É muito comum que no início da doença os animais se mostram assintomáticos ou não apresentem sinais claros, o que dificulta o diagnóstico por parte do tutor. Porém, com a evolução da doença, é possível identificar alguns sintomas. Sendo os principais:

  •  apatia;
  •  letargia;
  •  êmese;
  •  fraqueza muscular;
  •  ataxia;
  •  desorientação;
  •  convulsão;
  •  tremores;
  •  estupor;
  •  coma;
  •  morte ( casos graves).

Como diagnosticar hiponatremia em cães?

Para diagnosticar hiponatremia em cães, é essencial que o tutor fique atento ao surgimento dos sintomas e a mudança brusca no comportamento. Ficou com dúvidas? Não deixe de levar o pet a um médico-veterinário de confiança para que ele possa realizar o diagnóstico correto da doença e indicar qual é o melhor tratamento.

Para confirmar se o seu animal está com deficiência de sódio no organismo, os exames mais comuns são coleta de sangue e urina. Além disso, pode ser necessário exames mais profundos para detectar a presença de osmolalidade sérica no xixi do pet.

Hiponatremia canina: tratamento

Se os exames indicarem que o cão está com hiponatremia, chegou a hora de começar o tratamento. Ele, na verdade, é bastante simples e consiste em repor os níveis de sódio no organismo do animal até que eles alcancem os níveis recomendados para a idade ou porte.

Esse equilíbrio dos níveis de sódio no corpo do animal costuma levar de 24 a até 48 horas, sendo feito com a reposição da substância, por meio de medicamentos diuréticos ou privação de água. Assim é possível controlar os fluidos até reequilibrar o funcionamento do organismo do cachorro.

Como prevenir a hiponatremia canina?

A melhor maneira de prevenir a hiponatremia canina é oferecer ração para cachorro rica em vitaminas e proteínas, de acordo com a idade do pet. Além disso, uma boa rotina de atividades físicas e consultas regulares ao médico-veterinário são essenciais para evitar problemas de saúde.  

Você é um tutor atento à saúde do seu animal de estimação? Conte para gente os cuidados que você toma para garantir o bem-estar do seu cachorro.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria de Lourdes Colares Mendes disse:

    Sou Lourdes gostei muito de aprender com esse material que nos traz muito conhecimento para cuidar dos nossos.pets.

Deixe o seu comentário