Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira

Presenciar o seu cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira não é nada fácil e gera muitas preocupações. Por isso, é comum que o tutor fique ansioso e procure rapidamente conhecer as causas que podem estar relacionadas a esse problema.  

No entanto, nem sempre um cachorro fraco das pernas é sinônimo de desnutrição. Dessa forma, fazer um diagnóstico em casa não é recomendável.

Por isso, você deve levar o seu amiguinho para o veterinário, que irá examiná-lo e encontrar a raiz do problema. 

Como há diversos fatores que podem desenvolver esse sintoma, separamos as quatro causas mais conhecidas. Então continue a leitura para entender melhor sobre cachorro fraco das pernas e o que fazer nesse caso! Aproveite!           

Cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira: o que pode ser?

Normalmente, quando um cachorro está doente, há alguns sintomas bem comuns, como falta de apetite e desânimo. Ou seja, não é tão simples identificar de onde surge o problema e o que fazer para solucioná-lo. 

No entanto, em quadros de cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira, mesmo sendo um sintoma mais evidente, pode indicar diversas situações. Entre elas estão: artrose canina, artrite canina, bico de papagaio, hérnia de disco ou doenças infecciosas.

Veja alguns detalhes dessas doenças a seguir e saiba como tratar de cada uma.

Artrose canina

Trata-se de uma patologia degenerativa que se expande nas articulações do cachorro. Embora ela seja mais frequente em pets mais velhos, alguns cães mais jovens também podem desenvolvê-la.

Nesse caso, os aspectos que podem desenvolver essa enfermidade estão associados com a genética e a obesidade

Essa doença surge como consequência do desgaste da cartilagem que é responsável por proteger o interior das articulações dos ossos.

Isso acaba provocando uma perda na elasticidade, e como resultado deixa o cachorro caindo das pernas. Aliás, a sobrecarga é tanta que evidencia o desgaste ósseo e impede cada vez mais que o animal se movimente por causa da dor. 

Artrite canina

A artrite pode ser definida como um termo geral para inflamações anormais na articulação.

Como vimos anteriormente, a cartilagem funciona como uma almofada para proteger os ossos. Quando seu desgaste ocorre rapidamente, acaba provocando inflamações, deixando as articulações inchada e doloridas.

Vale ressaltar que a artrite não tem cura. Portanto, caso o tratamento precoce não seja feito, a doença pode se agravar, necessitando de tratamentos mais severos, como cirurgia.

Bico de papagaio                                    

Mais uma doença que deixa o cachorro fraco das pernas é a espondilose.

O seu nome popular, bico de papagaio, deve-se ao formato de uma curvatura na coluna do animal, se assemelhando a um bico curvado. 

Trata-se de uma doença degenerativa que causada, na maioria das vezes, por instabilidade da coluna vertebral.

Isso resulta no desgaste do disco vertebral e no deslocamento da vértebra ou até mesmo em um alongamento de parte específica de duas vértebras do cão. 

Hérnia de disco                    

A hérnia de disco é basicamente a locomoção do disco que promove uma pressão muito grande sobre os ossos e nervos da coluna. Isso gera muita dor e desconforto no animal quando ele tenta realizar qualquer ação locomotora. 

Vale ressaltar que ela pode ser de dois tipos, aguda e crônica, e ambas deixam o cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira. 

Qual o tratamento adequado para cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira?                   

Conforme especialistas, o fato de o cachorro apresentar fraqueza nas patas dianteiras ou traseiras, além de um sintoma, é uma ajuda para que o diagnóstico seja feito rapidamente.

Assim, o tratamento apropriado para o animal que apresenta esse sintoma depende de variados aspectos. Entre eles, destaca-se a origem do sintoma do estágio em que se encontra a doença e também o estado de saúde de cada pet.

Em caso de apatia, por exemplo, os veterinários podem usar a fluidoterapia (soro na veia). Já em casos de artrite, será prescrito para o cachorro a utilização de anti-inflamatórios. Ou seja, tudo depende do quadro em que ele se encontra.

Como evitar esse sintoma no cachorro?                  

Primeiramente, você deve garantir que o seu amiguinho esteja se alimentando com uma ração de qualidade ou alimentação natural balanceada.

Além disso, é fundamental vacinar o seu pet uma vez por ano, evitando assim que ele fique doente. Também é interessante oferecer vermífugo ao animal, conforme a prescrição veterinária. 

Por fim, faça visitas ao veterinário com o pet ao menos uma vez por ano.

Isso é importante porque o profissional irá examiná-lo e pode diagnosticar de forma precoce qualquer problema de saúde. Dessa maneira, você evita encontrar o cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira.    

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

39 Comentários

  1. Tenho um cachorro dalmata, ele tem 11, ele toma medicamentos para convulsões com gardenal, e brometo de potassio, só que agora a pouco tempo ele começou à ter tremedeiras e fraqueza nas pernas, não sei mais o que fazer.e disse:

    Agradeço pela oportunidade.

  2. Dalva disse:

    Minha cachorrinha de 17 anos,estava com artrite, hérnia de fisco,bico de papagaio,parou de andar estava fazendo fisioterapia e acupuntura,mas, infelizmente ela se foi.Gostei das explicações de vocês.Todas as causas citadas foram as que levaram minha pet a óbito

  3. Eliana disse:

    Meu cachorro está com uma enfexcao nas Glândulas Anal. Já estorou pra fora já levei no veterinário fizeram vários exames e passaram todos tipos de remédios gastei oque tinha e oque não tinha ele está do mesmo jeito não resolveu. Agora está caindo das pernas dianteiras não sei mais oque fazer pra ele.

  4. Sueli R. M. Valladares disse:

    Poodle idoso, com artrite e artrose, qual o melhor anti-inflamatório para medicá-lo. Obg.

  5. Thais Pereira de Sousa disse:

    Minha cachorra está com dificuldades para andar

  6. Ruan disse:

    Meu cachorro está com fraqueza nas pernas, tendo dificuldade para anda oque posso fazer para medica-lo?

  7. Vitória disse:

    Tenho uma cachorrinha vira lata , o nome dela e luna, hj por voltar de meio dia ela veio apresentar fraqueza nas pernas …só que ainda consegue andar!!! Ainda n tive tempo de levar no veterinário !!! Mais espero que n seja muito grave e que ela volte a ser minha lindinha feliz e saudável 😭😔

    • Cobasi disse:

      Olá, Vitória! Como vai? A visita ao veterinário é muito importante. Esperamos que não seja nada sério. Depois da visita, compartilhe notícias da Luna com a gente.

  8. Bianca disse:

    Meu cachorro está com as pernas moles e estranhou eu e meu marido o que pode ser. Ele não pode ver uma sombra que quer atacar

    • Cobasi disse:

      Oi, Bianca. Como vai? A tremedeira pode acorrer por algumas causas como frio, dores, medo, questões neurológicas, intoxicação e causas nutricionais. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento.

  9. Daires disse:

    Boa tarde
    Tenho uma cachorra que tem 14 anos ela está muita fraca, fica com dificuldade de andar e faz cocô.e xixi andando sem perceber o que pode ser?
    Obrigada

  10. Priscila disse:

    Dei banho hj no meu cachorro e do nado ele não consegui levanta as patas traseiras e tá só tremendo

    • Cobasi disse:

      Oi, Priscila. Como vai? Em quadros de cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira, mesmo sendo um sintoma mais evidente, pode indicar diversas situações. Entre elas estão: artrose canina, artrite canina, bico de papagaio, hérnia de disco ou doenças infecciosas. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar mas não deixe de procurar o médico-veterinário para um diagnóstico e tratamento completo.

  11. Ednacio Oliveira disse:

    Tenho um cachorro de casa mesmo e derrepente começou a cair das pernas e també está com tremedeidara o Q faco me ajuda aí dr veterinário

    • Cobasi disse:

      Oi, Ednacio. Como vai? Normalmente, quando um cachorro está doente, há alguns sintomas bem comuns, como falta de apetite e desânimo. Ou seja, não é tão simples identificar de onde surge o problema e o que fazer para solucioná-lo. Nestes casos é muito importante levá-lo ao médico-veterinário.

  12. Glauce Ribeiro de Castro disse:

    Bom dia, então estou com uma cachorra rotwailer com a doença da linfagectasia e uma doença completamente estranha pra mim e pra muitos,pelo que me informaram, só que já passos por tantos veterinários e por último fui num especialista gastro,foi que constou a doença,mas ela está em tratamento com ração e alimentação natural misturada,mas não está apresentando quadro de melhora em questão de engordar novamente pq ela emagreceu muiiiiiito,e essas fraquezas nas patas estão me preocupando e nem sei o que fazer pra melhorar.
    Vcs podem me sugerir algo?

    • Cobasi disse:

      Olá, Glauce! Como vai?

      Bom, com você nos informou que a sua cachorrinha está passando por um tratamento de linfangiectasia, recomendamos que peça orientação a um profissional, pois essa é uma doença que resulta em má absorção e perda de nutrientes, e o pet necessita receber os nutrientes adequados durante todo o tratamento.

  13. Wanderleia. disse:

    Meu cachorro tem 13 anos,sempre super saudável,estou percebendo que ao comer ração ,parece que dar um choque e treme rapido a pata.O que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Wanderleia! Tudo bem?

      Esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivos. Dessa forma, fazer um diagnóstico em casa não é recomendável. Procure um médico-veterinário para que ele seja avaliado e tratado adequadamente!

  14. Maria Regina Marcal Flores disse:

    Minha cachorra anoitece Boa pela manhã estava cega e sem caminhar com muita paciência cuidei dela com remédios caseiros açafrão Melissa erva ballieira aos poucos voltou a visaao começou a se alimentar fígado farinha de aveia espinafre alguns dias depois meia banda começou a se levantar e caminhar 1 mês depois caiu de novo e hoje não consegue caminhar e balança a cabeça mas se alimenta bem toma agua ffaz suas necessidades no noramal.lati alto mas qdo toco no Cox ela fica brava algum informação sobre este caso .

  15. Renilza disse:

    Tenho uma podlle 16anos cega banguela e tirei um tumor enorme dela ultimamente ela apareceu com as pernas sem equilíbrio o que pode ser?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Renilza! Tudo bem?
      Desejamos melhoras na recuperação dela!
      Recomendamos uma visita ao veterinário para avaliação e diagnóstico preciso. Para pets idosos o acompanhamento indicado é semestral ou sempre que necessário.

  16. Alzenice disse:

    Minha cachorra é chow chow ela anda corre come bem aparentemente está muito bem. Ela se chama Jabulane porque nasceu na copa da África. Mas as vezes quando fica parada ela treme as pernas traseira. Gostaria de dar além da ração uma alimentação caseira será que ajuda??

    • Cobasi disse:

      Olá, Alzenice! Como vai?

      Esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de fatores. Recomendamos que leve o animal para uma consulta com o veterinário.

  17. Aurisdenes disse:

    Minha cachorrinha luna está com tremedeira na perna e com dificuldade de caminhar. Levei ao veterinário, ele passou remédio manipulado, vai fazer dois meses não vi mt diferença, mas melhorou um pouco se caminhar mt fc mancando…tbm coloco ômega 3 na ração. Ela até tá melhor pq tava mt fraca cansada, melhor mesmo fazer um hemograma completo. Fica a dica!

  18. Janderson Costa disse:

    Meu cachorro do nada perde as forças das patas e cai no chão com o olho aberto está calado e parece que perde a respiração também não consegue respirar direito já é a terceira vez que isso acontece mas passa de um mês dois meses e acontece de novo o que pode ser

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Somente um médico-veterinário é capaz de diagnosticar o seu pet. Por isso, sugerimos leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

  19. Francisco Pereira dos Santos Júnior disse:

    Meu cachorrinho tá se tremendo e sem força nas patas Traseira e Solta muitos pummmzinho
    Você pode me ajudar

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Assim como descrevemos no post, há diversos fatores que podem desenvolver esse sintoma em animais de estimação.
      Por isso, é importante o profissional examiná-lo e diagnosticá-lo de forma precoce. Dessa maneira, você evita encontrar seu cachorrinho com fraqueza nas pernas e tremedeira.

  20. Ozinara da Silva Nato disse:

    Minha cachorra está sem força nas pernas. Oque pode ser isso?por favor me ajudem .desde ontem ela está assim. Ela come bem toma água ,faz necessidade direitinho, só que não consegue se levantar sozinha, ou seja ,pra ela se levantar ela faz maior esforço .alguém sabe oque isso pode ser ?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem? Somente um veterinário pode fazer um diagnóstico preciso após uma avaliação. Busque a ajuda de um profissional para entender o que pode estar causando esse sintoma.

  21. nayaralima disse:

    minha cachorra está com muita dificuldade para andar e fica com a pernas de tras tremendo

Deixe o seu comentário