Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bico de papagaio em cachorro: conheça mais sobre a doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
bico de papagaio em cachorro

O bico de papagaio em cachorro, ou espondilose, é uma das mais comuns doenças quando se pensa em cães com problema na coluna. Assim como nos humanos, essa doença causa muito incômodo, dores e dificuldade na locomoção,  e caso não seja tratada com seriedade, pode oferecer sérios riscos aos animais. Conheça mais sobre a doença e saiba qual é a melhor forma de tratamento.

Bico de papagaio em cachorro: quais são os sintomas?

A espondilose, popularmente conhecida como bico de papagaio ou ainda hérnia de disco se dá através de um desvio na coluna do animal. Essa á uma doença degenerativa que se caracteriza pelo surgimento de novas formações de ossos entre as vértebras, assim como em nós humanos. Por se tratar da coluna do animal, é comum que o principal – e mais grave – sintoma causado pela doença seja a dificuldade na locomoção, mas, além disso, é comum que os animais apresentem:

  • Apatia;
  • Incômodo na coluna;
  • Câimbras constantes;
  • Dificuldade em correr;
  • Dificuldade em se levantar ou subir em móveis;
  • Oscilação de humor.

Ou seja, sintomas que facilmente, você como tutor pode identificar rapidamente, afinal, ninguém conhece seu pet melhor do que você. Entretanto, para qualquer diagnóstico é indispensável que uma visita ao veterinário seja realizada. Afinal, apenas um especialista pode realizar exames específicos que vão poder diagnosticar a situação do animal com segurança e rapidez. 

O que causa o bico de papagaio em cachorro?

Essa é uma doença mais constante em cães mais velhos, graças ao desgaste natural da estrutura óssea. No entanto, existem casos de cães jovens que também são diagnosticados com a hérnia de disco. Vale considerar que essas doenças não são traumas, ou seja, dores causadas por quedas e que passam dias depois. Mas dependendo dos casos, esses traumas podem contribuir com o surgimento da hernia. O bico de papagaio se dá por má formação na coluna, causado pela instabilidade na coluna vertebral. 

Qual é o tratamento e como posso ajudar nesse momento?

Claro que o tratamento específico será receitado pelo médico veterinário após longa análise na situação do seu pet. No entanto, na maioria das vezes, os cães são submetidos a cirurgias que tem o objetivo de corrigir esse desvio ósseo. Além disso, existem diferentes medicações que tem a missão de oferecer mais conforto, reduzindo as dores dos cães. 

Para contribuir com o seu pet, é importante oferecer um ambiente mais organizado e seguro para ele. Algumas mudanças na rotina da casa, podem oferecer mais tranquilidade ao seu pet, veja:

  • Utilize objetos como cadeiras ou escadas que podem facilitar o acesso dele aos móveis, por exemplo, sofás e camas;
  • Conte com peitorais ao invés de coleiras durante os passeios;
  • Conte com suportes para manter os comedouros e bebedouros mais altos, assim o pet não força o pescoço durante a alimentação;
  • Para evitar escorregões, utilize tapetes antiderrapantes pela casa;
  • É hora de economizar nos petiscos! Garanta ao seu pet uma alimentação balanceada, evitando o ganho de peso;
  • Os passeios também devem ser repensados. Procure estimular as atividades só se indicadas pelo veterinário, por exemplo, algumas para fisioterapia.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário