Sangue na urina de cachorro ou gato: o que pode ser?

1 de abril de 2021

Saúde e Cuidados
cachorro com problema de sangue na urina

O sangue na urina do cachorro é um sintoma preocupante que deixa qualquer tutor assustado, afinal, é uma indicação clara de que algo não está bem. Entretanto, é importante entender o que está acontecendo com o pet antes de tirar conclusões precipitadas, e para isso, a presença de um veterinário é fundamental.

Saiba mais sobre hematúria, definição médica para a presença de sangue no xixi, e o que este sinal pode significar.

O que pode ser sangue na urina?

Um cachorro urinando sangue é um sintoma amplo demais, mas geralmente a alteração está relacionada com problemas no trato urinário, porém, vale a pena saber os possíveis diagnósticos:

  • Intoxicação;
  • Doenças renais, como cistite, cálculo renal e nefrite;
  • Infecção de urina;
  • Presença de tumor benigno ou câncer nas glândulas adrenais (neoplasias);
  • Distúrbios no sangue;
  • Pedras nos rins ou bexiga.

nos gatos, a presença de sangue na urina pode ser desde uma doença do trato urinário inferior até cálculos nas vias urinárias e tumores

Independente do que for, é essencial que você anote todas as mudanças de comportamento e também físicas que aconteceram. Tenha um cuidado especial com a frequência que o pet está fazendo xixi, se aparenta estar com dor, se a quantidade aumentou ou diminuiu, incontinência urinária, consumo de alimentos diferentes, depressão ou alterações de humor.

Como identificar presença de sangue na urina do gato?

Os felinos têm costume de urinar em cima da caixinha de areia e alguns produtos acabam dificultando a visibilidade do líquido, por isso a recomendação é utilizar areia sílica ou tapete higiênico na cor branca.

Diferença entre cachorro urinando sangue e cadela no cio

sintomas sangue na urina do cachorro

Os donos de cachorros do sexo feminino precisam prestar atenção no sangue na urina, isso porque animais que não são castrados entram no cio, período fértil da cadela que apresenta presença de sangue. São cerca de 7 dias que o pet pode ter sangramento.

Contudo, o cio também conta com outros sintomas, como inchaço da vulva do animal e os pinguinhos de sangue. Ou seja, você consegue identificar se realmente é uma alteração natural ou não.

Consumo de alimentos com corantes

A beterraba é um legume que possui betacianina, um composto natural que dá uma pigmentação avermelhada/alaranjada à urina. Além dela, outros alimentos, como cenoura e amoras funcionam da mesma forma. Então se o pet consumir comidas do tipo, saiba que pode ser uma alteração temporária e não sangue na urina.

Dessa forma, é crucial observar se existem outras mudanças e se a urina continua com uma coloração diferente depois de algum tempo.

Tratamento para sangue na urina

O diagnóstico é feito pelo médico veterinário que vai avaliar o que está acontecendo através de exames. Se possível, já leve uma coleta da urina do cachorro para o profissional. A tarefa, mesmo que seja um desafio para o tutor, pode ajudar bastante e acelerar o diagnóstico.

De acordo com a gravidade do quadro e as possíveis doenças do animal, a recomendação varia de mudança na dieta, uso de medicamentos como antibióticos, remédios para dor e monitoramento da situação.

Por fim, casos de sangue na urina que envolvem pedras nos rins ou bexiga e presença de tumores, o procedimento cirúrgico é considerado, assim como um tratamento a longo prazo.

A melhor decisão que você pode tomar pelo seu amigo é levá-lo a uma clínica veterinária o mais rápido possível. É na presença de um time especializado que você terá segurança e tranquilidade, pois o bichinho será examinado e o tratamento iniciado logo em seguida, evitando complicações.

Somos fãs de pets e vamos te ensinar tudo sobre eles! Qual tema você gostaria de ler agora?