Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato miando: entenda o que seu pet quer dizer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que significa o miado de gato

gato miando nada mais é do que uma forma de comunicação. Todos sabem que os animais não falam, mas isso não quer dizer que eles não saibam se expressar. O comportamento, movimentos do corpo e os sons que emitem, são algumas das formas que os felinos têm de passar mensagens.

Então, que tal saber um pouco mais sobre os significados dos miados de gato? Continue a leitura e descubra o que seu animal de estimação está querendo dizer.

Gato miando: o que pode ser?

Os gatos emitem mais de 100 tipos de miados diferentes para facilitar a comunicação com os humanos. Então, para diferenciar cada tipo de miado, o tutor tem que estar muito atento ao comportamento do seu animal e ao padrão de miado, como também em que  situações ele emite o som. Isso porque os miados variam bastante de gato para gato.

Ao prestar atenção em um gato miando, você irá perceber que alguns sons são diferentes.  Por exemplo, às vezes, são mais curtos, em outros momentos mais longos, em determinadas situações pode até parecer com um choro.

É através do miado que ele avisa se está feliz, estressado, desconfortável ou até mesmo doente. O tom e o tipo de miado podem variar de acordo com o bichinho e suas características.

Gato miando – Filhotes e Adultos

Os gatos começam a miar entre a 3ª ou 4ª semana de vida, e os primeiros miados podem ser um pouco confusos, afinal, os felinos ainda estão aprendendo a miar da forma correta. O miado de gato filhote tende a ser mais agudo e curto, normalmente servem para indicar que o felino está sentindo fome ou frio.

gato filhote miando
O miado pode significar desde necessidades básicas do gato, como dores ou até doenças.

Conforme os gatos vão amadurecendo, os miados começam a mudar e vão engrossando. Além disso, eles passam a fazer sons com mais frequência, para indicar outros tipos de necessidades. O miado também serve para os felinos se comunicarem entre si, podendo se misturar com outros sons, como grunhidos, choros e outros movimentos corporais que ajudam o tutor a identificar a mensagem.

Entonações do miado de gato

Assim como acontece com os cães, o som de gato pode ter diversas entonações, isso depende muito do que o gato está tentando falar ou expressar. Existem gatos que miam bastante, no entanto, outros só emitem sons apenas em casos extremos. Confira alguns exemplos de miados e seus motivos:

Sim, o gato mia quando está com fome!

Seu gato está miando sem parar e você não consegue identificaro que é? Avalie se faz tempo que ele não come.

Tente oferecer ração de gato para ele, se o seu pet comer e o miado cessar, você acertou. Tente lembrar desse som e sempre que ouvir novamente, alimente seu pet. Outra forma de descobrir como é o miado de gato quando está com fome, é prestar atenção aos sons que seu pet faz antes das refeições.

Se ele faz um som característico sempre próximo do horário do almoço ou jantar, pode apostar que é fome. Os felinos costumam soltar sons altos e curtos para dizer que o estômago está pedindo por comida. Um comportamento complementar é rodear o local onde ficam as rações de gato.

gato miando alto
Com qual frequência o seu gato mia?

Além disso, os gatos também gostam de cobiçar algumas comidas de humanos, por isso ele é capaz de soltar alguns miados para te avisar que  quer experimentar um pedacinho da sua refeição.

Mas lembre-se, nunca ofereça alimentos de humanos para gatos, exceto algumas frutas, mas para isso, avalie a possibilidade com seu veterinário.

Gato miando porque está bravo ou estressado

Banho, caixa de transporte, ficar sozinho, um novo pet em casa, são algumas situações que podem deixar o gato incomodado.

Afinal, existem situações que os gatos não gostam ou não estão adaptados. Como são animais altamente sensíveis às mudanças, eles poderão miar repetidas vezes e se estiverem muito nervosos, o som sairá parecido com um rosnado. Esse é o miado de gato bravo.

Junto com esse som um pouco assustador, o gato pode se arrepiar e fazer o famoso “fuuuu”, uma variação do miado de gato usada justamente para afastar o que está lhe incomodando. O comportamento é natural e muitas vezes saudável, mas se seu gato é excessivamente bravo, você pode realizar algumas ações para ajudá-lo a se acalmar.

O feromônio, por exemplo, é uma excelente forma de deixar os gatos mais relaxados e receptivos com novos animais, pessoas e situações. Esse composto químico biológico é  muito eficaz e totalmente seguro para o pet. Além disso, a catnip ou erva para gato, é outra excelente alternativa para relaxar o gato bravo.

Miado de felicidade

miado de felicidade
Os gatos também podem emitir sons quando estão felizes e se divertindo.

Gatinho miando também é uma forma de expressar felicidade. É através de um som suave e às vezes um rabo em movimento, que o seu pet mostra que está feliz com a companhia, carinho ou com um brinquedo.

Por exemplo, tente reparar nos sons que o seu gato emite quando você chega em casa, quando faz carinho ou brincar com ele. Muitas vezes, nesses momentos de alegria, é possível que o felino consiga ronronar, outro barulhinho característico dos gatos. Sem contar que os gatos felizes demonstram a alegria no olhar, com aqueles olhos arredondados extremamente brilhantes.

Miado de gato no cio

O miado do cio talvez seja o mais conhecido e desconfortável, isso porque a gata costuma soltar sons que se assimilam a um grito ou bebê chorando. Esse som alto e estridente tem a intenção de atrair gatos machos.

Nessas épocas, o miado de gato fêmea costuma ser extremamente alto, podendo ser ouvido a quilômetros de distância. Mas eles só acontecem caso a gata não seja castrada.

Vale lembrar que gatos castrados não passam pelo cio, sendo menos comum emitirem esse som.

Miado de dor

Se você castrou o seu gato ou ele está com algum problema de saúde, é possível que o miado alto, demorado e frequente seja porque o  gato está sentindo dor. Se o som está destoando muito do normal e o pet está prostrado, procure um veterinário imediatamente.

miado de dor

Um gato miando estranho ou um combinado de comportamentos fora do padrão, como recusar alimentação, não sair da caminha, não usar a caixinha de areia ou deixar de fazer atividades, podem indicar uma doença.

Assim como o miado é um recurso de comunicação do gato, mudanças no comportamento precisam ser observadas com atenção pelos tutores.

Ele pode estar querendo chamar a sua atenção

Muita gente pode acreditar que os gatos são animais extremamente frios e distantes de seus tutores. Na realidade, eles costumam ser animais bem independentes, mas isso não quer dizer que eles não sejam carinhosos ou não gostem de estar próximo de seus tutores. 

Pelo contrário, os felinos são tão apegados aos tutores quanto outros animais de estimação. E por isso, algumas vezes eles gostam de chamar a atenção. Se ele estiver te olhando e miando alto, pode ter certeza que ele está tentando chamar sua atenção.

Isso quer dizer que ele quer carinho ou te chamar. Além disso, eles podem miar de forma semelhante mesmo não vendo o tutor, isso significa que ele quer saber onde você está.

Normalmente, esse som vem atrelado a outros comportamentos, como passar por você diversas vezes, esfregar o corpo e a cauda em suas pernas e soltar um miado alto e longo. Aproveite para encher seu pet de mimos e fazer muito carinho.

Gato miando: conheça os tipos de sons do seu pet

Além das situações citadas acima, existem outras ocasiões em que os gatos miam de forma característica. As atividades que impactam em sua rotina, mudanças de ambiente ou até um simples móvel novo, podem ser motivos para ouvir barulho de gato miando.

A dica é sempre associar o gato miando com sons mais comuns e avaliar outros comportamentos que o animal expressa durante os miados.

gato miando
Identificar os miados do seu animal de estimação vai ajudar muito na sua relação com o pet

Gato filhote miando muito, por exemplo, é comum e saudável quando o pet está em fase de adaptação a nova casa. Para ajudar nesse processo, dê colo ao pequeno, coloque peças de roupa com seu cheiro na caminha dele e até use uma bolsa de água quente por baixo da almofada para remeter ao calor da ninhada, com certeza eles se sentirão mais confortáveis.

Como fazer o gato parar de miar?

Se você já tentou de tudo e o seu gatinho ainda não parou de miar ou está miando excessivamente, talvez precise de outras dicas para acalmar o seu gato. Neste caso, é importante avaliar se ele não está se sentindo carente ou entediado. Para te ajudar, separamos algumas dicas para distrair o seu gato.

Crie uma rotina de atividades

Tente criar uma rotina de brincadeiras, estímulos e diversão para o felino. Você pode separar alguns minutos do seu dia e brincar com ele com uma varinha para gatos. Isso irá ajudar o gato a se distrair e se aproximar ainda mais de você.

Os arranhadores e alguns brinquedos também são úteis para ajudar o animal a gastar energia, prevenindo o estresse e o tédio.

Estabeleça uma rotina de horários

Se você estabelecer uma rotina para o gato com horário para dormir, acordar, comer e brincar, ele irá se acostumar com os horários que deve fazer suas tarefas. E pode até não parecer, mas isso irá ajudar o gato a não sentir fome em horas aleatórias ou querer chamar a atenção do tutor para brincadeiras durante o seu expediente de trabalho. Esse é um tema muito interessante e importante para os tutores de gatos.

A verdade é que só o tempo vai proporcionar a experiência necessária para os tutores identificarem os miados do seu animal de estimação. Como também, entender o que significa cada tipo de gesto, movimento e olhar.

Gato miando em um fundo branco

Gostou de saber mais sobre miados de gato? Deixe nos comentários como são os sons que o seu felino emite e ajude outros tutores a conhecer mais sobre o nosso tema de hoje. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Lara disse:

    Olá, aqui é a Lara e eu queria saber que tipo de miado que era o da minha gatinha castrada, FOI TIPO ASSIM : eu e ela estavamos na janela do quarto e ela ficava olhando pro “nada” e eu só ali fazendo carinho nela, mas ai do nada ela foi e pulo da janela e foi pra fora, logo depois ela fez um miado e pulou, e eu so estava ali fazendo carinho nela né hehe… Mas continuando meio que ela ronrono, foi tipo um miado mas ronronado. E eu queria saber que tipo de miado foi aquele. É isso muito obrigada pela atenção, um super beijo e tchau.

  2. Jully disse:

    Amo pets. Obrigada pelo conteúdo. Bjs

  3. Rok di páola disse:

    Tenho um persa adquiri a pouco tempo….e realmente depois de saber sobre os miados acho qie agora vou poder entender melhor sobre eles….

Deixe o seu comentário