Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como limpar o ouvido do cachorro?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
uma mulher limpando o ouvido do cachorro

O ouvido do cachorro é uma área sensível, mas que requer a mesma atenção que outras partes do corpo, visto que a sujeira causa incômodo e doenças comuns, como a otite canina.

A fim de evitar imprevistos e manter as orelhinhas do seu pet protegidas, conversamos com uma profissional que entende do assunto, a veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, Lysandra Barbieri.

Veja quais são as melhores dicas para fazer a limpeza no ouvido do cachorro e de quais produtos você precisa.

Por que precisamos limpar o ouvido do cachorro?

Segundo a veterinária Lysandra, nós, humanos, temos o costume de higienizar nossas orelhas, e no caso dos pets, o cuidado deve ser o mesmo. “A higiene da orelha dos cães é importante não só para mantê-las limpas, mas para evitar possíveis problemas futuros, como as infecções de ouvido”.

A recomendação é acostumar o animal com o processo desde cedo, assim ele não ficará agitado quando adulto. A limpeza semanal, feita com atenção, resolve. E lembre-se de utilizar os produtos corretos para não acabar gerando uma alergia no cachorro.

Pode colocar álcool no ouvido do cachorro?

A especialista em saúde animal explicou quais são os produtos para limpar o excesso de cera no ouvido do cachorro e o álcool não está entre eles!

“O ideal é utilizar soluções próprias para limpeza do ouvido de cães, os chamados ceruminolíticos, e não usar álcool, solução fisiológica, vinagre e outros produtos caseiros”, alerta a médica veterinária Lysandra Barbieri.

Qual a melhor maneira de limpar a orelha do pet?

algodão para limpar o ouvido do cachorro

O processo é mais simples do que parece, e pode ser feito em poucos minutos. “Use um chumaço de algodão e nunca usar cotonetes e nem pinças. Isso porque eles podem machucar ou até mesmo entrar demais na orelha dos cães e perfurar”, ressalta a veterinária da Cobasi.

Outra dica que a profissional comenta é que o tutor não deve forçar. Após molhar o algodão com a solução adequada, basta passar por dentro do ouvido do cachorro e usar o dedo como orientação. O conduto auditivo do bichinho é em formato L, então a falta de tato pode acabar desenvolvendo ferimentos. 

Se você tem o costume de dar banhos em casa, use o algodão como proteção para que não entre água na orelha do pet e, logo em seguida, seque bem toda a região. Como alertamos, a umidade é uma das causas de inflamações e doenças auditivas.

Aprenda a dar banho no seu cachorro sem sair de casa.

Como prevenir otite canina

A higienização do ouvido do cachorro é a melhor prevenção contra infecções. Além disso, a orelha do pet deve estar sempre seca, principalmente se elas forem longas. Um ambiente úmido é a moradia certa de fungos, ácaros e parasitas.

Os principais sintomas da otite, inflamação que pode aparecer na região externa, interna e também no canal auditivo, são:

  • Coceira intensa;
  • Se chacoalhar com frequência;
  • Odor desagradável;
  • Vermelhidão;
  • Feridas;
  • Inchaço da orelha;
  • Cera preta na região do ouvido.

Apenas um veterinário pode indicar um remédio para otite canina e quais os próximos passos, então o ideal ao reparar nestes sinais é procurar um profissional. O veterinário também é a pessoa indicada para fazer uma limpeza profunda com materiais específicos se necessário.

Que tal continuar lendo nosso blog? Temos mais conteúdos interessantes para você!

Lysandra Barbieri

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Nilza disse:

    Bia tarde! Vc pode me receitar qual o remédio bom para otite que não seja muito caro? Ele já usou otomax mas está muito caro . Tem algum genérico do otomax.

    • Cobasi disse:

      Oi Nilza, como vai? Apenas um médico-veterinário pode prescrever medicações. Recomendamos que procure um profissional para ajudá-lo.

  2. Neli Izalbete de Souza disse:

    Detetisar o gramado para combater carrapato, pode causar intoxicação no animal exemplo cão buldogues francês?

Deixe o seu comentário