Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Galactorreia em cachorro: o que é, causas e cuidados

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
descubra o que é cio

A galactorreia em cachorro é uma condição em que a cadela produz de leite fora do período de lactação. Geralmente associada a distúrbios hormonais, não está associada à gravidez de pets, como muitos tutores acreditam.

A secreção de prolactina, hormônio relacionado ao aleitamento, provoca o estímulo das glândulas mamárias e, consequentemente, a produção de leite.

Esta condição é muito conhecida como gravidez psicológica e também pode gerar outros sintomas e desdobramentos.

Principais sintomas da galactorreia em cães

Causada por um distúrbio hormonal, a galactorreia se manifesta através da produção de leite fora do período de amamentação dos filhotes, quando a cadela secreta a prolactina. Por esse motivo, o principal sintoma é a secreção de leite das glândulas mamárias.

Entretanto, é importante enfatizar que a galactorreia, no caso das fêmeas, ocorre quando ela não está prenha ou já passou da fase de lactação.

Além do vazamento de leite, seu pet pode apresentar outros sintomas como aumento de peso e desenvolvimento das glândulas mamárias. Também é importante que você note, junto a esses sintomas, comportamentos diferentes em sua cachorra. Caso seu animal esteja criando um ninho ou se apegue a objetos como pelúcias e os trate como filhotes, saiba que ela pode estar sendo afetada pela galactorreia.

Sendo mais comum em cachorras do que em gatas, a galactorreia também pode afetar os machos da espécie. Porém, nos pets do sexo masculino, essa alteração hormonal se dá principalmente pelo hiperestrogenismo, causado por tumores na área dos testículos.

Como tratar e prevenir a galactorreia canina?

Galactorreia

Caso seu pet esteja tendo muita secreção de líquido branco na região mamária, é importante que você leve seu cachorro até um veterinário. Como essa é uma situação causada por presença de tumores e alteração hormonal, somente o médico-veterinário poderá diagnosticar com exames laboratoriais e indicar o melhor tratamento.

Ao ser levado ao veterinário, seu pet passará por exames como ultrassonografia, diagnóstico de possível gravidez, e avaliação da quantidade de hormônios como a prolactina, progesterona e testosterona.

Se a galactorreia estiver sendo causada por hipotireoidismo, será necessário que seu animal faça uma reposição hormonal. 

Entretanto, se o seu pet estiver apresentando uma quantidade muito grande de secreção de líquido, será necessário que ele utilize inibidores de prolactina. Neste processo, você deve ficar responsável por impedir que o animal lamba a região mamária do corpo. Desse modo, você impede que haja o aumento dessa secreção.

Uma solução para evitar a galactorreia é a castração preventiva em seu pet. Como a gravidez de animais também afeta os hormônios, caso você impeça ela, a produção de prolactina não poderá ocorrer.

Cuidados com seu pet

Com o diagnóstico em mãos, você também não deve deixar de lado os cuidados necessários com seu animal. Dê carinho e atenção a ele para ajudá-lo neste processo. Forneça uma boa alimentação e sempre deixe o bebedouro do seu pet com água limpa e fresca.

Se necessário, utilize lenços higiênicos para limpar a região mamária do seu pet. Entretanto, fique de olho se o seu animal também não está lambendo a área de secreção. Por isso, uma boa solução para impedir isso é utilizando um colar elizabetano.

Lembre-se de procurar a ajuda do médico veterinário se desconfiar que seu pet esteja com galactorreia e se possível, realize a castração para prevenir possíveis gravidez. Com esses cuidados, você estará ajudando seu grande companheiro a viver melhor e saudável.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário