Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cuidados pós-castração de cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sintomas sangue na urina do cachorro

Seu pet realizou a cirurgia e você não sabe quais são os cuidados pós-castração? Preparamos um manual completo com tudo o que você precisa saber para o seu pet se recuperar rapidamente.

Por que devo castrar meu pet?

Hoje, encontramos diferentes mitos sobre a castração dos animais. Há quem diga que as fêmeas devem ser castradas após a sua primeira ninhada. Outros dizem que os machos se tornam desanimados e tristes ao serem castrados. Há ainda quem diga que é importante manter os animais inteiros.

Entretanto, todas essas afirmações não passam de mitos que acabam prejudicando a saúde do pet.

Para resumir, os pets não são obrigados a cruzar antes da castração, isso vale tanto para os cachorros quanto para os gatos. 

A castração traz uma série de benefícios à saúde física e psicológica dos animais, além de evitar as ninhadas de filhotes indesejados que, por muitas vezes, acabam nas ruas. 

Você tutor ainda não sabe quais são esses benefícios? Listamos os principais:

  • Castrar fêmeas reduz em o risco de desenvolver câncer de mama em cães e gatos;
  • Nos machos, a castração reduz a frustração sexual, consequentemente, as possibilidades de fugas e atropelamentos na busca de parceiras;
  • Ainda nos machos, a castração também diminui as chances de desenvolvimento do câncer de próstata;
  • No ambiente doméstico, acredita-se que o animal pode ficar mais dócil e fácil de conviver com crianças, por exemplo. Além de reduzirem a marcação de território com urina pela casa;
  • Melhora o comportamento de machos e fêmeas;
  • Evita ninhadas indesejadas;
  • Evita a gravidez psicológica.

Como é feita a cirurgia e os cuidados pós-castração?

castracao-de-animais-ultrassom-blog-cobasi

O procedimento cirúrgico de castração é realizado de formas diferentes nos dois sexos e também varia de um veterinário para o outro. Nos machos, pode ser realizado através da retirada dos testículos ou de outra forma, mantendo-os. Já nas fêmeas, a cirurgia pode retirar ou não os ovários e útero por uma incisão próxima ao umbigo. 

Em ambos procedimentos, o animal recebe pontos no local de corte que devem ser retirados posteriormente por um profissional veterinário. A cirurgia exige anestesia geral e o animal deve realizar exames pré-operatórios.

Os cuidados pós-castração começam logo ao término da cirurgia, como a correta higienização para evitar infecção dos pontos e manter o pet com pouca atividade física.

Quais são os cuidados pós-castração?

Após o procedimento cirúrgico, são necessários cuidados pós-castração.

É importante que o animal fique em observação até acordar da anestesia, onde será prescrito o seu repouso para recuperação total. 

Não se preocupe caso o pet apresente um comportamento diferente do habitual no retorno para casa. Acontece que, como ele foi anestesiado, requer um tempo para que o medicamento pare de agir totalmente sob o corpo. 

Em casa, o animal deverá descansar em seu cantinho confortavelmente. Coloque o comedouro e o bebedouro próximo para evitar muito esforço nas primeiras horas.

Como ele estará em recuperação, não é necessário que o tutor force o animal a se alimentar ou hidratar, esse processo deve ser natural e de acordo com o desejo do bichinho. 

Um detalhe importante é que como foi realizada uma incisão, é provável que o animal sinta dor. Para diminuir o incômodo, o veterinário prescreverá remédios que devem ser administrados no horários corretamente

A presença do tutor durante esse período é indispensável, pois também será necessário fazer a limpeza do curativo diariamente com o auxílio de um produto próprio para isso. 

Há também recomendações para o uso do colar elizabetano ou roupa pós-cirúrgica para evitar o contato da boca do animal diretamente no curativo. O uso do colar ou roupas evita possíveis infecções no local de incisão. 

Por último, será necessário marcar um retorno ao veterinário para verificar se a recuperação ocorreu da forma desejada. Entretanto, não se preocupe! Quando os cuidados pós-castração são feitos corretamente pelo tutor, dificilmente seu bichinho terá complicações e precisará de mais atenção médica.

Ao castrar o animal, lembre-se de verificar com o veterinário a quantidade de ração recomendada para o seu pet. Os animais castrados tendem a consumir menos calorias, diminuindo assim, a quantidade de alimento diário.

Garanta o conforto do animal

Durante o período de recuperação é importante que o animal se sinta confortável, do mesmo jeito que nós desejamos um conforto quando estamos com algum mal-estar.

Por isso, providencie um local com menos movimento na casa para instalar sua caminha e bebedouro. O animal precisa descansar, por isso, até o carinho deve ser moderado e respeitando as necessidades de sono do pet. 

O seu repouso deve ser absoluto, para evitar o desenvolvimento de possíveis hérnias. Logo, nada de passeios, mesmo que sejam próximos à residência. 

Alimentação na pós castração

Tanto a hidratação e alimentação devem respeitar o momento do animal e também as recomendações do veterinário. 

O pet não deve ser forçado a comer, até porque, a anestesia pode deixar o animal enjoado e com a alimentação forçada, pode causar vômitos indesejados. Além da falta de apetite, o animal pode apresentar um pouco de fraqueza, dores no local, sonolência e incontinência urinária.

Geralmente esses sintomas somem com o passar dos dias, entretanto fique sempre atento e se persistir por um período maior do que indicado pelo veterinário, retorne ao consultório com o pet.  

Outros cuidados pós-castração

Os animais tendem a se recuperar da castração rapidamente, estando na ativa com brincadeiras e passeios após alguns dias, que deve ser informado pelo veterinário.

Respeite o momento do animal e as necessidades de descanso e paz nesse momento. 

O transtorno de passeios, viagens e brincadeiras durante esse processo, pode causar complicações no pet.

Por isso, proporcione o máximo de conforto e descanso ao pet, assim a sua recuperação será ainda mais rápida e completa.

Não se esqueça que os remédios prescritos pelo veterinário devem ser consumidos no tempo certo e também nos horários corretos. E não se esqueça, embora seja um período de chateação ao animal, a castração evita o desenvolvimento de doenças, além de ajudar na saúde psicológica do pet.

Quer saber mais sobre outros cuidados importantes com a saúde dos pets? Leia os nossos posts:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

15 Comentários

  1. Quenia de souza conceiçao disse:

    Tenho 2 gatas que eu peguei na rua eu gostaria de castra elas antes que elas se enchem de filhos aqui em casa e eu nao sei quantos meses elas tem e tambem elas comem raçao de filhote elas estao comendo muito e nao esta satisfazendo elas o que eu faço

    • Cobasi disse:

      Oi! Como vai? Converse com seu veterinário de confiança para verificar a idade das gatinhas, indicar a alimentação adequada e programar a castração das duas. Apenas um profissional pode avaliar e cuidar dos seus bichinhos da forma que merecem e precisam! =)

  2. Marta disse:

    Bom dia Minha cadela foi castrada a 7 dias e ela não para quieta, quer correr e pular ,tenho medo de que ela se machuque pois ainda está com os pontos .

  3. Gina Coeli disse:

    Boa tarde
    Meu cachorro já está quieto demais, castramos ele ontem . 18 de Junho, porém hoje ele está bem abatido , ele usa a roupinha pós cirirugica, quando retornei do trabalho, verifiquei que a roupinha estava suja de sangue, tirei e coloquei fralda mas ele parece que está fraco, oferecemos ração, e água, faz o uso dos mesmos, quando quer , xixi está fazendo, mas perto do pintinho dele está bem vermelho.
    Castramos ele pela prefeitura da cidade, e para dor receitaram Dipirona e anti inflamatório.
    E rifocina para a incisão.
    Obrigada desde já pela ajuda

    • Cobasi disse:

      Olá Gina! Como vai? O cachorro pode ficar um pouco quietinho no primeiro e no segundo dia após a castração. Porém, isso deve melhor logo. Recomendamos que faça uma visita ao médico veterinário para avaliar o seu bichinho.

    • Cobasi disse:

      Olá, Gina! Recomendamos que procure o veterinário que fez a cirurgia para avaliar o seu cãozinho. =)

  4. Giulia disse:

    Minha cadela tem 1 ano e 3 meses e fez a castração ha 2 dias. A veterinária pediu para sequer tirarmos a roupinha para fazer a limpeza do local pois não precisa. É normal?

    • Cobasi disse:

      Oi, Giulia! Como vai? Cada médico veterinário possui um protocolo de cuidados. Recomendamos que siga a orientação da profissional que avaliou o seu pet e caso tenha dúvidas converse com ele. Assim você dará todo o suporte e cuidará da sua cachorrinha com muito carinho!

  5. Gil disse:

    Castrei meu gatinho a quase um mês. É normal ficar esbranquiçado no local da cirurgia?

    • Cobasi disse:

      Olá, Gil! Como vai? Seria importante levar o seu gatinho para o veterinário que realizou a cirurgia avaliar a cicatrização e passar orientações. =)

  6. Olá castrei minha cadela graças itudo bem mais eu queria saber quanto tempo leva totalmente pra recuperar disse:

    Olá castrei minha cadela graças itudo bem mais eu queria saber quanto tempo leva totalmente pra recuperar

  7. Alexandre de Góis Ehbrecht disse:

    Minha gatihha foi castrada aos seis meses, hoje eaela estateá com dez meses, acho que ela dorme demais, é muito esfomeada, o que faço pra ela dormir menos?

  8. Sheron disse:

    Minha cadela Castrou na sexta, hj já é domingo e ela só dorme. Fez apenas 1 xixi pela manhã e coco não faz desde sexta que foi o dia da castração. Estou tão preocupada. Ela tá tão quieta e triste.

    • Cobasi disse:

      Olá, Sheron! Tudo bem?
      Por vias das dúvidas, consulte o veterinário para garantir a saúde e bem-estar da sua cadelinha!
      Desejamos uma boa recuperação a ela! 🧡

Deixe o seu comentário