

Seu pet realizou a cirurgia e você não sabe quais são os cuidados pós-castração? Preparamos um manual completo com tudo o que você precisa saber para o seu pet se recuperar rapidamente.
Hoje, encontramos diferentes mitos sobre a castração dos animais. Há quem diga que as fêmeas devem ser castradas após a sua primeira ninhada. Outros dizem que os machos se tornam desanimados e tristes ao serem castrados. Há ainda quem diga que é importante manter os animais inteiros.
Entretanto, todas essas afirmações não passam de mitos que acabam prejudicando a saúde do pet.
Para resumir, os pets não são obrigados a cruzar antes da castração, isso vale tanto para os cachorros quanto para os gatos.
A castração traz uma série de benefícios à saúde física e psicológica dos animais, além de evitar as ninhadas de filhotes indesejados que, por muitas vezes, acabam nas ruas.
Você tutor ainda não sabe quais são esses benefícios? Listamos os principais:
O procedimento cirúrgico de castração é realizado de formas diferentes nos dois sexos e também varia de um veterinário para o outro. Nos machos, pode ser realizado através da retirada dos testículos ou de outra forma, mantendo-os. Já nas fêmeas, a cirurgia pode retirar ou não os ovários e útero por uma incisão próxima ao umbigo.
Em ambos procedimentos, o animal recebe pontos no local de corte que devem ser retirados posteriormente por um profissional veterinário. A cirurgia exige anestesia geral e o animal deve realizar exames pré-operatórios.
Os cuidados pós-castração começam logo ao término da cirurgia, como a correta higienização para evitar infecção dos pontos e manter o pet com pouca atividade física.
Após o procedimento cirúrgico, são necessários cuidados pós-castração.
É importante que o animal fique em observação até acordar da anestesia, onde será prescrito o seu repouso para recuperação total.
Não se preocupe caso o pet apresente um comportamento diferente do habitual no retorno para casa. Acontece que, como ele foi anestesiado, requer um tempo para que o medicamento pare de agir totalmente sob o corpo.
Em casa, o animal deverá descansar em seu cantinho confortavelmente. Coloque o comedouro e o bebedouro próximo para evitar muito esforço nas primeiras horas.
Como ele estará em recuperação, não é necessário que o tutor force o animal a se alimentar ou hidratar, esse processo deve ser natural e de acordo com o desejo do bichinho.
Um detalhe importante é que como foi realizada uma incisão, é provável que o animal sinta dor. Para diminuir o incômodo, o veterinário prescreverá remédios que devem ser administrados no horários corretamente.
A presença do tutor durante esse período é indispensável, pois também será necessário fazer a limpeza do curativo diariamente com o auxílio de um produto próprio para isso.
Há também recomendações para o uso do colar elizabetano ou roupa pós-cirúrgica para evitar o contato da boca do animal diretamente no curativo. O uso do colar ou roupas evita possíveis infecções no local de incisão.
Por último, será necessário marcar um retorno ao veterinário para verificar se a recuperação ocorreu da forma desejada. Entretanto, não se preocupe! Quando os cuidados pós-castração são feitos corretamente pelo tutor, dificilmente seu bichinho terá complicações e precisará de mais atenção médica.
Ao castrar o animal, lembre-se de verificar com o veterinário a quantidade de ração recomendada para o seu pet. Os animais castrados tendem a consumir menos calorias, diminuindo assim, a quantidade de alimento diário.
Durante o período de recuperação é importante que o animal se sinta confortável, do mesmo jeito que nós desejamos um conforto quando estamos com algum mal-estar.
Por isso, providencie um local com menos movimento na casa para instalar sua caminha e bebedouro. O animal precisa descansar, por isso, até o carinho deve ser moderado e respeitando as necessidades de sono do pet.
O seu repouso deve ser absoluto, para evitar o desenvolvimento de possíveis hérnias. Logo, nada de passeios, mesmo que sejam próximos à residência.
Tanto a hidratação e alimentação devem respeitar o momento do animal e também as recomendações do veterinário.
O pet não deve ser forçado a comer, até porque, a anestesia pode deixar o animal enjoado e com a alimentação forçada, pode causar vômitos indesejados. Além da falta de apetite, o animal pode apresentar um pouco de fraqueza, dores no local, sonolência e incontinência urinária.
Geralmente esses sintomas somem com o passar dos dias, entretanto fique sempre atento e se persistir por um período maior do que indicado pelo veterinário, retorne ao consultório com o pet.
Os animais tendem a se recuperar da castração rapidamente, estando na ativa com brincadeiras e passeios após alguns dias, que deve ser informado pelo veterinário.
Respeite o momento do animal e as necessidades de descanso e paz nesse momento.
O transtorno de passeios, viagens e brincadeiras durante esse processo, pode causar complicações no pet.
Por isso, proporcione o máximo de conforto e descanso ao pet, assim a sua recuperação será ainda mais rápida e completa.
Não se esqueça que os remédios prescritos pelo veterinário devem ser consumidos no tempo certo e também nos horários corretos. E não se esqueça, embora seja um período de chateação ao animal, a castração evita o desenvolvimento de doenças, além de ajudar na saúde psicológica do pet.
Quer saber mais sobre outros cuidados importantes com a saúde dos pets? Leia os nossos posts:
Tenho 2 gatas que eu peguei na rua eu gostaria de castra elas antes que elas se enchem de filhos aqui em casa e eu nao sei quantos meses elas tem e tambem elas comem raçao de filhote elas estao comendo muito e nao esta satisfazendo elas o que eu faço
Oi! Como vai? Converse com seu veterinário de confiança para verificar a idade das gatinhas, indicar a alimentação adequada e programar a castração das duas. Apenas um profissional pode avaliar e cuidar dos seus bichinhos da forma que merecem e precisam! =)
Bom dia Minha cadela foi castrada a 7 dias e ela não para quieta, quer correr e pular ,tenho medo de que ela se machuque pois ainda está com os pontos .
Boa tarde
Meu cachorro já está quieto demais, castramos ele ontem . 18 de Junho, porém hoje ele está bem abatido , ele usa a roupinha pós cirirugica, quando retornei do trabalho, verifiquei que a roupinha estava suja de sangue, tirei e coloquei fralda mas ele parece que está fraco, oferecemos ração, e água, faz o uso dos mesmos, quando quer , xixi está fazendo, mas perto do pintinho dele está bem vermelho.
Castramos ele pela prefeitura da cidade, e para dor receitaram Dipirona e anti inflamatório.
E rifocina para a incisão.
Obrigada desde já pela ajuda
Olá Gina! Como vai? O cachorro pode ficar um pouco quietinho no primeiro e no segundo dia após a castração. Porém, isso deve melhor logo. Recomendamos que faça uma visita ao médico veterinário para avaliar o seu bichinho.
Olá, Gina! Recomendamos que procure o veterinário que fez a cirurgia para avaliar o seu cãozinho. =)
Minha cadela tem 1 ano e 3 meses e fez a castração ha 2 dias. A veterinária pediu para sequer tirarmos a roupinha para fazer a limpeza do local pois não precisa. É normal?
Oi, Giulia! Como vai? Cada médico veterinário possui um protocolo de cuidados. Recomendamos que siga a orientação da profissional que avaliou o seu pet e caso tenha dúvidas converse com ele. Assim você dará todo o suporte e cuidará da sua cachorrinha com muito carinho!
Castrei meu gatinho a quase um mês. É normal ficar esbranquiçado no local da cirurgia?
Olá, Gil! Como vai? Seria importante levar o seu gatinho para o veterinário que realizou a cirurgia avaliar a cicatrização e passar orientações. =)