Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato dormindo muito: o que fazer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os animais têm sempre seus horários sagrados de sol, sono e descanso, assim como nós humanos. Mesmo que o felino esteja deitado por horas, é bom tirar a dúvida e entender sobre o gato dormindo muito, mas sem se preocupar.

Neste texto, vamos falar sobre isso e ajudar você a entender de uma vez por todas que isso é algo normal para os felinos. Assim como os humanos, ter uma rotina organizada é um dos pontos fortes dos gatos. Depois de um momento de brincadeira, eles vão para o seu descanso, tranquilos.

Acompanhe o conteúdo para entender um pouco mais sobre isso com a Cobasi!

Gato dormindo muito: isso é normal?

Sim, é normal que o gato durma bastante. Estudos apontam que os felinos dormem cerca de 15 a 20 horas por dia, ou seja, eles passam aproximadamente dois terços do dia de olhos fechados.

Então, podemos considerar como algo normal ver gato dormindo muito. Esse é um comportamento padrão de todas as raças de gatos, inclusive persas, siameses e bichanos sem uma raça definida.

Gato dormindo muito: o que fazer?

Mas o motivo de o gato dormir muito é uma pergunta difícil de ser explicada, pois até os especialistas não sabem responder ao certo. A verdade é que os gatos domésticos ainda guardam muitas características dos felinos selvagens. Para um bichano, o perigo pode aparecer a qualquer momento.

Isso explica outra característica dos felinos, o fato de eles adorarem caçar ou se esconder atrás da porta, como se estivesse à espreita pronto para atacar. Isso porque eles estão sempre treinando para uma ameaça de fato, caso isso realmente aconteça. Alguns estudos apontam ser normal o gato dormindo muito.

Apesar de passarem muito tempo de olhos fechados, na verdade, os bichanos estão bem atentos e podem reagir a qualquer sinal de perigo que apareça.

Como eles passam menos tempo em sono profundo, precisam de sonecas maiores para se recuperarem.

Quando isso se torna preocupante?

Agora que você já sabe o porquê do gato dormindo muito é algo normal, é sempre bom ficar atento a alguns detalhes que podem ser vistos como problemas na vida do pet. Se você perceber que, mesmo dormindo muito, nas horas que o pet fica acordado, ele está meio fraco, pode estar acontecendo algum problema.

Gato dormindo muito: o que fazer?

Estar atento aos hábitos do seu pet pode fazer com que você perceba problemas antes que eles se tornem algo grave. Além das questões ligadas ao sono dos gatos, existem alguns sinais que podem significar problemas físicos e psicológicos, como:

  • Miar excessivamente;
  • Urinar ou defecar fora do local determinado;
  • Comer demais ou comer pouco;
  • Passar muito tempo escondido;
  • Demonstração de comportamento agressivo;
  • Ficar se lambendo o tempo todo.

O gato dormindo muito, junto com alguma dessas demonstrações de comportamentos estranhos, podem significar que algo está acontecendo. Leve ao veterinário o quanto antes para saber o que o bichano tem e começar o tratamento para ele melhorar.

Com essas dicas, é possível entender melhor caso tenha alguma coisa errada com seu felino.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário