Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gravidez psicológica cachorro: como identificar e cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gravidez psicologica cachorra

Imagine o seguinte cenário: a sua cadela começa a apresentar os sinais de uma gestação, como crescimento abdominal e produção de leite, mas sem ter cruzado. Por mais incrível que pareça, essa é uma condição possível chamada de pseudociese ou de gravidez psicológica em cachorra, como é mais conhecida.

A seguir, saiba tudo sobre a gravidez psicológica em cachorra: o que é, como identificar, tratamento, prevenção e muito mais. Confira!

O que é gravidez psicológica em cachorro? 

Se você é tutor de uma fêmea não castrada já pode ter passado por esta situação: uma gestação onde todos os sinais estão lá, menos os filhotes. Esta condição é a famosa gravidez psicológica, também chamada de pseudogestação ou pseudociese.

Ao contrário das fêmeas humanas, essa síndrome não é provocada por fatores mentais, as quais o fenômeno pode ocorrer por sugestões psicológicas, culturais ou comportamentais.

Nos cães, a pseudogestação tem outro motivo: os hormônios. E é por isso que ela só ocorre em animais não castrados.

Também conhecida como lactação nervosa, a falsa gravidez é o resultado de um desequilíbrio nos níveis de progesterona. Quando esse hormônio fica desregulado, o corpo do animal entende que precisa se preparar para uma possível prenhez.

Por isso as cadelas em pseudociese agem como se estivessem grávidas. São os hormônios que disparam as alterações físicas e de comportamento.

Quais os sintomas da gravidez psicológica no cachorro?

Os sintomas de gravidez psicológica em cadela mais comuns são:

  • aumento do volume de uma ou mais mamas com (ou sem) produção de leite;
  • aumento e lambedura constante das mamas;
  • aumento do volume do abdômen (como se o animal realmente estivesse gestante);
  • ganho de peso;
  • secreção vaginal;
  • falta de apetite

Em alguns casos, também é possível observar mudanças comportamentais. Ou seja, o animal pode ficar mais “carente”, gostando de ficar mais aninhado ao seu tutor, ou até mesmo, mais arredio, evitando contato com pessoas estranhas.

O que pode causar gravidez psicológica em cães?

gravidez psicologica em cachorra
A gravidez psicológica em cães é uma condição em que a fêmea desenvolve uma conduta maternal e sinais clínicos, mas sem ser uma gestante.

Uma cachorra com gravidez psicológica é induzida pela presença de dois hormônios (comuns) após o período de cio da fêmea: 

Prolactina – é o hormônio responsável por induzir a produção de leite pelas glândulas mamárias.

Progesterona – é responsável pela manutenção da gestação.

Esses hormônios estão presentes em níveis iguais tanto em fêmeas que engravidaram, quanto em fêmeas que não engravidaram naquele cio. O que muda de animal para animal, é o fato de que algumas fêmeas são mais sensíveis à progesterona.

Abaixo, destacamos alguns dos fatores que podem aumentar essa sensibilidade, como:

  • Fatores genéticos – que aumentam a sensibilidade à progesterona;
  • Fêmeas que foram muito expostas à progesterona anteriormente, como no caso do uso de anticoncepcionais;
  • Fêmeas não castradas;
  • Tratamentos que utilizem prostaglandina.

Será que cadela com gravidez psicológica pode ser castrada? Esse é um caso específico, quando a castração é feita durante o período de diestro (período em que ocorre a gestação, parto e lactação). Nessa situação, é comum a gravidez psicológica até 3-4 dias após o procedimento.

Quanto tempo dura gravidez psicológica em cachorra?

A Pseudociese (gravidez psicológica) pode durar até 8 semanas (cerca de dois meses). Normalmente, por ser uma questão hormonal, uma cachorra com gravidez psicológica ocorre entre a sexta e décima quarta semana, após o cio.

O que fazer quando seu cachorro está com gravidez psicológica?

Minha cachorra está com gravidez psicológica, o que fazer?” É muito importante ressaltar: não pense que essa é uma condição engraçadinha e logo passa. Muito pelo contrário, uma falsa gravidez pode acarretar problemas sérios aos animais. 

A desarmonia química causada pela pseudogestação pode ser o gatilho para doenças como câncer, endometriose, ingurgitamento mamário e mastites, por exemplo. 

Alguns desses problemas podem demandar intervenção cirúrgica, enquanto outros podem ser resolvidos com tratamento medicamentoso

Além disso, ainda que seja provocada por complicações hormonais, a falsa gravidez pode, sim, acarretar danos psicológicos aos animais.

Não é incomum que cadelas que sofrem recorrentemente com a pseudociese acabem desenvolvendo distúrbios de comportamento e depressão, por exemplo.

Como o assunto é delicado, conversamos com a médica-veterinária Joyce Lima para explicar o que deve ser feito nesses casos. Por isso, é fundamental a avaliação de um especialista, como destaca a especialista:

“Primeiramente, é fundamental que o animal seja examinado por um médico-veterinário, para que seja constatado que realmente se trata de gravidez psicológica, pois nenhum dos sintomas é exclusivo de pseudociese”. 

mama canina
Mesmo sem estar gerando um filhotinho, um dos sinais clínicos da gravidez psicológica em cadelas é a produção de leite.

Por exemplo, a produção de leite pode ocorrer por outros motivos, o aumento de abdômen pode ter uma série de causas e assim por diante.

Confirmado que é gravidez psicológica, normalmente os veterinários optam por fazer o tratamento com o uso de medicamentos. Essas soluções interrompem a produção dos hormônios (prolactina e progesterona), eliminando os sintomas do animal.

Porém, é fundamental que o tutor identifique e trate adequadamente a causa-base da gravidez psicológica. Como também, conheça e tome ações preventivas.

Como prevenir a pseudociese?

A intervenção preventiva mais indicada para impedir o desenvolvimento da síndrome de pseudociese é a castração.

Este procedimento retira as gônadas dos animais e impede as variações nos níveis de estrógeno e progesterona.

Como vimos, é a variação hormonal que ativa a síndrome da pseudogestação nos pets. E se sua cadela costuma apresentar essa condição recorrentemente, também é indicado o procedimento cirúrgico.

A especialista da Cobasi destaca: “ deve-se entender quais fatores que desencadearam a pseudociese, como uma fêmea que ainda não foi castrada ou que tem sido muito exposta a hormônios com o uso (contraindicado) de anticoncepcionais. Nesses casos, a castração é a medida mais recomendada”, completou.

sintomas de gravidez psicológica em cadela

Agora que você sabe mais sobre a gravidez psicológica em cachorro, preste atenção à mudança de comportamento do animal e os sintomas da condição. Caso aconteça, procure um veterinário. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário